Skoda Octavia Break 2.0 TDI 150 CV Scout. Alternativa familiar aos SUV

Texto: Carlos Moura
Data: 24 de Junho, 2022

Com tração integral, maior altura ao solo, motor diesel de 2,0 litros de 150 cv e apontamentos estilísticos mais radicais, o Skoda Octavia Scout assume-se como uma alternativa familiar aos SUV e consegue mesmo sair-se melhor em maus caminhos do que muitos crossover. 

A versão mais aventureira da gama Octavia é a Scout que se assume como uma alternativa familiar aos SUV. Baseada na carroçaria da Combi, apresenta um comprimento exterior de 4,70 metros, uma largura de 1,83 metros e uma altura de 1,49 metros.

Apesar de se manter fiel aos códigos de estilo da marca checa presentes no Octavia Combi, que inclui uma secção frontal moderna, onde se destaca o desenho das óticas principais ou a grelha generosa com moldura cromada, a versão Scout recebeu elementos estilísticos próprios para transmitirem um visual mais radical.

Assim, o Octavia Scout diferencia-se pelas proteções inferiores da carroçaria à frente e atrás, pelas molduras de plástico pretas que começam no pára-choques dianteiro, prolongam para as embaladeiras e acabam na traseira ou as inserções decorativas em cinzento nos extremos da carroçaria, assim como nas capas dos retrovisores.

O Octavia Scout também se distingue por uma altura ao solo mais elevada (16,3 centímetros) para permitir incursões em maus caminhos ou aventurar-se em pisos mais escorregadios, contando para o efeito com um sistema de tração integral não permanente. Os faróis de nevoeiro em LED são de série, tal como as jantes de liga leve de 18” pintadas em antracite com brilho ou as barras de de tejadilho cromadas.

INTERIOR

O ambiente a bordo é muito semelhante ao do Octavia Combi, mas o Scout também apresenta neste capítulo detalhes exclusivos como as faixas decorativas a imitar madeira de freixo no painel de bordo, revestimentos dos assentos ThermoFlux ou logotipos Scout nos bancos dianteiros.

Os materiais utilizados são de qualidade, enquanto o rigor na construção é similar a um Volkswagen ou a outros modelos do grupo alemão a que pertence a Skoda. Não será de estranhar que os produtos da marca checa, que deixou de ser “low-cost”, causem algum desconforto junto de responsáveis de outras insígnias do construtor germânico, já que as propostas da Skoda têm uma relação qualidade-preço extremamente competitiva e favorável.

O design interior é limpo e racional, sublinhavdo a sensação de espaço no habitáculo. O painel de instrumentos é digital, enquanto um grande ecrã domina a consola central. O seletor da caixa de velocidades de dupla embraiagem é muito pequeno e também já conhecido de outros modelos do Grupo Volkswagen, libertando espaço no túnel da transmissão. Os pedais, por sua vez, possuem revestimento em alumínio.

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A longa distância entre-eixos de 2,69 metros permite oferecer uma elevada habitabilidade, quer à frente, quer atrás. Na verdade, espaço para as pernas, para os ombros e para a cabeça não falta aos ocupantes dos assentos traseiros, permitindo acomodar confortavelmente três adultos, que, no entanto, viajam numa posição ligeiramente elevada devido ao aumento da altura ao solo.

Igualmente espaçosa é a bagageira que tem um comprimento de 1,09 metros e uma capacidade de 640 litros com os assentos traseiros em posição normal, podendo ser ampliada até aos 1700 litros com o rebatimento dos mesmos. Além disso, a bagageira conta ainda com soluções práticas de arrumação como ganchos, estruturas para compartimentar a carga e outros detalhes verdadeiramente “Simply Clever”.

MECÂNICA

A unidade ensaiada estava equipada com o conhecido motor 2.0 TDI do Grupo Volkswagen que desenvolve que desenvolve uma potência máxima de 150 cv, disponível entre as 3000 e as 4200 rpm, e um binário de 360 Nm entre as 1600 e as 2750 rpm.

Este propulsor está acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades que distribui a potência às rodas através de um sistema de tração integral não permanente Haldex. Em condições normais funciona como um tração dianteira e só distribui potência às rodas traseiras quando se verificam perdas de aderência.   

O Scout é o único modelo da gama Octavia a incluir uma função opcional “Off-road”, que pode ser ativada através do ecrã central no Driving Mode Select. Esta função adapta as configurações dos sistemas de controlo de estabilidade às condições de condução em pisos de terra. O acelerador torna-se menos sensível e a caixa de dupla embraiagem (DSG) só engrena a mudança a velocidades mais elevadas. Este pacote inclui ainda o assistente ao controlo em descidas.

As versões de tracção integral possuem um eixo traseiro multilink para proporcionar um maior conforto aos ocupantes e um melhor comportamento dinâmico.

TECNOLOGIA

O Scout recebeu as mais recentes tecnologias introduzidas pela Skoda na quarta geração da gama Octavia. O Virtual Cockpit, que é de série, inclui um painel de instrumentos digital e configurável, exibindo uma animação específica Scout quando se entra e sai do veículo.

O ecrã central de 10”, localizado na consola central, garante o acesso ao novo sistema de infoentretenimento com Bolero e está permanentemente conectado através de um eSIM embutido. Com compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay, o sistema também aceita comandos de voz e pode ser operado através da assistente digital Laura, que compreende frases completas. O sistema de navegação Columbus é opcional (890€), assim como o Bluetooth com LTE e carregamento por indução (285€).

Para carregar dispositivos móveis existem cinco entradas USB, duas à frente, duas atrás e uma na lateral do espelho retrovisor interior, mas todas…USB-C.

A dotação de série inclui ar condicionado Climatronic, travão de estacionamento elétrico, fecho central com sistema Keyless Advanced, câmara traseira, sensores de luz e chuva, sensores de parqueamento dianteiro e traseiro.

Aos assistentes de condução existentes – cruise control e limitador de velocidade, assistente de manutenção da faixa de rodagem, Front Assist com travagem de emergência, assistente de arranque em subida, travão multi-colisão, reconhecimento dos sinais de trânsito – junta-se, em opção, o Travel Assist (635€), que oferece uma condução autónoma de nível 2.

O sistema é ativado por um comando na coluna da direção, permitindo viajar a uma velocidade constante e a uma distância de segurança do veículo da frente, travando ou acelerando em função das necessidades. Útil, indiscutivelmente, sobretudo nas situações de pára-arranca.

AO VOLANTE

Encontrar a melhor posição atrás do volante não é complicado, graças às possibilidades de regulação manual em profundidade, altura e inclinação do assento. Além disso, a coluna da direção também é ajustável em altura e inclinação. Os comandos da ignição, do travão de estacionamento e do manípulo do seletor de condução estão facilmente acessíveis.

A maior altura ao solo facilita as entradas e saídas e proporciona uma melhor visibilidade para todos os ângulos, graças à grande superfície vidrada. As manobras num automóvel com um comprimento de 4,70 metros são agilizadas pela câmara traseira.

Em termos dinâmicos, a maior altura ao solo em nada afeta o comportamento em curva, que se revelou bastante previsível, enquanto a direção acompanha com precisão as mudanças de trajetória.

O motor 2.0 TDI de 150 cv é bastante competente, desde os baixos regimes, sendo rápido a reagir às solicitações do acelerador e a subir de rotação, contando, para o efeito, com a resposta rápida da caixa de velocidades de dupla embraiagem. Esta conjugação permite a um veículo com um peso ligeiramente superior a 1,6 toneladas acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos.

O utilizador tem a possibilidade de selecionar vários perfis de condução no ecrã tátil, incluindo o Eco, Normal, Sport, Individual e Off-Road. Em função do modo escolhido, o grafismo do ecrã muda. Entre os perfis Normal e Sport não se sente uma diferença assinalável no comportamento, já o Eco permite desligar os cilindros para diminuir os consumos. Neste capítulo, o computador de bordo registou uma média durante o ensaio de 6,2 l/100 km, em condições normais de condução, sendo possível obter valores inferiores em estradas nacionais e mais elevados em ambiente urbano.

O perfil “Off-Road” conta com a eletrónica e a tração integral para ajudar nas incursões em maus caminhos ou quando o piso está escorregadio devido a lama, neve, gelo ou areia. Neste modo, a tração é muito boa e o conforto não é afetado.

O aumento da altura ao solo e do curso dos amortecedores tornou a suspensão mais macia e bamboleante, o que se nota bastante quando o piso não está perfeitamente nivelado e a uma velocidade um pouco mais elevada, mas não muito.

VEREDICTO

Disponível por 44.692 euros, já com opcionais, o Skoda Octavia Scout constitui uma proposta interessante para quem pretende um veículo familiar com um aspecto mais radical, mas diferente de um SUV, que seja capaz de se aventurar em maus caminhos e mais económico, graças à combinação de uma melhor aerodinâmica com uma motorização diesel.

A generosa habitabilidade, o equipamento completo e a ampla bagageira são outros argumentos desta station-wagon que também se assume como uma alternativa mais acessível a uma proposta de uma marca premium do grupo Volkswagen, o Audi A6 Allroad, mas aí o campeonato também é outro.

 

Gostámos Gostámos

Bagageira

Com um comprimento de 1,09 metros, uma capacidade de 640 litros, vários compartimentos de arrumação e soluções práticas “Simply Clever”, o Octavia Scout tem na bagageira um dos seus fortes e espaçosos argumentos.

Detalhes “Simply Clever”

A Skoda já nos habituou a soluções engenhosas e práticas. O Scout conta com uma pequena vassoura, que se arruma facilmente num compartimento das portas dianteiras, para limpar os sapatos de lama, neve ou areia, evitando sujar o habitáculo. E esta?

Materiais

Os materiais utilizados são de elevada qualidade, com detalhes quase luxuosos, como as aplicações a imitar madeira de freixo a meia altura do painel de bordo, os revestimentos em tecido castanho ou as aplicações em cromado.

Não Gostámos Não Gostámos

Comando ACC

O comando satélite do regulador de velocidade adaptativa (ACC) está localizado no lado direito da coluna da direção, atrás do volante. Este dispositivo até é simples de funcionar mas está longe de ser intuitivo porque obriga o condutor a procurá-lo.

Suspensão macia

A maior altura ao solo e o maior curso dos amortecedores tornaram a suspensão mais macia e bamboleante, sobretudo quando o piso está mal nivelado, o que, infelizmente, acontece muitas vezes no nosso país. O conforto a bordo é penalizado.

Entradas USB-C

Além de um carregador de indução, o habitáculo do Octavia Scout conta com nada menos nada mais do que cinco entradas USB para ligar dispositivos móveis, mas todas USB-C. Não era possível para deixar só uma USB-A para equipamentos mais antigos?

 

 

Skoda Octavia Break 2.0 TDI 150 cv Scout

Preço 44.692
Motor Diesel, 4 cil., 1968 cc
Potência 150 cv às 3000-4200 rpm
Binário 360 Nm às 1600-1750 rpm
Transmissão Integral, Auto, 7 vel.
Peso 1608 kg
Comp./Larg./Alt. 4,70/1,83/1,49 m
Dist. entre eixos 2,68 m
Mala 640 – 1700 l
Desempenho 8,7 0-100 km/h; 211 km/h Vel. Máx.
Consumo 4,5 (6,2*) l/100 km
Emissões CO2 141 g/Km

* Medições Turbo

Equipamento
Série: Ar condicionado Climatronic, Front Assist com sistema de travagem de emergência, assistente de arranque em subidas, assistente manutenção faixa rodagem (sem HOD), Cruise Control + Speedlimiter, Driving Profile Selection, acesso remoto + serviço pro-activo + Infotainment online um ano, Start&Stop com recuperação de energia da travagem, Cockpit Virtual, compartimentos de arrumação na bagageira, sistema de infotainment com Bolero 10”, voice control e conectividade Apple, volante multifunções de dois raios em pele, com controlos de rádio e telefone, barras de tejadilho longitudinais, câmara traseira, espelhos retrovisores exteriores elétricos, aquecidos e retráteis, iluminação na zona dos pés à frente e atrás, jantes de liga leve 18” Braga, antracite com brilho, sensor de luz e chuva, sensor de parqueamento dianteiro e traseiro