Vinte novos modelos até 2025. Audi agenda substituto EV do A3 para 2027

A Audi acaba de agendar, para 2027, a chegada de um novo EV de entrada de gama, destinado a substituir o atual A3.

Anunciada a intenção de lançar apenas veículos elétricos já a partir de 2026, a Audi acaba de agendar, para 2027, a chegada de um novo EV de entrada de gama, destinado a substituir o atual A3. Isto, ao mesmo tempo que, só até 2025, estão previstos um total de 20 modelos!

A revelação, sobre este novo modelo de entrada, totalmente elétrico, e que terá a responsabilidade de substituir o atual A3, foi feito pelo Chief Technology Officer (CTO), Oliver Hoffman, em declarações à britânica Autocar. Recordando que este é apenas um dos EV com os quais a marca pretende marcar presença em cada um dos segmentos mais importantes do mercado, até 2027.

Sobre o modelo propriamente dito, o mesmo responsável revelou que deverá ter por base a futura arquitectura Scalable Systems Platform (SSP), a qual, além de fazer regressar a tracção traseira a este segmento, algo que a Audi não disponibilizava desde a introdução do A3, em 1996, deverá permitir igualmente anunciar uma autonomia acima dos 640 km.

Hoje em dia já com versões híbridas e híbridas plug-in, o atual Audi A3 será substituído em 2027 por um sucessor 100% elétrico
Hoje em dia já com versões híbridas e híbridas plug-in, o atual Audi A3 será substituído em 2027 por um sucessor 100% elétrico

De resto, entre as vantagens decorrentes da opção pela SSP, está não só um piso mais fino e a permitir maior aproveitamento do habitáculo, como uma maior modularidade, capaz de garantir maior diferenciação entre modelos. Sendo que, a escolha desta plataforma, representa, igualmente, a possibilidade de recorrer a uma arquitectura de 800V, a garantir maiores capacidades de carregamento que o sistema de 400V da conhecida MEB, suportando potências de carga até 270 KW.

Audi lançará 20 novos modelos até 2025

Também nesta apresentação de resultados, a Audi deu, ainda, a conhecer um plano de lançamentos a implementar até 2026, ano a partir do qual a marca de Ingolstadt passará a lançar apenas modelos elétricos, e que prevê que, só nos dois anos que se seguem, até 2025, o fabricante dê a conhecer um total de 20 novos modelos. Dos quais, acrescente-se, metade serão elétricos.

LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Audi vai tornar-se numa marca elétrica antes de 2030

O anúncio foi feito pelo CEO da Audi, Mark Duesmann, revelando que, "até final de 2025, teremos lançado cerca de 20 novos modelos, dos quais, mais de 10, serão elétricos".

Recordando que "estabelecemos como objectivo tornarmo-nos 100% elétricos", Duesmann revelou, ainda que, "em 2027, esperamos poder oferecer um veículo elétrico em todos os segmentos-base do mercado".

Segundo o fabricante, esta ofensiva começará com o Q6 e-tron, um SUV cuja chegada está prevista para o final deste ano, com base na plataforma PPE, sendo também o primeiro EV da marca a ser produzido nas instalações-sede, em Ingolstadt.

Já em 2024, deverá chegar o sucessor do A4, que, embora sem perder completamente as motorizações a combustão, estreará já uma versão 100% elétrica, o A4 e-tron. Ao qual se seguirá, nesse mesmo ano, o Audi A6 e-tron, aguardado tanto na variante Sportback (cinco portas), como Avant (carrinha).

O Audi Grandsphere Concept será o ponto de partida para o próximo A8 e-tron
O Audi Grandsphere Concept será o ponto de partida para o próximo A8 e-tron

Finalmente e também em 2024, a chegada do Audi A8 e-tron, modelo zero emissões inspirado no concept Grandsphere de 2021 e rival directo do BMW i7, também descrito como "um jato privado sobre rodas".

Combustão acaba em 2033

A terminar, Duesmann voltou a reafirmar a intenção de acabar com a produção de carros a combustão até 2033, ou seja, sete anos após deixar de lançar veículos novos com este tipo de motores, ao mesmo tempo que recordou o objectivo da própria companhia de tornar-se zero emissões até 2050.

A ajudar a esta meta, o facto, de "as vendas de modelos 100% elétricos terem aumentado 44 por cento [em 2022]", sendo que, "a elevada procura pelos nossos Q4 e-tron, e-tron GT e outros modelos e-tron, vieram demonstrar que estamos no caminho certo rumo à e-mobilidade".

O Audi Q8 e-tron contabiliza já cerca de 20.000 encomendas
O Audi Q8 e-tron contabiliza já cerca de 20.000 encomendas

De resto e no caso específico dos primeiros dois meses de 2023, "as vendas de veículos Audi totalmente elétricos, aumentaram, a nível global, quase 40 por cento, relativamente ao período homólogo de 2022", ao mesmo tempo que, a introdução do Q8 e-tron, já em fevereiro, resultou em "cerca de 20.000 encomendas já recebidas, o que demonstra que a mobilidade elétrica sustentável está, efectivamente, a rebentar", concluiu o mesmo responsável.