Novo Toyota Gr Yaris é um três cilindros de 261 cv

Texto: Filipe Bragança
Data: 10 Janeiro, 2020

O novo Toyota GR Yaris é o segundo produto da marca japonesa a aproveitar os ensinamentos da sua equipa de rally oficial, a Gazoo Racing (GR).

Um carro de rally para a estrada. Apenas uma definição que assenta que nem uma luva ao novo Toyota GR Yaris, um carro que carrega a filosofia da Gazoo Racing, de criar veículos desportivos e divertidos.

O GR Yaris serve-se da engenharia desenvolvia pela Gazoo Racing, e por isso é o segundo modelo global da Toyota a receber o crachá ‘GR’, a par do novo Toyota GR Supra. Para além de servir de base para o futuro Toyota Yaris WRC, este modelo possui ainda todo o equipamento necessário para competir a nível local.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Três cilindros irrequietos

O novo GR Yaris traz consigo um motor 1.6 totalmente novo, mais recuado para uma melhor distribuição de peso. Com apenas três cilindros, este bloco é capaz de produzir 261 cv e 360 Nm de binário. A refrigeração dos pistões através de jactos de óleos, é apenas uma das tecnologias que este compacto herdou do mundo da competição, e que melhoram a sua performance. Destaque ainda para o facto deste Yaris ser o primeiro desportivo de base a receber uma transmissão integral (‘GR Four’), desde que o Celica foi lançado em 1999.

A relação peso/potência foi outra das preocupações do engenheiros nipónicos. Com um novo polímero de fibra de carbono no tecto e portas em alumínio, o GR Yaris revela uma relação peso-potência de 4,9 kg por cv. Isto traduz-se numa aceleração dos 0-100 km/h em menos de 5,5 segundos, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima de 230 km/h, electronicamente limitada.

Em relação ao modelo base, este ‘GR’ está muito diferente. O tejadilho foi rebaixado em 91 mm, o que confere uma silhueta mais desportiva e uma aerodinâmica superior. Ainda no capítulo da aerodinâmica, entram em cena o novos pára-choques e o aileron traseiro, assim como os novos difusores de ar. Este ‘GR’ recebeu também jantes de 18” e ponteiras de escape redondas, substancialmente maiores que as do modelo original. Os emblemas GR, espalhados pelo exterior e interior desta automóvel, completam o conjunto de pormenores estéticos que denunciam o carácter deste Yaris.

O lançamento do Toyota GR Yaris está previsto para o segundo semestre deste ano. À data de lançamento estará disponível o ‘Pack Circuit’, com equipamentos ainda mais desportivos, para aqueles que procuram um toque extra.