Volkswagen Golf GTE+. Com imagem e prestações à GTi

Texto: Carlos Moura / Fotografia: Vasco Estrelado
Data: 5 de Janeiro, 2022

Com prestações próximas do GTI, o Volkswagen Golf GTE+ procura fazer a síntese entre um desportivo de elevadas prestações e um veículo de baixas emissões. No dia-a-dia pode ser utilizado como um familiar “civilizado”, inclusivamente em modo elétrico, e noutras situações pode oferecer o comportamento dinâmico de uma “fera do asfalto”.

Com o desaparecimento do Volkswagen e-Golf e a sua substituição pelo ID.3, a oferta de baixas emissões na gama Golf passou a ser assegurada exclusivamente pelas versões híbridas plug-in deste modelo, disponíveis em três níveis de equipamento: eHybrid, com 204 cv, GTE e GTE+, estes últimos com 245 cv.

Com um estilo desportivo herdado do mítico Golf GTi, o GTE está dotado de um sistema de propulsão híbrido plug-in que desenvolve a mesma potência combinada de 245 cv daquela versão e consegue oferecer prestações muito aproximadas, perdendo por pouco na aceleração dos 0 aos 100 km/h (6,4 segundos contra 6,7 segundos) e na velocidade de ponta (250 km/h contra 225 km/h).

Por outro lado, o Golf GTE leva vantagem nos custos de utilização, já que pode percorrer até 60 quilómetros em modo elétrico com um consumo médio anunciado de 1,5 litros nos primeiros 100 quilómetros contra os 8,6 l/100 km do GTI.

Em termos de imagem exterior, o Golf GTE mantém as proporções equilibradas do modelo base, mas incorpora elementos estilísticos que não só sublinham a seu aspeto desportivo e elegante como também o seu caráter específico híbrido plug-in, transmitido  através da faixa azul que se estende por toda a frente, desde a sigla da Volkswagen até ao design dinâmico dos faróis IQ.Light LED Matrix.

A unidade ensaiada corresponde à versão mais equipada, GTE+, que se diferencia essencialmente do GTE por incluir jantes de liga leve de 18 polegadas, suspensão adaptativa DCC e câmara traseira. A diferença de preço é ligeiramente superior a 1700 euros.

INTERIOR

Mesmo antes de entrarem a bordo, os ocupantes do Golf GTE são recebidos com o acendimento dos faróis e das luzes traseiras, assim que é detetada a chave, iluminando-se igualmente o puxador da porta e a faixa azul na grelha do pára-choques, enquanto a luz dos espelhos retrovisores é projetada para fora em direção ao chão.

O espírito desportivo estende-se naturalmente ao habitáculo, destacando-se os pedais em aço inoxidável, as inserções decorativas, as costuras azuis dos revestimentos e do volante em couro ou os bancos em tecido “Scale Paper”.

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Tal como na restante gama Golf, o GTE adota uma arquitetura digital, que nesta versão disponibiliza, de série, o Digital Cockpit Pro com o seu painel de instrumentos digital de 10,3”, que concentra a informação essencial para a condução. A parte superior do painel de bordo acomoda um ecrã tátil de 8,3” para acesso ao sistema de infoentretenimento com navegação, às imagens da câmara traseira ou visualizações de informações do sistema híbrido plug-in.

O condutor pode selecionar os modos E-Mode, Hybrid e E-Save/E-Charge no ecrã tátil, assim como os programas de condução Eco, Comfort, Sport, Individual, e de tração (Areia, Neve, Neve Suja e Lama).

Abaixo do ecrã tátil estão localizados quatro comandos que possibilitam o acesso direto a funções como o apoio ao estacionamento, assistências à condução, climatização, perfis de condução. No túnel do motor pode ser encontrado o comando do travão de estacionamento elétrico e um pequeno manípulo em substituição da alavanca tradicional para selecionar os modos de condução.

Em termos habitabilidade, o Golf GTE oferece bastante espaço para um veículo familiar. O interior é amplo, com largura e altura suficientes para acomodar ocupantes de maior estatura. Compartimentos para arrumações também não faltam, incluindo porta-copos na frente e um porta-luvas de dimensões generosas.

Os lugares traseiros permitem transportar confortavelmente dois adultos, mas não há espaço para mais. Um terceiro ocupante de estatura mediana ficará “espremido” no lugar do meio.

À semelhança da maioria das versões híbridas plug-in, o espaço da bagageira do Golf GTE é ligeiramente inferior aos das versões com motor de combustão, uma vez que a bateria teve de ser instalada por baixo deste compartimento, mas a capacidade ainda é suficiente para utilização familiar normal. Se for necessário mais espaço é sempre possível rebater os bancos numa configuração 60:40.

MECÂNICA

A linha motriz do Volkswagen Golf GTE+ combina um motor turbo a gasolina de injeção direta de 1,4 litros de 150 cv e um motor elétrico de 90 cv (75 kW). Ambos desenvolvem uma potência combinada de 245 cv e um binário máximo de 400 Nm.

O binário dos motores é transmitido às rodas dianteiras, sendo todo o sistema gerido por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades (DSG) que também tem a função de ativar eletricamente o modo de condução selecionado pelo utilizador através de um botão.

O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 10,4 kWh, que pode ser utilizada em modo elétrico para percorrer até 59 quilómetros em ciclo WLTP. Este modo elétrico está ativo até aos 130 km/h e a partir desta velocidade o sistema passa para o modo híbrido, funcionando ambos os motores em simultâneo, contribuindo para uma elevada agradabilidade de condução.

A bateria de iões lítio obtém energia através do sistema de travagem regenerativa ou externamente com recurso a uma tomada doméstica tradicional, a uma wallbox ou numa estação de carregamento pública com utilização de um cabo modo 3 Tipo 2. No primeiro caso, a bateria demora cerca de cinco horas a recuperar a capacidade total e no último cerca de 3h40.

Todavia, se o utilizador não estiver satisfeito com as prestações do Golf GTE poderá ainda ativar a função “Boost” no modo “Híbrido/Desportivo” para extrair um binário extra de ambos os motores, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 225 km/h.

TECNOLOGIA

A oitava geração do Golf transportou este modelo para a era digital e a versão híbrida plug-in não é exceção. O painel de bordo inclui dois ecrãs de alta definição que distribuem a informação. Em frente do condutor, o Digital Cockpit Pro cumpre as funções de painel de instrumentos, oferecendo não só o grafismo clássico como o conta-rotações, o velocímetro e o conta-quilómetros, mas, também, outros dados úteis. As funções favoritas podem ser configuradas no ecrã principal com recurso a comandos no volante multifunções.

Além do conta-rotações, do velocímetro ou do mapa de navegação, o painel de instrumentos também pode apresentar funcionalidades específicas do GTE: binário, conta-rotações dinâmico, cronómetro, indicador de pressão do turbo.

O segundo ecrã replica as informações do infoentretenimento para que não sejam apenas visíveis pelo condutor.

A elevada dotação tecnológica do Golf GTE estende-se aos sistemas de assistência à condução, designadamente o Travel Assist, que é de série e pode ser ativado por comandos no volante multifunções.

Este assistente à condução pode ajudar o condutor a travar e a acelerar, mantendo o veículo na faixa de rodagem, assim como a velocidade e a distância de segurança para o trânsito que se encontra à sua frente. Em combinação com a caixa DSG oferece uma condução autónoma de nível 2, que, recordamos, ainda exige que o condutor esteja sempre preparado para retomar o controlo do veículo a qualquer momento.     

AO VOLANTE

O Golf GTE oferece uma correta posição de condução que mantém o utilizador no seu lugar mesmo nas curvas mais sinuosas. O assento possui regulação manual em altura, profundidade e inclinação, enquanto o volante é ajustável em altura. Os pedais também oferecem a posição ideal para qualquer condutor se sentir confortável.

Com bateria carregada, o Golf GTE arranca sempre em modo elétrico e a sua bateria de 13 kWh permite percorrer até 59 quilómetros em condições reais se o utilizador não ultrapassar os 130 km/h. Ao contrário de alguns concorrentes, o Golf GTE não oferece a possibilidade de selecionar um nível mais intenso de regeneração de energia e neste capítulo está longe de impressionar.

Em termos dinâmicos, o Golf GTE possui uma dupla personalidade, podendo ser conduzido de forma suave e descontraída como um familiar “civilizado”, ou como uma “fera do asfalto”, que enfrenta as curvas de forma ágil e agressiva, deixando as costas dos ocupantes coladas aos bancos.

No modo híbrido desportivo, os motores de combustão e elétrico funcionam em conjunto, disponibilizando uma potência combinada de 245 cv e prestações muito próximas do Golf GTI, designadamente a aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos. 

Quando a carga da bateria desce abaixo dos 20%, o motor de combustão assume um maior protagonismo e, consequentemente, o rendimento cai significativamente. Não obstante, o desempenho desportivo é bastante interessante, com a vantagem de ser mais económico do que o GTI. Nos primeiros 100 quilómetros, o computador de bordo indicou uma média de 1,6 litros, aumentando depois disso para os 4,0 l/100 km.    

A potência é transmitida às rodas dianteiras por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, que é suave na transição entre os modos de combustão e elétrico. O bloqueio eletrónico do diferencial, que é de série, também ajuda o condutor a sentir-se mais seguro em percursos sinuosos, já que maximiza a tracção e distribui o peso mais equitativamente pelos eixos, permitindo abordar as curvas com maior rapidez e precisão.

A regulação adaptativa do chassis permite regular as configurações de acordo com as preferências do utilizador. No modo Sport, o amortecimento máximo assegura um movimento mínimo da carroçaria e reações diretas, enquanto no Comfort,  o chassis é afastado da estrada para aumentar o conforto.

VEREDICTO

O híbrido plug-in da gama Golf procura fazer a síntese entre um veículo de baixas emissões e um desportivo de elevada performance que oferece elevadas prestações. Esse objetivo foi alcançado, já que o Golf GTE tanto pode ser um familiar elétrico em ambiente urbano como um desportivo que proporciona uma elevada adrenalina e prazer de condução.

Proposto por 44.447 euros, o Golf GTE+ é um pouco mais barato que o Golf GTI (2500 euros), mas a sua principal vantagem para a economia familiar reside nos custos de utilização, sobretudo se o condutor tiver a preocupação de carregar a bateria sempre que possível. Nesse caso, a diferença é bastante significativa, já que estamos a falar de um consumo de 1,6 litros nos primeiros cem quilómetros contra 7,4 litros, enquanto que o comportamento dinâmico é muito aproximado ao do Golf GTI.

 

Gostámos Gostámos

Dinâmica

Beneficiando da ajuda elétrica, o comportamento dinâmico do Golf GTE+ é de um desportivo de elevadas prestações, especialmente ao nível das acelerações e das recuperações. O prazer de condução é um dos seus argumentos.

Eficiência energética

A ajuda elétrica não só contribui para aumentar as prestações, mas também para mitigar os consumos e as emissões. Neste capítulo, o Golf GTE consegue percorrer os primeiros cem quilómetros com apenas 1,6 litros de gasolina.

Qualidade construção

Como já é apanágio na gama Golf, os materiais utilizados são de elevada qualidade e o rigor na montagem irrepreensível. A digitalização chegou em força e muitos comandos físicos foram simplesmente substituídos por superfícies táteis.

Não Gostámos Não Gostámos

Só carregamento lento

O Golf GTE+ está equipado com um carregador de bordo que não tem opção de carregamento rápido, mas apenas lento. Isto significa que numa estação de carregamento pública a pequena bateria de 10,4 kWh recupera a sua capacidade total em 3h40m.   

Autonomia

A carga da bateria esgota-se rapidamente. Em modo  elétrico e com uma condução relaxada em ambiente urbano até é possível percorrer 59 quilómetros. Contudo, se o condutor imprimir um andamento mais vivo nem chega lá próximo…

Apenas USB-C

A parte inferior da consola central permite o carregamento por indução de um smartphone. O Golf oferece ainda mais quatro entradas, dois atrás e duas à frente, mas USB-C. Isso significa que não são compatíveis com as fichas USB “normais”!


Volkswagen Golf GTE+

Preço 44.447 €  

Motor Gasolina, 1395 cc + elétrico
Potência 245 cv (150 cv / 95 cv)
Binário 400 Nm
Transmissão Dianteira,  DSG 6
Bateria / Autonomia 10,4 kWh / 59 km
Peso 1624 kg
Comp./Larg./Alt. 4,28/1,79/1,49 m
Dist. entre eixos 2,62 m
Mala 380 l – 1237 l
Desempenho 6,7 0-100 km/h; 225 km/h Vel. Máx.
Consumo 1,5 (1,6) l/100 km
Emissões CO2 25 g/Km

Equipamento
Série: Jantes liga leve 18”, volante desportivo multifunções em couro, travão estacionamento elétrico, ar condicionado automático Climatronic, Digital Cockpit Pro, faróis IQ.Light LED Matrix, sensor luz e chuva, sistema Start & Stop com recuperação da energia de travagem, recetor digital DAB+, reconhecimento sinais trânsito, sistema navegação “Discover Media”, suspensão adaptativa DCC, kit reparação pneus, bloqueio eletrónico diferencial XDS, câmara traseira, Car2X, controlo eletrónico de estabilidade, cruise control adaptativo, sistema “Side Assist”, sistema Front Assist com monitorização de peões e ciclistas, Travel Assist e Emergency Assist