Mobieco

Publicidade

A produzir já em 2023. Audi confirma lançamento do Q6 e-tron

Texto: Francisco Cruz
Data: 22 de Dezembro, 2022

Depois de, ainda em 2021, ter anunciado a intenção de tornar-se uma marca 100% elétrica, a Audi dá agora novo passo nesse sentido, ao confirmar a intenção de lançar um novo crossover 100% elétrico: o Q6 e-tron. Cuja passagem à produção terá, de resto, início, já em 2023.

Assumido o objectivo de passar a lançar apenas modelos elétricos a partir de 2026, isto tendo como meta final eliminar todos os modelos de combustão até 2033, a Audi revela agora que, o próximo modelo totalmente elétrico, o Q6 e-tron, começará a sair da linha de produção de Ingolstadt, já a partir do próximo ano.

De resto e segundo também revela a marca dos quatro anéis, “Neckarsulm [Alemanha] , San José Chiapa [México] e Györ [Hungria]” começarão, “gradualmente”, a produzir também veículos elétricos, sendo que, em 2029, todas as fábricas do fabricante alemão, estarão já a produzir, pelo menos, um modelo elétrico.

Ainda quanto ao futuro Q6 e-tron e à fábrica de Ingolstadt, a Audi recorda que é também aí que é atualmente produzido, tanto o A4, como o A5. Modelos sobre os quais, no entanto, o fabricante pouco ou nada avança, a não ser para recordar que “os próximos modelos elétricos terão por missão substituir, de forma gradual, os carros de combustão produzidos atualmente”.

Aliás, o construtor de Ingolstadt revela, igualmente, que pretende cortar os custos de produção em metade, até 2033, algo para o qual também ajudará, segundo a Audi, a redução da complexidade dos seus veículos.

LEIA TAMBÉM
Irmão gémeo do Macan EV. Futuro SUV elétrico da Audi chamar-se-á Q6 e-tron

No entender do fabricante, a complexidade, até mesmo na oferta de opções e combinações de equipamentos, “não beneficia o cliente”, pelo que “o desenvolvimento do veículo levará em consideração um processo de produção simplificado desde a primeira etapa”, refere a Audi em declarações reproduzidas pelo site Carscoops.

Outra solução que deverá contribuir para a redução de custos, é a digitalização e, nomeadamente, a adopção de uma nova solução denominada ‘Edge Cloud 4 Production’, que recorre a servidores locais, os quais permitem substituir “computadores industriais caros” e reduzir “os esforços em IT, como é o caso de novos software e alterações no sistema operacional”.

Györ, na Hungria, é uma das fábricas já envolvidas na iniciativa elétrica da Audi
Györ, na Hungria, é uma das fábricas já envolvidas na iniciativa elétrica da Audi

De resto e no futuro, a Audi também espera poder utilizar o planeamento de montagem virtual, além da montagem modular independente do ciclo, como forma de simplificar o trabalho resultante da alta variabili