Skoda Enyaq iV 80 Sportline

Skoda Enyaq iV 80 Sportline. O melhor da turma

Modelo que representa a estreia da Skoda na Mobilidade Eléctrica, o Enyaq têm-se mostrado um verdadeiro tiro na mouche, coleccionando novos clientes para o fabricante de Mladá Boleslav, desde logo, com a versão de entrada e lançamento iV 60. Mas, e com o topo de gama Enyaq iV 80 Sportline?...

Primo direito e muito próximo do Volkswagen ID.4, a verdade é que aquele que é também o primeiro modelo 100% elétrico da Skoda, o Enyaq, não demorou muito para afirmar-se como uma das melhores propostas exclusivamente elétricas do mercado. Lutando, a partir daí, com bem mais dificuldades de entrega a clientes, do que propriamente com problemas de afirmação ou aceitação, junto do público; português, inclusive!

A confirmar esta ideia, o ensaio que já aqui fizemos com a versão de lançamento e equipada com bateria mais pequena, de 62 kWh, comercialmente designado de Enyaq iV 60, e que confirmou, na plenitude, os argumentos anunciados. Deixando em nós também a vontade de o colocar novamente à prova, desta feita, naquela que é a versão de duas rodas motrizes mais potente, equipada e cara, o Skoda Enyaq iV 80 Sportline. Isto, com o objectivo, desde logo, de apurar, se valerá o esforço - principalmente, financeiro... - acrescido.

[caption id="attachment_173862" align="alignnone" width="891"] Foto: Turbo[/caption] Assim e começando pelo exterior, que, aliás, já nos havia cativado na versão mais básica, o apurar de um design fluído e impactante, nomeadamente, através da presença de equipamentos como as jantes em liga leve 'Veja' de 20" em antracite metalizado e revestidas por pneus 235/50, dos faróis dianteiros Full LED Matrix e dos farolins traseiros em LED com indicadores de mudança de direcção dinâmicos. Tudo isto, proposto de série nesta versão Sportline, tal como, de resto, os pára-choques Sport, o spoiler traseiro, as barras de tejadilho em preto e até a suspensão desportiva.

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Falando especificamente do carro que tivemos oportunidade de ensaiar e que o leitor pode admirar nas fotos, a presença, ainda, de opcionais, como a pintura metalizada (675€), o tejadilho panorâmico (1.055€) e, principalmente, as aerodinâmicas jantes 'Betria' de 21". As quais representam, no entanto e só por si, um acréscimo de 1.540€, face aos 54.643€ que este Enyaq iV 80 Sportline custa... sem opcionais.

INTERIOR

Entrando no habitáculo, o mesmo interior de linhas limpas e despido de exageros estilísticos que já havíamos descoberto no primeiro Enyaq ensaiado e que, até pela funcionalidade e ergonomia, rapidamente nos cativou. Com esta versão Sportline a acrescentar a estas mais-valias um claro upgrade qualitativo em termos de materiais e revestimento, e que, basicamente, se traduz em inserções Sport em preto, decorações em carbono, revestimentos dos bancos em Alcantara e Pele, e tapetes exclusivos.

[caption id="attachment_173864" align="alignnone" width="860"] Foto: Turbo[/caption]

De resto e ainda nos lugares dianteiros, elogios para os excelentes bancos dianteiros de inspiração bacquet com encostos de cabeça integrados, a envolverem o corpo dos ocupantes e a permitirem uma ampla regulação em todos os aspectos. Com o condutor a beneficiar, ainda, de um bom apoio de pé esquerdo, pedais em alumínio, assim como de um volante igualmente de inspiração desportiva, multifunções, revestido a couro e com patilhas integradas - neste caso e porque se trata de um elétrico, para ajuste da intensidade do sistema de recuperação de energia na desaceleração e travagem.

E se, ainda para os ocupantes dos lugares dianteiros, a ergonomia e facilidade de acesso aos poucos comandos e, principalmente, ao enorme ecrã central táctil a cores de 13 polegadas (disponível, ainda, um painel de instrumentos também ele 100% digital e a cores...), é algo que não sofre a mais pequena beliscadura, já para os passageiros dos lugares traseiros, sobressai o fácil e prático acesso ao habitáculo, assim como um piso totalmente liso e sem túnel de transmissão, a facilitar a colocação dos pés de qualquer um dos três ocupantes. Ainda que e no caso do lugar do meio, a opção por um banco traseiro mais esculpido, acabe resultando num lugar do meio mais saliente, alto e estreito... [caption id="attachment_173865" align="alignnone" width="855"] Foto: Turbo[/caption] Ainda relativamente ao banco traseiro, costas que rebatem 60/40, mas que inesperadamente ficam ligeiramente na perpendicular e, principalmente, mais altas que o piso da mala. Condicionando, assim, o aproveitamento, relativamente a uma bagageira cuja capacidade começa nos 585 litros, mas que, ainda assim, chega aos 1.710 litros. Um verdadeiro mundo a que se somam as "obrigatórias" soluções 'Simply Cleaver', como é o caso do pequeno guarda-chuvas integrado na porta do condutor ou a peculiar pega interior do portão... MECÂNICA

Tal como o irmão iV 60, também este Enyaq iV 80 recorre à já bem conhecida Plataforma Modular Elétrica, vulgo MEB, com um só motor elétrico, a atuar apenas sobre o eixo traseiro. O qual assegura, juntamente com um pack de baterias de iões de lítio, neste caso, com 82 kWh de capacidade anunciada, 77 kwh de capacidade útil, uma potência máxima de 204 cv (150 kW) e um binário de 310 Nm.

Fruto destes atributos, mas também da acção de uma transmissão de tracção elétrica de uma só velocidade, o anúncio de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos e de uma velocidade máxima de 160 km/h. Isto, para uma proposta com um peso acima das duas toneladas (2.090 kg), cuja média oficial de consumo, em trajecto combinado, é 15,7 kWh/100 km, mas que, nas nossas mãos, ficou mais pelos 18 kWh/100 km, permitindo, ainda assim, uma autonomia anunciada de 525 km. Ou seja, um pouco menos que os 544 km que figuram como distância máxima oficial que é possível cumprir com uma só carga.

[caption id="attachment_173866" align="alignnone" width="857"] Foto: Turbo[/caption]

Ainda assim, bem menos agradável o facto, registado em diversas ocasiões, do accionar do ar condicionado no modo inteligente resultar numa perda imediata de 50 km na autonomia, situação que a opção pela condução com o modo ECO e o sistema de recuperação de energia no modo mais intenso, ajudam a atenuar... ligeiramente.

Pelo contrário e já pensar mais na condução, do que na autonomia, a disponibilização, neste Skoda, de mais três modos de condução: o Normal, que o sistema adopta por defeito; o Sport, que garante a utilização da totalidade da potência, a par de uma resposta mais rápida ao acelerador; e o Individual, a opção que permite configurar a resposta do trem de rodagem, direcção, propulsão, ACC e até climatização, segundo uma de três abordagens - Normal, Sport ou Eco. Com as diferenças entre opções a mostrarem-se igualmente perceptíveis...

Finalmente e quanto a carregamentos, a vantagem de poder recorrer a soluções de carregamento rápido, com potências de carregamento até 125 kW, o que significa repor até 80% da capacidade, em apenas 38 minutos. Enquanto, utilizando um posto de carga normal, com uma potência até 11 kW, a necessidade de ficar "agarrado" à tomada durante cerca de 7,5 horas, como forma de repor a totalidade da capacidade das baterias.

TECNOLOGIA

Envergando aquele que é um dos níveis de equipamento de topo, Sportline, é caso para dizer que ficam poucas dúvidas quanto aos argumentos tecnológicos deste Skoda Enyaq iV 80, com a maior atenção a ser dada, como não poderia deixar de ser, aos aspectos da segurança e ajudas à condução.

[caption id="attachment_173867" align="alignnone" width="855"] Foto: Turbo[/caption]

Assim, garantidos surgem, desde logo, o sistema de reconhecimento de fadiga no condutor, o Cruise Control com Speedlimiter, o sistema de manutenção na faixa de rodagem, a monitorização da pressão dos pneus e o sistema de chamada de emergência e-Call. Sem esquecer a excelente luminosidade proporcionada de noite pelos faróis Full LED Matrix com lava-faróis integrados, o conforto assegurado pelos sensores de luz e chuva, ou até mesmo a versatilidade proporcionada pelo já referido sistema de modos de condução a que Skoda dá o nome de Driving Profile Selection.

Já com o objectivo de tornar a vivência a bordo mais prazerosa, um ar condicionado automático de duas zonas, Bluetooth com LTE e carregamento de smartphones por indução, sistema de infotainment com controlo de voz, além das hoje em dia (quase) incontornáveis, mas não menos criticáveis (desde logo, por apenas poderem ser utilizadas pelos equipamentos mais recentes) entradas USB tipo C...

Ainda assim, surpresa pelo facto de argumentos importantes, como é o caso do Pack Infotainment, câmara traseira, sensores de parqueamento atrás e à frente, e o carregamento ultra-rápido de bateria (type 2) de 100 kW, serem remetidos para a lista de opcionais, enquanto parte do Pack Clever Sportline, com um custo de 875€. Ou, ainda, da manutenção na faixa de rodagem com controlo semi-automático da viatura em caso de emergência, do Traffic Jam Assist, da protecção proactiva dos passageiros, da Assistência à Mudança de Faixa (Lane Change Assist) e do Adaptive Cruise Control com Follow to Stop e Speedlimiter, estarem, igualmente, entre os extras, sendo propostos num outro pack de nome Assisted Drive Plus, por 1.165€.

AO VOLANTE

Grande (tem mais de 4,6 m de comprimento e 1,6 m de altura...) e pesado, a verdade é que, depois, na condução, o Skoda Enyaq sobressai como um crossover suficientemente ágil e fácil de conduzir. No caso desta versão com bateria de 82 kWh e mais de 200 cv de potência, com a aliciante estra de conseguir oferecer um pouco mais de emoção, ao pressionar-nos contra os bancos, nas acelerações a fundo... mesmo que e quando comparado com a versão de iV 60, não ganhando mais do que 0,2s na aceleração dos 0 aos 100 km/h.

[caption id="attachment_173868" align="alignnone" width="860"] Foto: Turbo[/caption]

No entanto, também é verdade que não é esta a verdadeira faceta deste crossover EV da Skoda, mas, sim, aquela que nos permite fazer uma utilização versátil, confortável e confiante, não apenas em cidade, como também em viagens maiores, por estradas abertas e auto-estradas. Onde se torna fácil manter velocidades de cruzeiro elevadas, com todos os ocupantes a salvo das agruras do exterior...

Já por estradas mais sinuosas, um aconselhar, natural, do levantar do pé do acelerador, ainda que com a suspensão desportiva a ajudar a um controlo competente da carroçaria, ajudada igualmente por uma direcção convincente, a que só se poderia pedir um pouco mais de peso e feedback. Sendo que, tal como é, já consegue ser muito mais informativa que, por exemplo, o pedal do travão...

De resto, elogios, igualmente, para a forma discreta e suave como a maior parte das ajudas à condução atuam, contribuindo para o elevado conforto, descontracção... e segurança. Realçando, dessa forma, também a faceta familiar que este Skoda Enyaq iV 80 Sportline tão bem sabe afirmar.

VEREDICTO

Depois do convencimento obtido com a versão de lançamento, ainda que equipada com o pack de baterias mais pequeno, o reconhecimento, completo e merecido, daquelas que são as excelentes qualidades e capacidades deste Skoda Enyaq, que, se não é o melhor, é, garantidamente, um dos melhores da turma dos elétricos.

[caption id="attachment_173869" align="alignnone" width="857"] Foto: Turbo[/caption]

De resto e a justificar esta presença no quadro de honra, um sistema de propulsão elétrico que, com baterias maiores, faz dele uma proposta zero emissões apta para chegar a qualquer lado deste pequenino - em dimensão territorial, bem entendido... - Portugal, além de um conforto, tecnologia e ambiente a bordo, que tornam toda e qualquer viagem, um momento de ainda maior prazer e satisfação.

Especialmente, a partir do momento em que conseguimos esquecer o quanto custa...

 

Gostámos Gostámos

Consumos

Mesmo com um consumo real acima dos prometidos 15,7 kWh/100 km e que nas nossas mãos andou pelos 18 kWh/100 km, a verdade é que não deixa de ser um óptimo registo, especialmente, tratando-se de um EV destas dimensões e peso.

Habitabilidade

Com uma distância entre eixos acima dos 2,7 metros, um piso interior totalmente plano e apenas duas filas de bancos, o Enyaq é um mundo de espaço no qual dá gosto desfrutar... e descansar.

Equipamento

Envergando o nível de equipamento mais recheado, não faltam motivos de interesse e de realce, tanto na estética exterior, como no habitáculo. Neste último caso, com um elevar da qualidade que torna ainda mais prazerosa a vida a bordo.

Não Gostámos Não Gostámos

Preço

Com um preço de venda ao público que começa nos 54.643€, mas que os opcionais, sem dúvida merecidos, fazem disparar para além dos 60.000€, o Skoda Enyaq iV 80 Sportline entra assim num patamar de valores em que a imagem de marca já começa a pesar. Facto que, reconheça-se, acaba por jogar contra o próprio...

Visibilidade Traseira Numa proposta com mais de 4,6 metros de comprimento e um óculo traseiro que fica perdido, lá para trás, a visibilidade traseira acaba sendo uma dificuldade só suplantada com a introdução de uma câmara traseira. A qual, infelizmente, mantém-se como um opcional, pago à parte...

Opcionais

E já que falamos de opcionais, a surpresa, não propriamente agradável, da disponibilização de algumas tecnologias, importantes, serem propostas apenas como opcionais e parte de packs. Opção que se torna ainda mais surpreendente se pensarmos que estamos em presença do nível de equipamento Sportline...

Skoda Enyaq iV 80 Sportline Preço 54 643,00€ (60 163 € com opcionais) Motor Eléctrico síncrono de íman permanente Potência 204 cv (150 kW) Binário 310 Nm Transmissão Traseira, Automática, 1 vel. Peso 2.090 kg Comp./Larg./Alt. 4,64/1,87/1,61 m Dist. entre eixos 2,76 m Mala 585 - 1.710 l Desempenho 8,5s 0-100 km/h; 160 km/h Vel. Máx. Consumo 15,7 (18,1*) kWh/100 km Bateria/capacidade Iões de lítio, 82 kWh (77 kWh úteis) Tempos de carga 38 minutos (0-80% 125 kW CC), 7h50 (0-100% 11 kW) * Medições Turbo Equipamento Série: Jantes em liga leve 'Veja' 20", faróis Full LED Matrix com lava-faróis integrados, farolins traseiros em LED com indicadores de mudança de direcção dinâmicos, luz de circulação diurna e função Coming Home/Leaving Home, barras de tejadilho em preto, Keyless Advanced, bancos dianteiros desportivos revestidos em Alcantara/Pele, volante multifunções Sport aquecido, revestidos dos pedais em alumínio, Infotainment com ecrã de 13", ar condicionado Climatronic 2 zonas, iluminação ambiente, Cruise control com speedlimiter, sistema de chamada de emergência eCall, Drive Profile Selection, Lane Keeping System, sistema de reconhecimento da fadiga no condutor, monitorização da pressão dos pneus, sensores de luz e chuva, acesso remoto e Infotainment Online (3 anos), Bluetooth com LTE e carregamento por indução, Welcome light 'Skoda', Voice Control, direcção dinâmica, cabo de carregamento mode 3 tipo 2/3,16 A, kit de reparação de pneus