A sexta geração do familiar da Opel surge com uma imagem totalmente nova e, pela primeira vez, o Astra está disponível numa versão PHEV, abrindo caminho para a eletrificação até a marca se tornar totalmente elétrica. Além do visual exterior e interior moderno conta com as mais recentes soluções tecnológicas não só em termos de informação e comunicação, mas, também, de assistência à condução.
Lançado originalmente em 1991 para substituir o veterano Kadett, o Astra tornou-se numa das referências do segmento dos automóveis familiares no mercado europeu. A sexta geração, que começou a ser comercializada no final de 2021, apresenta, pela primeira vez, uma motorização híbrida recarregável que anuncia uma autonomia elétrica de até 60 quilómetros, em ciclo WLTP.
Como foi desenvolvido sobre a terceira geração da arquitetura EMP2 da Stellantis, que se carateriza por uma elevada versatilidade, a marca alemã conseguiu disponibilizar neste modelo motorizações térmicas (gasolina e gasóleo), híbridas recarregáveis (PHEV) e, futuramente, elétricas (BEV). O Astra-e deverá ser lançado em 2023.
Apesar da base ser a mesma de outros modelos do Grupo Stellantis como, por exemplo, o Peugeot 308, o Astra apresenta uma imagem específica, assente na atual linguagem de design da marca alemã, onde nem sequer falta a secção frontal Opel Vizor, estreada na mais recente geração do SUV compacto Mokka.
A carroçaria é dominada por superfícies longas e linhas direitas. A secção frontal, por seu lado, ostenta um painel acrílico em vez da grelha tradicional, ladeada pelas óticas Full LED com desenho esguio.
Outra solução marcante no nível de equipamento GS Line consiste no pacote exterior preto, que inclui o tejadilho pintado nessa cor, jantes de liga leve Kadet de 17" e cinco raios duplos, além de vidros traseiros escurecidos.
Em termos de dimensões exteriores, o novo Astra mede 4,37 metros de comprimento e 1,86 metros de largura. Apesar de ter crescido apenas quatro milímetros no comprimento total, a distância entre-eixos aumentou 13 milímetros, totalizando agora 2,68 metros, com reflexos positivos ao nível da habitabilidade.
INTERIOR
O habitáculo do Astra PHEV apresenta uma imagem moderna e sofisticada, destacando-se o painel de instrumentos digital Pure Painel que acomoda dois ecrãs de dez polegadas integrados numa mesma superfície, permitindo dispensar grande parte dos tradicionais botões físicos.
Os comandos da climatização estão localizados no painel de bordo e não num submenú do sistema de multimedia, enquanto o volante multifunções tem dimensões normais e não interfere com o painel de instrumentos. A consola central integra os comandos da transmissão automática e modos de condução já conhecidos de outros modelos elétricos e eletrificados do Grupo Stellantis.
O Astra PHEV carateriza-se ainda pela solidez, com uma mistura equilibrada de materiais, onde a qualidade e apresentação vão diminuindo na medida em que se afastam da vista.
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Em termos de habitabilidade, os ocupantes dos lugares da frente não terão grandes razões para reclamações em termos de espaço para a cabeça, ombros e pernas. A consola central também conta com vários espaços para arrumações, incluindo dois suportes para copos, um compartimento para colocar um smartphone com carregador de indução. Entre os bancos dianteiros está localizado um compartimento generoso com apoio de braço.
Os bancos traseiros, por seu lado, apresentam um espaço correto para dois adultos. Mais do que isso já será mais complicado porque o prolongamento da consola entre os bancos dianteiros - com duas saídas de climatização, entrada USB e controlos para o aquecimento dos lugares traseiros - atrapalha o movimento e as pernas de quem ocupar o banco do meio.
A bagageira da versão híbrida recarregável oferece um volume de 352 litros - inferior aos 442 litros da variante de combustão - que, mesmo, assim, não deixa de ser competitiva face a alguns automóveis familiares. Em caso de necessidade é possível rebater os assentos traseiros numa configuração 60/40, aumentando a capacidade da bagageira até um máximo de 1268 litros.
MECÂNICA
A versão híbrida recarregável do Opel Astra inclui um motor a gasolina sobrealimentado de quatro cilindros de 1598 cc com 150 cv, um motor elétrico de 110 cv alojado na caixa automática de oito velocidades que permite desenvolver uma potência combinada de 180 cv e um binário de 360 Nm. Isto permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h.
A máquina elétrica é alimentada por uma bateria de 12,4 kWh, instalada junto ao eixo traseiro. Com carregador de bordo de série de 3,7 kW necessita de aproximadamente quatro horas para recuperar a capacidade total da bateria. A opção pelo carregador opcional de 7,4 kW (300 euros) reduz esse tempo para metade. A tomada de carregamento está localizada atrás da porta traseira esquerda.
Com bateria totalmente carregada, a Opel anuncia uma autonomia em modo elétrico de até 60 quilómetros em ciclo WLTP e um consumo de combustível nos primeiros cem quilómetros de 1,1 litros e de energia de 14,6 kWh, valores bastante otimistas, como veremos mais à frente.
O Astra PHEV conta conta dois níveis de recuperação da energia regenerativa, sendo o mais intenso acionado pelo botão B na consola central. Todavia, os efeitos percebidos pelo condutor são mínimos e praticamente não se consegue uma autonomia adicional, mesmo nas descidas mais pronunciadas.
O acréscimo de peso da versão híbrida recarregável foi compensada pela adoção de suspensões do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás.
TECNOLOGIA
Todas as versões do Astra surgem equipadas com o painel de instrumentos Pure Panel com dois grandes ecrã policromáticos de 10 polegadas, onde está concentrada toda a informação essencial, mas houve o cuidado de garantir um funcionamento e um manuseamento simples e intuitivo, ainda que as funções mais importantes estejam entregues a comandos diretos.
Os gráficos no painel de instrumentos são claros e de fácil leitura. Para alternar entre os diferentes menús basta recorrer aos comandos do volante multifunções, com exceção do computador de bordo, que se acede através de um botão localizado na alavanca do lado direito da coluna da direção. Uma solução típica da Opel, mas pouco prática.
Um segundo ecrã de 10" apresenta o sistema de infoentretenimento e ligações sem fios, contando ainda com compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. O menú inicial apresenta um design simples para ajudar a encontrar mais rapidamente a função pretendida.
Por sua vez, o sistema de infoentretenimento com o opcional sistema de navegação (800 euros), localizado na consola central, responde rapidamente e o menú inicial apresenta um design simples para ajudar a encontrar a função pretendida mais rapidamente.
Por baixo do painel tátil encontram-se dois conjuntos de botões que simplificam a utilização da climatização.
Em termos de assistência à condução, o Astra PHEV GS Line vem equipado com algumas das mais recentes soluções tecnológicas como câmara multifunções no pára-brisas, aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática, posicionamento ativo na faixa de rodagem, regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e combinação com reconhecimento alargado de sinais de trânsito.
A dotação de série do nível GS Line compreende ainda sensores de estacionamento traseiro e dianteiro com câmara panorâmica 360º, controlo automático dos máximos.
AO VOLANTE
Encontrar uma posição confortável ao volante do Astra PHEV não é uma tarefa complicada, graças às possibilidades de regulação do assento e da coluna da direção. Os bancos dianteiros aquecidos com certificação AGR oferecem um excelente apoio lombar.
O híbrido recarregável da Opel arranca sempre com apoio do motor elétrico e mesmo quando se esgota a capacidade da bateria, a marcha é iniciada de forma progressiva e praticamente sem vibrações.
A caixa automática de oito velocidades é extremamente suave e quase não se notam as passagens. Além disso, a transição entre o modo elétrico e combustão também é impercetível, só se notando quando se sobe muito rapidamente o regime de rotação.
A linha motriz híbrida recarregável do Astra permite três modos modos de condução - EV. Hybrid e Sport -, sendo o elétrico o mais eficiente até esgotar a capacidade da bateria.
Anunciando 60 quilómetros de autonomia, o Opel Astra PHEV promete consumos de 1,1 l/100 km, mas o melhor que conseguimos foram 53 quilómetros e 3,0 l/100 km. Depois disso e em viagens mais longas é possível obter uma média de 5,3 l/100 km, um valor bastante interessante, embora neste capítulo da eficiência o Kia Ceed consiga fazer melhor.
Em termos dinâmicos, a suspensão dianteira tipo McPherson e o eixo traseiro de torsão garante um amortecimento firme que não perturba demasiado o conforto do rolamento, embora os ocupantes dos lugares traseiros ainda sintam as passagens pelas bandas sonoras e juntas de dilatação.
A direção, por sua vez, foi calibrada para uma utilização citadina, não deixando de ser precisa na abordagem a curvas mais rápidas, garantindo reações ágeis e seguras. Relativamente ao sistema de travagem, este poderia ser mais suave, mas esse é um problema recorrente nos modelos eletrificados, obrigando a alguma habituação.
VEREDICTO
Para quem dispõe de possibilidade de carregamento frequente da bateria, a autonomia real superior a 50 quilómetros e o consumo de combustível de 3,0 litros nos primeiros cem quilómetros promete custos de utilização bastante reduzidos nas chamadas deslocações pendulares diárias, o que não deixa de ser interessante para as famílias numa altura de preço elevado dos combustíveis.
A versão ensaiada - GS Line - oferece uma combinação bastante interessante entre imagem exterior e interior, nível de equipamento e soluções tecnológicas. O reverso da medalha traduz-se num preço de venda ao público relativamente elevado, já que com a opcional cor exterior metalizadaVermelho Kardio e Radio Multimedia Navi, chega aos 43.775 euros. Todavia, este valor não deixa de ser competitivo face a alguns concorrentes como o DS4 E-Tense ou o Volkswagen Golf GTE. Referência ainda para os três anos de garantia sem limite de quilómetros.
Gostámos
Imagem O novo Astra apresenta uma imagem com muita personalidade, destacando-se a secção frontal agressiva, dominada por um painel em acrílico escuro que une a grelha e os grupos óticos, enquanto as superfícies laterais estão isentas de arestas. |
Arrumação Os engenheiros da Opel tiveram a preocupação de aproveitar ao máximo o espaço disponível na consola central, que não só inclui os habituais suportes para copos, mas também outros compartimentos para guardar os mais diferentes tipos de objetos. |
Temperatura ideal A obtenção da temperatura ideal a bordo continua a ser assegurada pelos botões físicos do sistema de climatização, sendo o conforto reforçado pelos bancos ventilados, uma solução anteriormente só vista em modelos de segmentos superiores. Um luxo! |
Não Gostámos
Regeneração de energia O Astra PHEV oferece dois níveis de regeneração da energia das desacelerações e travagens, sendo o nível mais intenso ativado pelo botão "B" na consola central. Os resultados práticos não são percetíveis porque não se vê a autonomia a aumentar.
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Computador de bordo Apesar de estar equipado com um moderno volante multifunções, o comando do computador de bordo continua a estar localizado num botão da alavanca situada no lado direito da coluna da direção. Dirão que é caraterístico da Opel, mas pouco prático. |
Habitabilidade traseira O espaço atrás é suficiente para dois adultos. Mais do que isso já será pedir muito devido à intrusão da consola central e do túnel da transmissão que não só penaliza a movimentação do terceiro ocupante, mas também o obriga a encolher as pernas. |
Opel Astra 5P GS Line 1.6 T PHEV 180 cv
Preço 43.775 € (unidade ensaiada) Motor Gasolina, 1598 cc + elétrico Potência 180 cv (150 cv / 110 cv) Binário 320 Nm Transmissão Dianteira, Auto 8 Bateria / Autonomia 12,4 kWh / 60 km Peso 1679 kg Comp./Larg./Alt. 4,37/1,86/1,44 m Dist. entre eixos 2,68 m Mala 352 l - 1268 l Desempenho 7,6 0-100 km/h; 225 km/h Vel. Máx. Consumo 1,1 (3,0*) l/100 km Emissões CO2 24 g/Km
*Medições Turbo Equipamento Série: Tejadilho pintado em preto, jantes de liga leve Kadet de 17", pedais desportivos, vidros traseiros escurecidos, consola central com apoio de braço, espelho retrovisor interior eletrocromático, bancos dianteiros aquecidos, volante aquecido, rádio multimedia, entrada e arranque sem chave, faróis Full LED, controlo automático máximos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro com câmara panorâmica 360º, travagem automática de emergência, adaptação inteligente da velocidade, cruise control adaptativo com Stop/Start, fecho central remoto, Pack Assistência à Condução (ACC Stop&Go)