Kia Ceed SW 1.6 GDI 6DCT PHEV Drive. No poupar é que está o ganho

Texto: Carlos Moura
Data: 7 de Julho, 2021

A versão híbrida plug-in do Kia Ceed SW oferece uma elevada eficiência, um equipamento completo, um amplo espaço para ocupantes e bagagens. Mas o maior trunfo é, sem dúvida, o baixo consumo, que permite a esta proposta assumir-se como uma alternativa aos diesel tradicionais.

A terceira geração do Ceed é proposta em duas versões de carroçaria, berlina e Sportswagon, sendo que esta última passou a estar disponível numa variante híbrida plug-in, com uma autonomia elétrica anunciada de até 60 quilómetros, e num único nível de equipamento, Drive.

A versão híbrida plug-in do Ceed Sportswagon recebe elementos de design específicos, incluindo a grelha dianteira “nariz de tigre” fechada, que otimiza a eficiência aerodinâmica, assim como emblemas exteriores com a indicação “eco plug in”.

O Ceed Sportswagon conta ainda com os pára-choques na cor da carroçaria das versões GT-Line, sublinhando as linhas aerodinâmicos e o visual desportivo. Específica é igualmente a tomada de carregamento integrada no guarda-lamas dianteiro esquerdo.

Em termos de dimensões exteriores, o Ceed Sportswagon PHEV é idêntico ao das versões de combustão, com um comprimento exterior de 4,60 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura 1,47 metros. Por outro lado, a bagageira viu a sua capacidade ser reduzida de 625 litros para 437 litros para permitir a instalação da bateria por baixo da carroçaria.

INTERIOR

Os interiores da Kia têm evoluído bastante nos últimos anos e o habitáculo do Ceed Sportswagon é um claro testemunho desta tendência. A qualidade dos materiais está acima de qualquer suspeita e o painel de bordo, orientado para o condutor, apresenta um design funcional e intuitivo, que privilegia a simplicidade em vez do estilo.

A versão PHEV conta com algumas funcionalidades específicas, incluindo um indicador de carregamento, situado na parte superior do tablier, que permite ao condutor verificar o estado de carregamento a partir do exterior.

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O painel de instrumentos, por sua vez, possui um mostrador específico, com o indicador de potência no lado esquerdo – Charge, Eco e Power – e nível de carga da bateria. Na parte central encontra-se um pequeno ecrã que permite a visualização das informações do computador de bordo, sendo o acesso às mesmas asseguradas pelo volante multifunções.

A parte superior da consola central recebe um ecrã tátil de 8,25 polegadas para o sistema de infoentretenimento e também pode mostrar informações relevantes sobre o sistema de propulsão, como o nível de carga da bateria e gráficos de utilização de utilização de energia.

Apesar da muita informação disponibilizada no ecrã tátil, a Kia optou por manter comandos físicos para o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, facilitando a regulação durante a condução.

Os ocupantes beneficiam de um generoso espaço para as pernas, ombros e cabeça, quer nos lugares dianteiros, quer traseiros.

MECÂNICA

No capítulo mecânico, esta versão do Kia Ceed SW recebe uma linha motriz híbrida plug-in, constituída por um motor atmosférico a gasolina de 1,6 litros e injeção direta, que desenvolve uma potência de 105 cv, e um motor elétrico de 44,5 kW (61 cv), associado a uma caixa de seis velocidades de dupla embraiagem. Esta última possibilita a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, com perdas mínimas de energia.

O motor elétrico permite circular durante os 60 quilómetros (anunciados) em circuito urbano e até uma velocidade máxima de 120 km/h. A potência e o binário são transmitidos  ao eixo dianteiro. A associação entre os motores de combustão e elétrico permitem disponibiliza uma potência combinada de 141 cv e um binário de 265 Nm, assegurando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,8 segundos.

A linha motriz eletrificada inclui ainda uma bateria de polímero de lítio de 8,9 kWh de capacidade e um sistema de regeneração da travagem que permite recuperar a energia cinética e carregar a bateria durante a marcha por inércia ou travagem. A bateria também pode ser carregada externamente recorrendo a um posto de carregamento de 15 A, operação que pode demorar até 2h42m. Em alternativa é possível carregar numa tomada doméstica de 6 A ou 8 A, sendo possível recuperar a capacidade total em 6h45m ou 4h45m, respetivamente.

TECNOLOGIA

O Kia Ceed SW PHEV recebe o painel de instrumentos digital “Supervision” de 12,3 polegadas, concebido para fornecer informações claras, graças a um vasto conjunto de ecrãs gráficos. De alta resolução, este ecrã consiste num só mostrador sem interferências visuais, que substitui os mostradores  do velocímetro e do conta-rotações convencionais.

Em termos de assistência à condução está apenas disponível o sistema de regulação da velocidade de cruzeiro, o limitador de velocidade e o sistema de manutenção na faixa de rodagem.

A dotação de série inclui ainda botão de ignição, espelhos elétricos rebatíveis eletricamente, faróis automáticos, sensores de luminosidade e chuva, travão de estacionamento elétrico, sensores de estacionamento e câmara traseira.

AO VOLANTE

O Ceed Sportswagon PHEV oferece uma posição baixa de condução e comandos facilmente acessíveis. A combinação de um volante ajustável em altura e profundidade com as várias possibilidades de regulação do banco permitem a qualquer um encontrar a melhor posição condução.

A versão híbrida plug-in do Ceed Sportswagon conta com quatro modos de condução: Automático (o sistema escolhe a opção mais eficiente), Híbrido (desde que exista carga na bateria, ambos os motores fazem mover o veículo), Elétrico (desde que a bateria esteja com carga) e Sport (acionado por um botão localizado junto à alavanca da transmissão).

Ultrapassada a autonomia elétrica, que no ensaio foi de 57 quilómetros, o sistema muda automaticamente para o modo Híbrido e faz a gestão mais eficiente de ambos os motores, recuperando energia das desacelerações para manter a bateria com, pelo menos oito por cento de capacidade. Isso permite que os arranques e outras situações de condução se continuem a fazer em modo elétrico.

Não obstante o peso adicional da bateria, o comportamento dinâmico é bastante equilibrado e agradável, o que se deve a uma direção elétrica que se revelou rápida e corretamente assistida. Por outro lado, o esquema da suspensão independente privilegia o conforto em todos os tipos de pisos.

VEREDICTO

Proposto por 32.100 euros, o Ceed Sportswagon PHEV assume-se como uma alternativa bastante interessante às versões equipadas com motor de combustão, desde que se tenha a possibilidade de carregar externamente a bateria. A autonomia elétrica de quase 60 quilómetros e um consumo médio de 2,7 litros nos primeiros cem quilómetros prometem baixos custos de utilização na maioria dos trajetos diários pendulares. Se for necessário fazer viagens maiores existe sempre o depósito de gasolina para assegurar a mobilidade. Além disso, o equipamento de conforto é completo, enquanto espaço para ocupantes e bagagens também não falta. Outro argumento consiste na garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.   

 

Gostámos Gostámos

Consumo combinado

Com a bateria totalmente carregada é possível percorrer quase 60 quilómetros em modo elétrico e obter um consumo de combustível de 2,7 l/100 km. Em viagens longas e com a bateria sem carga é possível obter valores médios de 5,7 l/100 km.

Sistema de regeneração

O sistema travagem regenerativa revelou-se bastante eficiente, permitindo recuperar energia cinética e carregar a bateria durante a marcha por inércia ou travagem, contribuindo para a obtenção de baixos consumo de combustível.

Ar condicionado

A marca coreana introduz uma funcionalidade denominada “Driver Only”, ativada através de um novo botão no tablier, que desativa instantaneamente a distribuição do ar para todas as saídas, exceto a que está mais próxima do condutor.

Não Gostámos Não Gostámos

Ausência sistema navegação

O equipamento de conforto é bastante completo, mas o sistema de navegação não integra a dotação, não sendo possível ter acesso a algumas funcionalidades específicas dos modelos recarregáveis, como os postos de carregamento mais próximos.

Carregamento elétrico

Apesar da relativa reduzida capacidade da bateria de 8,9 kWh, o tempo de carregamento poderia ser mais rápido, mesmo em postos públicos. A explicação deve-se a um carregador de bordo com apenas 3,3 kW de potência.

Assistência condução

O Kia Ceed SW PHEV já vem com sistemas de assistência como a manutenção na faixa de rodagem ou o regulador da velocidade de cruzeiro. Talvez para não penalizar o preço, a marca tenha optado por não incluir outros assistentes.


Kia Ceed SW 1.6 GDI 6DCT PHEV Drive

Preço 32.100

Motor Gasolina, 1580 cc
Potência combinada 141 cv às 5700 rpm
Binário 265 Nm às 4000 rpm
Transmissão DCT, 6 vel.
Peso 2030 kg
Comp./Larg./Alt. 4,60/1,80/1,47 m
Dist. entre eixos 2,65 m
Mala 437 l
Desempenho 10,8 0-100 km/h; 195 km/h Vel. Máx.
Consumo 1,5 (2,7) l/100 km
Emissões CO2 29 g/Km

Equipamento
Série: Controlo eletrónico de estabilidade, travagem autónoma de emergência, assistente à manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor, travão de estacionamento elétrico, ar condicionado bi-zona, computador de bordo, volante multifunções, direção assistida elétrica, rádio com leitor de mp3, ecrã tátil de 8”, cruise control, acesso e arranque sem chave, sensores de luz e chuva, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, assistente de máximos, sistema de monitorização da pressão de pneus