Publicidade

Novo Astra. É um Opel e não engana

Texto: Júlio Santos
Data: 11 de Fevereiro, 2022

Ao volante do novo Astra percebemos imediatamente que estamos em presença de um Opel. A atitude dinâmica é aquela a que a marca alemã habituou os seus clientes. As primeiras entregas começam em junho e a grande novidade é a versão híbrida plug-in com 60 km de autonomia elétrica.

A base mecânica do novo Opel Astra é, naturalmente, a plataforma EMP2, também utilizada pelo novo Peugeot 308, mas a marca alemã prometeu que toda a calibragem da suspensão e chassis seria imediatamente identificada com o que esperamos de um carro alemão.

Conduzimos já o novo Opel Astra e podemos assegurar que a promessa foi cumprida: apesar do gigantesco salto qualitativo nos mais diversos aspetos, o novo Astra mantém a firmeza e ausência de movimentos descontrolados da carroçaria, que sempre caracterizou os modelos da Opel.

O novo Astra é um Opel, em todas as suas suas características e virtudes, inclusive, na dinâmica
O novo Astra é um Opel, em todas as suas suas características e virtudes, inclusive, na dinâmica

Ainda mais importante, essa sensação de precisão é alcançada sem sacrificar o conforto, com a afinação da suspensão a registar um compromisso bem conseguido entre a dinâmica e o conforto indispensável a este tipo de automóveis.

Já para Junho, também PHEV

A Opel começa a entregar as primeiras unidades do Astra em junho, primeiro exclusivamente na configuração de cinco portas, estando a chegada da Sports Tourer (carrinha) prevista para setembro.

LEIA TAMBÉM
Disponível em Outubro. Novo Opel Astra chega a Portugal no início de 2022

Estão disponíveis as motorizações diesel, com base no bloco de quatro cilindros de 130 cv (preços a partir de 31 950€) e a gasolina, com a mesma potência e tendo por base o motor de três cilindros Turbo de 1,2 litros (preços a partir de 28 450€).

Em qualquer dos casos, é possível optar pela caixa manual de seis velocidades ou automática com oito relações. Esta tem um custo adicional de 2 070€ no caso da motorização diesel e de 2 250€ para o gasolina.

Proposto, tanto com motores a gasolina, como Diesel, o novo Opel estreia, igualmente, uma motorização PHEV
Proposto, tanto com motores a gasolina, como Diesel, o novo Opel estreia, igualmente, uma motorização PHEV

A principal novidade é, porém, a chegada de uma versão híbrida plug-in (PHEV) que tem por base o bloco a gasolina de 1,6 litros (150 cv), que é “ajudado” por um pequeno motor elétrico (110 cv), o que resulta numa potência combinada de 180 cv. O preço começa nos 39 950€ (37 200€ no caso da versão Business exclusivamente destinada às empresas).

A energia elétrica para o motor elétrico é assegurada por uma bateria com 12,4 kWh de capacidade e que garante, segundo a Opel, uma autonomia 100% elétrica de 60 km. Estes números resultam num consumo anunciado (WLTP) de 1,1 litros de gasolina por cada 100 km/h.

Ainda a respeito da bateria , o tempo anunciado para uma carga completa num posto de 22 kW de potência é de duas horas. Para o final do ano, está prevista a chegada de uma versão com 225 cv.

A Opel assegura que o novo Astra PHEV consegue recarregar a sua bateria de 12,4 kWh em apenas duas horas, recorrendo a uma potência de carga de 22 kW
A Opel assegura que o novo Astra PHEV consegue recarregar a sua bateria de 12,4 kWh em apenas duas horas, recorrendo a uma potência de carga de 22 kW

Com dois níveis de equipamento

O novo Opel Astra está disponível com os níveis de equipamento Elegance e GS Line, podendo, em ambos os casos, ser adicionados “packs” específicos que acentuam o carácter mais desportivo ou privilegiando a segurança e o conforto.

Entre as opções surge o sistema de ventilação e massagem para os bancos, bem como os revestimentos em couro.

No interior, destaque para o desaparecimento quase total dos botões físicos, substituídos por comandos táteis. No entanto, para algumas funções mais comuns, persistem alguns comandos diretos numa pequena consola no tablier, bem como no volante, ou através de comando vocal.

O novo Astra segue as mais recentes tendências do mercado, ao optar por um longo painel, no qual surgem integrados dois ecrãs de 10 polegadas cada
O novo Astra segue as mais recentes tendências do mercado, ao optar por um longo painel, no qual surgem integrados dois ecrãs de 10 polegadas cada

A grande novidade é, porém, o duplo “display” central (cada um com 10 polegadas) que cobre mais de metade do tablier: em frente ao condutor surgem as informações de viagem habituais (velocímetro, conta rotações, nível de combustível, indicações de consumo, etc), já em posição central, o ecrã aí colocado serve as funções de entretenimento (radio, streaming de música, etc), de conforto (regulação da climatização) e comunicação, permitindo, por exemplo espelhar todas as funcionalidades do nosso smartphone, através dos sistemas Android Auto ou Apple CarPlay, via wireless.

Ao nível das informações de condução, de referir que, entre as opções, conta-se o Head-Up Display que projeta no pára-brisas grande parte das informações.

O novo Opel Astra conta de série com diversos dispositivos de segurança de última geração, como a travagem autónoma de emergência, assistente de manutenção de faixa de rodagem e aviso de aproximação de trânsito cruzado pela traseira.

O ecrã à direita, táctil, serve de acesso ao sistema multimédia, assim como a várias outras funcionalidades e sistema de apoio
O ecrã à direita, táctil, serve de acesso ao sistema multimédia, assim como a várias outras funcionalidades e sistema de apoio

Para auxiliar nas manobras de estacionamento, o Astra conta de série com câmara de visão traseira e sensores.

Dinâmica cativante

Com 4,37 metros de comprimento, o novo Astra ficou quatro milímetros mais comprido, além de ter ganhado muito mais espaço no interior, graças à nova plataforma que se caracteriza pela grande distância entre eixos (2,67 metros).

Visualmente, o estilo da carroçaria aproxima-o dos SUV Grandland, Crossland e Mokka, destacando-se, imediatamente, a frente com um painel acrílico em vez da grelha tradicional, bem como os faróis muito “rasgados”, sempre com tecnologia LED.

O novo Opel Astra tem uma dinâmica entusiasmante, principalmente, na versão híbrida plug-in de 180 cv
O novo Opel Astra tem uma dinâmica entusiasmante, principalmente, na versão híbrida plug-in de 180 cv

Em opção, é possível dispor da última tecnologia de iluminação Intellilux, que otimiza a iluminação da estrada em todas as situações, evitando, por exemplo, o encandeamento dos condutores que circulam em sentido contrário. Outra solução marcante é a pintura em duas tonalidades, com o tejadilho em negro, que serve para acentuar o caráter mais dinâmico e desportivo, objetivo subjacente também aos alargamentos dos guarda-lamas traseiros e ao deflector colocado sobre a tampa da bagageira.

Esta última, conta com uma capacidade de 422 litros, ou 352 litros, no caso da versão híbrida plug-in, devido à bateria.

Dinamicamente, como dissemos, sobressai imediatamente a origem alemã e o equilíbrio entre conforto e dinâmica desportiva. Esta é ainda mais entusiasmante no caso da versão híbrida plug-in, graças à plena disponibilidade do motor de 180 cv, principalmente quando escolhemos o modo de condução “Sport”, que interage com a cartografia do motor e da transmissão e torna a suspensão mais firme.