Mobieco

Publicidade

Audi admite lançar concorrente do Mercedes-Benz Classe G

Texto: Carlos Moura
Data: 30 de Janeiro, 2023

A Audi quer desenvolver um todo-o-terreno elétrico para ser um concorrente do Mercedes-Benz Classe G. O design poderá ser inspirado no recém-apresentado Activesphere, mas o projeto ainda está numa fase embrionária.

Contrariando alguns rumores, a Audi recusou-se a colocar os seus quatro anéis numa versão SUV de luxo da primeira Volkswagen Amarok. A segunda geração da pick-up utiliza a base da Ford Ranger e por isso é bastante improvável que tal aconteça.

Uma notícia recente da Autocar dá conta que os responsáveis da Audi estão mesmo a pensar em lançar uma resposta ao Mercedes-Benz Classe G. A publicação britânica sugere que a marca alemã está a equacionar um veículo todo-o-terreno elétrico para concorrer com o futuro EQG.

Audi Activesphere Concept

Na sequência da apresentação do protótipo Activesphere, a Autocar refere que a Audi que está quase a receber a aprovação para avançar com a produção de um todo-o-terreno elétrico. Se tiver luz verde, o SUV elétrico deverá ser lançado em 2027, três anos depois do EQG entrar em comercialização. 

Fontes da Audi confidenciaram à Autocar que o SUV elétrico não será baseado na arquitetura Premium Plataform Electric (PPE) nem na T6 da Ford que é usada na Ranger, no SUV Everest e na Amarok. 

Espaço para no SUV elétrico

A arquitetura Scalable Systems Platform (SSP) do Volkswagen Group foi adiada até quase ao final da década. Por isso, o SUV elétrico da Audi com chassis de travessas e longarinas não deverá assentar na SSP. Em vez disso, poderá ser um “gémeo” mecânico da marca Scout, que foi recuperada pelo Volkswagen Group, e que terá uma pick-up e um SUV, os quais deverão chegar em 2026.

O chefe de design da Audi Marc Lichte afirmou que “há espaço” para esse modelo, acrescentando que “existe potencial porque há apenas dois representantes premium”.

O responsável da Audi estava a referir-se ao Classe G e ao Defender, sendo que este último contará com um derivativo puramente elétrico na segunda metade da década. Se o SUV elétrico tiver luz verde, Marc Lichte afirmou que não terá um formato quadrado. “Não será parecido com o Classe G nem com o Defender, isso posso prometer. Será algo diferente”.

LEIA TAMBÉM
Sem futuro na Europa. Audi apresenta o gigante Q6 para a China

A lógica indica que esse “algo diferente” poderá ter um design inspirado no Activesphere. O responsável de design da Audi afirma que a sua equipa tem “ideias muito concretas” acerca do aspeto de um SUV elétrico puro e duro. A utilização de uma plataforma elétrica dedicada poderá possibilitar projeções curtas, que deverão permitir melhorar os ângulos de ataque e de saída. O projeto, porém ainda está numa fase embrionária, sendo prematuro falar nele.