Lexus UX300e Luxury+. SUV elétrico competente e confortável

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Fevereiro, 2022

O primeiro elétrico da Lexus é um SUV compacto premium que permite efetuar mais de 300 quilómetros entre carregamentos com todo o conforto. Bem equipado, já a habitabilidade traseira poderia ser melhor. Assim como a capacidade da bagageira.

Apesar da elevada experiência no domínio da eletrificação, consubstanciada em mais de dois milhões de automóveis híbridos vendidos desde 2005, a Lexus demorou bastante tempo até lançar a sua primeira proposta cem por cento elétrica.

A estreia cabe ao UX300e, um luxuoso SUV compacto que mantém intactas as principais caraterísticas da versão híbrida (UX 250h), designadamente as dimensões exteriores, mas se diferencia pela linha motriz elétrica, constituída por um motor elétrico com 204 cv e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 54,3 kWh, que assegura mais de 300 quilómetros de autonomia.

Em termos de estilo, a Lexus, tal como a Peugeot, acredita que os compradores de veículos elétricos querem que os seus automóveis tenham um aspecto tão “normal” quanto possível. Isso facilitou o trabalho à equipa de design da marca japonesa porque poucas alterações estéticas efetuou no UX300e.

As principais diferenças face ao UX250h residem na grelha dianteira mais aerodinâmica, nas inscrições específicas nas portas traseiras e na tampa da bagageira, assim como as jantes aerodinâmicas, que no nível de equipamento Luxury+ da unidade ensaiada, são de 18 polegadas.

Com um comprimento exterior de 4,95 metros, o Lexus UX300e é um SUV elegante compacto que se carateriza por apresentar uma frente dominada pela típica grande grelha perfurada da marca japonesa, ladeada por grupos óticos esguios. As linhas marcantes estendem-se às laterais da carroçaria, enquanto a linha de tecto possui uma forma descendente, à semelhança de um coupé. A secção traseira, por sua vez, adota as linhas típicas de um SUV, destacando-se ainda a barra luminosa que une os grupos óticos traseiros.

INTERIOR

O habitáculo também apresenta um design típico da Lexus e apesar dos materiais suaves ao toque utilizados no painel de bordo e nas portas, também podem ser encontrados plásticos mais duros na parte inferior, algo dificilmente explicável atendendo ao seu posicionamento de veículo premium.

Em termos de habitabilidade, o espaço é mais suficiente para as pernas e para a cabeça nos lugares dianteiros. O mesmo não se aplica ao traseiros. Não só o ângulo de abertura das portas é estreito, penalizando as entradas e saídas, como o espaço para as pernas é apertado, ficando os joelhos “colados” às costas do banco dianteiro.

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Os assentos traseiros também só permitem transportar confortavelmente dois adultos. Um terceiro ocupante irá apertado e como o lugar do meio está ligeiramente mais elevado do que os outros dois, o espaço para a cabeça também é menor.

A bagageira, com a sua forma quadrada, oferece uma capacidade de 367 litros, mais 47 litros do que o UX250h, e ainda tem um pequeno compartimento por baixo da tampa para guardar o cabo de carregamento. Não obstante, a sua capacidade é menor do que nos principais concorrentes.

Os compartimentos para arrumação nos lugares da frente são razoáveis, mas também não são exemplares. O habitáculo conta com um pequeno porta-luvas e bolsas nas portas também não muito grandes. Por outro lado, por baixo do apoio de braços encontra-se um compartimento de dimensões generosas e com duas entradas USB, enquanto a base da consola central conta com dois porta-copos.

MECÂNICA

O Lexus UX300e está equipado com uma linha motriz constituída por um motor elétrico de 150 kW (204 cv), uma caixa de velocidades de relação única e uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 54,3 kWh. A potência e o binário de 300 Nm são transmitidos  às rodas dianteiras.

O utilizador pode selecionar três modos de condução – Normal, Eco e Sport – num comando giratório localizado estranhamente no lado direito do painel de instrumentos, uma das originalidades da Lexus. O modo Sport é responsável por assegurar as prestações dinâmicas anunciadas (7,5 segundos para aceleração dos 0 aos 100 km/h), enquanto o Eco privilegia a economia, sendo anunciado um consumo médio de 17,1 kWh aos 100 km.

O condutor pode otimizar a travagem regenerativa, ativando o modo B no selector da transmissão, assim como os níveis de regeneração através de patilhas localizadas atrás do volante. Para este efeito estão disponíveis quatro níveis de regeneração.

A bateria oferece uma autonomia de até 315 km em ciclo WLTP. Para recuperar a sua capacidade existem várias opções. Numa tomada doméstica de 2,3 kW, essa operação demora cerca de 23 horas, mas numa wallbox necessita de oito horas para alcançar 80% da capacidade.

Num carregador rápido de 50 kW, mas com ficha CHAdeMO, bastam 50 minutos para se obter a mesma percentagem de capacidade. Uma outra originalidade do UX300e é o facto de ter uma tomada de carregamento em cada um dos flancos dianteiros, com entrada CHAdeMO no lado do condutor e Type 2 no do passageiro.

TECNOLOGIA

Beneficiado por um nível de equipamento de topo, como é o caso do Luxury+, o Lexus UX300e oferece avançadas soluções tecnológicas, destacando-se o painel de instrumentos digital que disponibiliza um conjunto vasto de informações, incluindo os sistemas de assistência à condução: manutenção faixa de rodagem, reconhecimento sinais de trânsito, pré-colisão, assistente de ângulo morto.

O painel de instrumentos é dominado por um mostrador circular que substitui o tradicional conta-rotações e indica as diferentes fases da resposta do motor elétrico em função da pressão no acelerador: Eco, Power ou Charge.

O painel de instrumentos conta ainda com um indicador do nível de carga da bateria e da autonomia, assim como do computador de bordo, ao qual se acede através de comandos no volante multifunções. Algumas informações, como a velocidade instantânea, sinais de trânsito, entre outros, também são disponibilizadas através de um Head-up Display, sendo a imagem projetada no pára-brisas.

A parte superior da consola central possui um ecrã TFT, de 10,3” no nível de equipamento Luxury+, que oferece sistema de navegação, possibilidade de emparelhamento com smartphone através de Bluetooth e compatibilidade Apple CarPlay / Android Auto, assim como informações específicas sobre o veículo elétrico, incluindo o fluxo de energia ou o consumo médio. O Lexus Media Display é comandado por um touch pad ao lado do selector da transmissão, que poderia ser mais funcional e intuitivo. Felizmente que é possível operar i sistema do rádio e do sistema de som por comandos físicos localizados na parte superior do compartimento do apoio de braços.

A dotação de série do Luxury+ compreende ainda ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico, sistema Smart Entry & Start, carregador wireless, teto de abrir elétrico, sistema áudio com 13 colunas Mark Levinson, porta da bagageira com abertura e fecho elétrico, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, câmara traseira e dianteira.

AO VOLANTE

A correta posição de condução é fácil de encontrar, graças às possibilidades de regulação elétrica do assento. Os bancos em pele oferecem um bom apoio lombar e podem ser aquecidos, assim como o volante. A visibilidade para a frente é bastante boa, mas para trás nem tanto devido à linha descendente da carroçaria e ao formato do pilar traseiro. Os sensores e a câmara ajudam a ultrapassar esse constrangimento.

O conforto é um ponto forte do UX300e, que combina o silêncio natural do motor elétrico e uma sólida qualidade de construção e que filtra as poucas vibrações que resultam de um rolamento mais agressivo.

O motor elétrico garante um forte poder de aceleração, respondendo à mínima pressão no pedal. Em função dos três modos de condução – Normal, Sport e Eco – o UX300e oferece uma dinâmica diferente, mais suave ou agressiva – garantindo sempre uma grande agilidade.

A colocação da bateria sob o chassis e o equilíbrio de peso entre os eixos garante uma baixo centro de gravidade, permitindo abordar as curvas de forma mais energética. Além disso, a suspensão também revelou uma elevada firmeza, mas sem ser incómoda, num excelente compromisso entre conforto e dinâmica.

A autonomia registada durante o ensaio não ficou muito longe dos 315 quilómetros anunciados pela marca, enquanto o consumo ficou ligeiramente abaixo do valor oficial, com o computador de bordo a indicar uma média de 16,8 kWh/100 km, já que na maioria do tempo se optou por circular em modo de condução B e com a travagem regenerativa nos níveis 3 ou 4.

Para otimizar o consumo, o UX300e dispõe de um sistema de regeneração de energia, ativado por patilhas atrás do volante. Em função dos quatro níveis de regeneração, a intensidade varia, mas os ganhos reais na autonomia são pouco significativos.

VEREDICTO

Disponível no mercado nacional a partir de 52.500 euros, o primeiro elétrico Lexus oferece um excelente compromisso entre conforto e dinâmica. O motor elétrico impressiona pela capacidade de aceleração, enquanto a autonomia ligeiramente superior a 300 quilómetros é suficiente para a maioria das utilizações. Também é possível realizar viagens maiores, já que o UX300e dispõe da opção carregamento rápido com tomada CHAdeMO.

A versão ensaiada, Luxury+, oferece um nível de equipamento bastante completo, incluindo sistema de navegação premium ou sistema de som Mark Levinson. O reverso da medalha é um preço de 64.850 euros, um valor pouco simpático para um SUV de segmento compacto, embora com um posicionamento premium.

 

Gostámos Gostámos

Qualidade construção

O habitáculo apresenta o design típico da Lexus, enquanto a qualidade de construção também é de excelente nível, contribuindo para o elevado conforto e o silêncio a bordo. Os bancos em pele e o revestimento da parte superior do painel de bordo reforçam essa sensação.

Imagem premium

O UX300e apresenta uma imagem requintada e sofisticada, que procura confirmar o seu estatuto de SUV compacto premium. A grelha dianteira mais aerodinâmica, as linhas fluidas e as jantes especiais sublinham o visual cuidado e distinto

Motor elétrico

O motor elétrico do UX300e, que desenvolve uma potência de 204 cv e um binário de 300 Nm, surpreende pelas suas prestações. A capacidade de aceleração impressiona e não apenas no modo desportivo, embora este seja mais convincente.

Não Gostámos Não Gostámos

Chapeleira flexível

Num veículo premium e que se pretende luxuoso dificilmente se compreende a opção por uma chapeleira flexível para esconder as bagagens de olhares indiscretos. O material parece ser pouco resistente e não aguenta objetos um pouco mais pesados.

Habitabilidade traseira

Os lugares traseiros oferecem pouco espaço para as pernas que ficam coladas às costas dos bancos dianteiros. O ângulo de abertura das portas também é apertado, penalizando as entradas e saídas dos ocupantes.

Touch pad

O sistema de infoentretenimento Lexus Media Display é comandado por um “touch pad”, localizado ao lado do seletor da transmissão, cujo funcionamento poderia ser mais simples e intuitivo de usar, assim como mais rápido.


Lexus UX300e Luxury+

Preço 64.850 € 

Motor Elétrico
Potência 150 kW (204 cv)
Binário 300 Nm
Transmissão Auto, 1 vel.
Bateria / Autonomia 54,3 kWh / 315 km
Peso 1915 kg
Comp./Larg./Alt. 4,49/1,84/1,54 m
Dist. entre eixos 2,64 m
Mala 367 l
Desempenho 7,5 0-100 km/h; 160 km/h Vel. Máx.
Tempo de carga 50 minutos (80%) a 23 horas
Consumo 17,1 (16,8*) kWh/100 km
Emissões CO2 0 g/Km

* Medições Turbo

Equipamento
Série: Ar condicionado automático com saída dupla, bancos em pele aquecidos, jantes de liga leve de 18 polegadas, travão de estacionamento elétrico, sistema Smart Entry & Start, carregador wireless, teto de abrir elétrico, sistema áudio com 13 colunas Mark Levinson, porta da bagageira com abertura e fecho elétrico, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, câmara traseira e dianteira, sistema de navegação, assistente de manutenção faixa de rodagem, sistema de reconhecimento sinais de trânsito, sistema de pré-colisão, assistente de ângulo morto, head-up display.