Teste escape emissões

Publicidade

WLTP. Contamos-lhe tudo o que precisa de saber

Texto: Marco António
Data: 22 de Março, 2022

Sabe o que é o “Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure”, também conhecido por WLTP? E, já agora, para que serve e quais são as principais diferenças para o anterior NEDC? Se tudo isto é novo para si, mas sempre teve a curiosidade de tentar perceber o que é isto do ciclo WLTP, então, este texto foi escrito a pensar especificamente em si. Aproveite!

Comecemos pelo básico: WLTP são as siglas de “Worldwide harmonized Light-duty vehicles Test Procedure”, um ciclo de homologação de emissões e consumos que substituiu, em setembro de 2018, o ciclo NEDC.

Este novo ciclo foi desenvolvido pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa e atualmente está em vigor em todos os países membros da União Europeia, bem como no Reino Unido, Israel, Suíça, Turquia, India, Coreia do Sul e no Japão.

Em relação ao ciclo NEDC, o WLTP tem provas mais extensas e exigentes, e, além disso, tem em conta outros fatores relevantes. Pelo que os valores de consumo obtidos, estão mais próximos da realidade.

LEIA TAMBÉM
Híbridos são os mais prejudicados pelo WLTP

Não obstante, o ciclo WLTP continua a ser executado integralmente em laboratório, razão por que os resultados ainda estão desfasados dos consumos reais.

As provas

Para obter os valores de consumo e das emissões de dióxido de carbono, são feitas quatro provas seguidas, mas com resultados independentes.

Estas provas têm o nome de lento, médio, rápido e muito rápido, e cada uma delas passa por distintas fases (aceleração, desaceleração e travagem).

Vejamos as caraterísticas de cada uma das provas:

LENTO
Distância: 3095 metros
Tempo: 9 minutos e 50 segundos com 3 paragens de 52 segundos cada (num total soma 2 minutos e 36 segundos)
26,5% do total do ciclo de homologação
Velocidade média: 18,9 km/h

MÉDIO
Distância 4756 metros
Tempo: 7 minutos e 10 segundos com 1 paragem de 48 segundos com uma velocidade máxima de 76.6 km/h
Velocidade média:39,8 km/h.

RÁPIDO
Distância: 7158 metros
Tempo: 7 minutos e 40 segundos com uma paragem de 209 segundos e uma velocidade máxima de 97,4 km/h
Velocidade média: 56 km/h

MUITO RÁPIDO
Distância: 8254 metros
Tempo: 5 minutos e 20 segundos com uma paragem de 7 segundos com picos de velocidade de 131,3, 125 e 100 km/h
Velocidade média: 92,9 km/h

As diferenças face ao NEDC

Estas provas contemplam uma série de fatores novos, em relação ao ciclo NEDC:

1.Realizam-se de forma individual com as versões mais pesadas e mais ligeiras de cada veículo ou as que têm um melhor ou um pior fator de resistência aerodinâmico, o tal Cx.A. Posteriormente aplica-se aos dados obtidos uma fórmula de ponderação que serve para determinar com precisão o efeito que o equipamento tem sobre o consumo de cada versão (quanto mais equipamento ou pior desempenho aerodinâmico, maior é o consumo e as emissões).

2. A seleção das mudanças nas transmissões manuais varia consoante as caraterísticas de cada motor em concreto e as relações de transmissão (um algoritmo determina o momento exato com base no pesoi do carro ou a curva de potência do motor). Nas transmissões automáticas deixa-se que a gestão eletrónica eleja a relação mais indicada para cada momento.

3. A temperatura das instalações onde se realiza os testes é de 23 graus e a do habitáculo, 14 graus.

4. A distância total soma 23,26 km com os anteriores 11,07 km do ciclo NEDC a uma média de 46,6 km/h (33,6 km/h no NEDC) enquanto a velocidade de pico é de 131 km/h (120 km/h no NEDC). O tempo total de prova é de 30 minutos contra 19 minutos e 40 segundos no ciclo anterior.

As diferenças, em cada das provas, entre WLTP e NEDC
As diferenças, em cada das provas, entre WLTP e NEDC