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À venda no Outono com PHEV. Novo Opel Astra mostra-se em pleno

Texto: Francisco Cruz
Data: 18 de Julho, 2021

Depois do anúncio do enveredar pela Mobilidade Eléctrica, a Opel acaba de divulgar as primeiras imagens do próximo Astra – revolucionado na estética e no equipamento, mas, principalmente, agora já híbrido plug-in (PHEV) e com dois níveis de performance. A comercialização deverá iniciar-se já no próximo Outono.

Sustentado num percurso já com 30 anos, iniciado como sucessor do não menos emblemático Kadett, o Opel Astra prepara, agora, o lançamento da sua sexta geração. A qual será também a primeira a apresentar motorizações, ainda que não 100% elétricas, já eletrificadas.

Principal novidade num modelo que é, também, um dos mais importantes na oferta do construtor de Rüsselsheim, o próximo Astra estreia-se, assim, neste domínio, com a solução a passar – até por questões de diminuição de custos – pelas já conhecidas motorizações híbridas plug-in (PHEV) do grupo PSA.

O novo Opel Astra nas primeiras imagens em pleno
O novo Opel Astra nas primeiras imagens em pleno

Assim e propondo soluções, tanto a gasolina, como Diesel, o novo Opel Astra anuncia-se, desde já, com potências, no primeiro caso, que podem variar entre os 110 e os 130 cv, ao passo que, nos Diesel PHEV, a oferta pode chegar aos 225 cv.

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Independentemente o tipo de combustível escolhido, a garantia da oferta, de série, de transmissões manuais de seis velocidades, embora com as versões mais potentes a poderem acoplar, em alternativa, caixa automática de oito velocidades.

Opel Vizor traz mais tecnologia e espaço

Passando à estética, o anúncio, reafirmado através das fotos oficiais agora divulgadas, da adopção, pelo Astra, daquela que é a nova linguagem de design em vigor na marca alemã e que começa, desde logo, na frente Opel Vizor. Ou, dito de outra forma, a mesma frente estreada no novo Mokka.

As imagens agora reveladas reafirmam a presença do Opel Vizor no novo Astra
As imagens agora reveladas reafirmam a presença do Opel Vizor no novo Astra

Mantendo o posicionamento de familiar compacto de cinco portas, o próximo Opel Astra promete, contudo e graças também a um crescimento de 4 mm no comprimento (4,374 metros) e de 13 mm na distância entre eixos (2,675 metros), um maior espaço interior, além de mais capacidade de carga na bagageira – 422 litros é o valor anunciado à partida, contra os 370 litros da geração atualmente em comercialização.

A par destas melhorias, um reforço da tecnologia, desde logo, com a introdução da mais recente evolução da iluminação adaptativa Intelli-Lux LED Pixel, com 168 elementos LED, assim como e já no habitáculo, do painel de instrumentos Pure Panel. Solução 100% digital e com dois ecrãs de 10 polegadas integrados numa mesma superfície, a dispensar grande parte dos tradicionais botões físicos.

O Pure Panel é uma das presenças no interior do novo Astra, que não esconde algumas semelhanças com os modelos Peugeot
O Pure Panel é uma das presenças no interior do novo Astra, que não esconde algumas semelhanças com os modelos Peugeot

Preparado para o emparelhamento sem fios com smartphones, tanto através do Apple CarPlay, como do Android Auto, o novo Astra beneficia, ainda e segundo a Opel, de bancos ergonómicos com certificação AGR, contornos Sport ou Comfort, e posicionados 12 mm mais baixo que na geração anterior. Neste caso, a procurar juntar ao conforto, uma sensação de condução mais desportiva.

Melhor condução e segurança

Aliás e ainda neste domínio, o anúncio de um comportamento que a marca qualifica de “tão sereno quanto dinâmico”, graças, também, à adopção da arquitectura da EMP2 da PSA. Mas na qual a Opel garante ter incorporado, desde o início, o seu ADN.

O novo Opel Astra promete uma posição de condução mais desportiva
O novo Opel Astra promete uma posição de condução mais desportiva

Assim e a par da opção por suspensões do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás, a garantia de um aumento de 14% na rigidez face à torção, além de um reforço nos sistemas de segurança e ajuda à condução.

Entre estes, a presença de uma câmara multifunções colocada no pára-brisas, assim como de quatro câmaras na carroçaria (uma à frente, uma atrás e uma de cada lado), cinco sensores de radar (um à frente e um em cada canto) e sensores ultrassónicos dianteiros e traseiros. Tudo isto, integrado com conectividade e-horizon no Intelli-Drive 2.0, permitindo ao sistema adaptar a velocidade em curvas, fazer recomendações de velocidade e efetuar mudanças semiautomáticas de faixa.

A par da imagem, o novo Astra deverá oferecer, igualmente, uma condução mais "serena e dinâmica"
A par da imagem, o novo Astra deverá oferecer, igualmente, uma condução mais “serena e dinâmica”

Já a versão mais básica deste pacote, denominada Intelli-Drive 1.0, a presença do assistente de ângulo cego de longo alcance, o alerta de tráfego traseiro e o assistente ativo de posicionamento na faixa, capaz de manter o automóvel ao centro da faixa de rodagem.

Disponível estará, ainda e segundo avança a Opel, o programador de velocidade adaptativo, que aumenta ou diminui a velocidade de forma a seguir o veículo à frente – sem exceder a velocidade definida – e que pode, também, imobilizar o veículo. O qual, no caso de estar equipado com transmissão automática, também consegue retomar a marcha, de forma automática, graças à função “Stop & Go”.

A tecnologia promete não faltar no novo Opel Astra
A tecnologia promete não faltar no novo Opel Astra

Finalmente, da oferta de sistemas de assistência fará, também, parte, um grande ‘head-up display’ Intelli-HuD e o Intelli-Vision, um sistema assente em câmara e radar para facilitar o estacionamento.

Em comercialização já no Outono

Segundo anuncia a Opel, o novo Astra deverá iniciar comercialização, começando pela abertura do período de encomendas, já no próximo Outono.

O novo Astra inicia comercialização, também em Portugal, no Outono
O novo Astra inicia comercialização, também em Portugal, no Outono

Quanto às primeiras unidades do modelo que tem produção agendada para Rüsselsheim, na Alemanha, deverão começar a chegar aos concessionários, para entrega aos respectivos proprietários, no início de 2022.