A versão híbrida plug-in do Kia Ceed SW oferece uma elevada eficiência, um equipamento completo, um amplo espaço para ocupantes e bagagens. Mas o maior trunfo é, sem dúvida, o baixo consumo, que permite a esta proposta assumir-se como uma alternativa aos diesel tradicionais.
A terceira geração do Ceed é proposta em duas versões de carroçaria, berlina e Sportswagon, sendo que esta última passou a estar disponível numa variante híbrida plug-in, com uma autonomia elétrica anunciada de até 60 quilómetros, e num único nível de equipamento, Drive.
A versão híbrida plug-in do Ceed Sportswagon recebe elementos de design específicos, incluindo a grelha dianteira “nariz de tigre” fechada, que otimiza a eficiência aerodinâmica, assim como emblemas exteriores com a indicação “eco plug in”.
O Ceed Sportswagon conta ainda com os pára-choques na cor da carroçaria das versões GT-Line, sublinhando as linhas aerodinâmicos e o visual desportivo. Específica é igualmente a tomada de carregamento integrada no guarda-lamas dianteiro esquerdo.
Em termos de dimensões exteriores, o Ceed Sportswagon PHEV é idêntico ao das versões de combustão, com um comprimento exterior de 4,60 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura 1,47 metros. Por outro lado, a bagageira viu a sua capacidade ser reduzida de 625 litros para 437 litros para permitir a instalação da bateria por baixo da carroçaria.
INTERIOR
Os interiores da Kia têm evoluído bastante nos últimos anos e o habitáculo do Ceed Sportswagon é um claro testemunho desta tendência. A qualidade dos materiais está acima de qualquer suspeita e o painel de bordo, orientado para o condutor, apresenta um design funcional e intuitivo, que privilegia a simplicidade em vez do estilo.
A versão PHEV conta com algumas funcionalidades específicas, incluindo um indicador de carregamento, situado na parte superior do tablier, que permite ao condutor verificar o estado de carregamento a partir do exterior.
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O painel de instrumentos, por sua vez, possui um mostrador específico, com o indicador de potência no lado esquerdo – Charge, Eco e Power – e nível de carga da bateria. Na parte central encontra-se um pequeno ecrã que permite a visualização das informações do computador de bordo, sendo o acesso às mesmas asseguradas pelo volante multifunções.
A parte superior da consola central recebe um ecrã tátil de 8,25 polegadas para o sistema de infoentretenimento e também pode mostrar informações relevantes sobre o sistema de propulsão, como o nível de carga da bateria e gráficos de utilização de utilização de energia.
Apesar da muita informação disponibilizada no ecrã tátil, a Kia optou por manter comandos físicos para o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado, facilitando a regulação durante a condução.
Os ocupantes beneficiam de um generoso espaço para as pernas, ombros e cabeça, quer nos lugares dianteiros, quer traseiros.
MECÂNICA
No capítulo mecânico, esta versão do Kia Ceed SW recebe uma linha motriz híbrida plug-in, constituída por um motor atmosférico a gasolina de 1,6 litros e injeção direta, que desenvolve uma potência de 105 cv, e um motor elétrico de 44,5 kW (61 cv), associado a uma caixa de seis velocidades de dupla embraiagem. Esta última possibilita a transferência da totalidade da potência de ambos os motores em paralelo, com perdas mínimas de energia.
O motor elétrico permite circular durante os 60 quilómetros (anunciados) em circuito urbano e até uma velocidade máxima de 120 km/h. A potência e o binário são transmitidos ao eixo dianteiro. A associação entre os motores de combustão e elétrico permitem disponibiliza uma potência combinada de 141 cv e um binário de 265 Nm, assegurando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 10,8 segundos.
A linha motriz eletrificada inclui ainda uma bateria de polímero de lítio de 8,9 kWh de capacidade e um sistema de regeneração da travagem que permite recuperar a energia cinética e carregar a bateria durante a marcha por inércia ou travagem. A bateria também pode ser carregada externamente recorrendo a um posto de carregamento de 15 A, operação que pode demorar até 2h42m. Em alternativa é possível carregar numa tomada doméstica de 6 A ou 8 A, sendo possível recuperar a capacidade total em 6h45m ou 4h45m, respetivamente.
TECNOLOGIA
O Kia Ceed SW PHEV recebe o painel de instrumentos digital “Supervision” de 12,3 polegadas, concebido para fornecer informações claras, graças a um vasto conjunto de ecrãs gráficos. De alta resolução, este ecrã consiste num só mostrador sem interferências visuais, que substitui os mostradores do velocímetro e do conta-rotações convencionais.
Em termos de assistência à condução está apenas disponível o sistema de regulação da velocidade de cruzeiro, o limitador de velocidade e o sistema de manutenção na faixa de rodagem.
A dotação de série inclui ainda botão de ignição, espelhos elétricos rebatíveis eletricamente, faróis automáticos, sensores de luminosidade e chuva, travão de estacionamento elétrico, sensores de estacionamento e câmara traseira.
AO VOLANTE
O Ceed Sportswagon PHEV oferece uma posição baixa de condução e comandos facilmente acessíveis. A combinação de um volante ajustável em altura e profundidade com as várias possibilidades de regulação do banco permitem a qualquer um encontrar a melhor posição condução.
A versão híbrida plug-in do Ceed Sportswagon conta com quatro modos de condução: Automático (o sistema escolhe a opção mais eficiente), Híbrido (desde que exista carga na bateria, ambos os motores fazem mover o veículo), Elétrico (desde que a bateria esteja com carga) e Sport (acionado por um botão localizado junto à alavanca da transmissão).
Ultrapassada a autonomia elétrica, que no ensaio foi de 57 quilómetros, o sistema muda automaticamente para o modo Híbrido e faz a gestão mais eficiente de ambos os motores, recuperando energia das desacelerações para manter a bateria com, pelo menos oito por cento de capacidade. Isso permite que os arranques e outras situações de condução se continuem a fazer em modo elétrico.
Não obstante o peso adicional da bateria, o comportamento dinâmico é bastante equilibrado e agradável, o que se deve a uma direção elétrica que se revelou rápida e corretamente assistida. Por outro lado, o esquema da suspensão independente privilegia o conforto em todos os tipos de pisos.
VEREDICTO
Proposto por 32.100 euros, o Ceed Sportswagon PHEV assume-se como uma alternativa bastante interessante às versões equipadas com motor de combustão, desde que se tenha a possibilidade de carregar externamente a bateria. A autonomia elétrica de quase 60 quilómetros e um consumo médio de 2,7 litros nos primeiros cem quilómetros prometem baixos custos de utilização na maioria dos trajetos diários pendulares. Se for necessário fazer viagens maiores existe sempre o depósito de gasolina para assegurar a mobilidade. Além disso, o equipamento de conforto é completo, enquanto espaço para ocupantes e bagagens também não falta. Outro argumento consiste na garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.
Gostámos
Consumo combinado Com a bateria totalmente carregada é possível percorrer quase 60 quilómetros em modo elétrico e obter um consumo de combustível de 2,7 l/100 km. Em viagens longas e com a bateria sem carga é possível obter valores médios de 5,7 l/100 km. |
Sistema de regeneração O sistema travagem regenerativa revelou-se bastante eficiente, permitindo recuperar energia cinética e carregar a bateria durante a marcha por inércia ou travagem, contribuindo para a obtenção de baixos consumo de combustível. |
Ar condicionado A marca coreana introduz uma funcionalidade denominada “Driver Only”, ativada através de um novo botão no tablier, que desativa instantaneamente a distribuição do ar para todas as saídas, exceto a que está mais próxima do condutor. |
Não Gostámos
Ausência sistema navegação O equipamento de conforto é bastante completo, mas o sistema de navegação não integra a dotação, não sendo possível ter acesso a algumas funcionalidades específicas dos modelos recarregáveis, como os postos de carregamento mais próximos. |
Carregamento elétrico Apesar da relativa reduzida capacidade da bateria de 8,9 kWh, o tempo de carregamento poderia ser mais rápido, mesmo em postos públicos. A explicação deve-se a um carregador de bordo com apenas 3,3 kW de potência. |
Assistência condução O Kia Ceed SW PHEV já vem com sistemas de assistência como a manutenção na faixa de rodagem ou o regulador da velocidade de cruzeiro. Talvez para não penalizar o preço, a marca tenha optado por não incluir outros assistentes. |
Kia Ceed SW 1.6 GDI 6DCT PHEV Drive
Preço 32.100 €
Motor Gasolina, 1580 cc
Potência combinada 141 cv às 5700 rpm
Binário 265 Nm às 4000 rpm
Transmissão DCT, 6 vel.
Peso 2030 kg
Comp./Larg./Alt. 4,60/1,80/1,47 m
Dist. entre eixos 2,65 m
Mala 437 l
Desempenho 10,8 0-100 km/h; 195 km/h Vel. Máx.
Consumo 1,5 (2,7) l/100 km
Emissões CO2 29 g/Km
Equipamento
Série: Controlo eletrónico de estabilidade, travagem autónoma de emergência, assistente à manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção do condutor, travão de estacionamento elétrico, ar condicionado bi-zona, computador de bordo, volante multifunções, direção assistida elétrica, rádio com leitor de mp3, ecrã tátil de 8”, cruise control, acesso e arranque sem chave, sensores de luz e chuva, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, assistente de máximos, sistema de monitorização da pressão de pneus