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Ford Ranger Raptor. Prestações extremas com V6 de 288 cv

Texto: Carlos Moura
Data: 23 de Fevereiro, 2022

Mais exclusividade e prestações extremas é o que promete a nova Ford Ranger Raptor, equipada com o motor a gasolina V6 biturbo de 3,0 litros Ford EcoBoost com 288 cv. A pick-up mais potente desta gama foi projetada para oferecer as melhores prestações para os adeptos do todo-o-terreno mais radical. A nova Ranger Raptor chega no final do verão e é a primeira versão da mais recente geração da Ranger a ser lançada na Europa. 

Após a revelação da mais recente geração da Ranger, a Ford acaba de apresentar a versão topo de gama da sua pick-up, que mantém a designação Raptor. A principal novidade consiste no motor a gasolina V6 biturbo de 3,0 litros, otimizado para oferecer o mais elevado desempenho no asfalto e em fora de estrada.

Desenvolvida pela Ford Performance na Austrália, a segunda geração da Ranger Raptor herdou o estilo arrojado e robusto da nova geração da Ford Ranger, destacando-se nesta versão os guarda-lamas alargados e o desenho em “C” dos faróis que realçam a largura da carroçaria. O design das letras da marca na grelha e o imponente pára-choques separado proporcionam uma imagem ainda mais musculada.

Imagem musculada

O sistema de iluminação inclui faróis de matriz LED, com luzes diurnas em LED, assim como luzes de curva preditivas, máximos sem brilho e nivelamento automático dinâmico para assegurar a melhor visibilidade aos condutores e aos outros utilizadores da estrada.

Por baixo dos guarda-lamas encontram-se musculadas jantes de 17 polegadas, que montam pneus de todo-o-terreno. As entradas de ar, as linhas aerodinâmicas e os degraus laterais em alumínio fundido ajudam a melhorar a funcionalidade da pick-up.

O pára-choques traseiro, por sua vez, foi colocado numa posição elevada para não comprometer o ângulo de saída e dispõe de um degrau integrado, assim como a barra de reboque. 

Novo V6 biturbo

Para prestações ainda mais exclusivas da nova Ranger Raptor contribui, mas não só, o novo motor V6 biturbo de 3,0 litros, o qual desenvolve uma potência de 288 cv e um binário de 491 Nm, isto é, mais 75 cv, mas menos 9 Nm, do que o atual propulsor diesel Ford EcoBlue biturbo de quatro cilindros em linha e 2,0 litros. Este último continuará a ser proposto na nova Ranger Raptor, mas só chega em 2023, enquanto o novo V6 estará disponível já no final do verão de 2022. 

O novo motor a gasolina V6 3.0 biturbo possui um bloco de cilindros compactado em ferro-grafite que é cerca de 75% mais resistente e até 75% mais rígido do que o bloco em ferro fundido tradicional. O novo propulsor foi otimizado pelos engenheiros da Ford para proporcionar uma resposta imediata às solicitações do acelerador e conta com um sistema anti-inércia desenvolvido para competição, semelhante ao inicialmente existente no Ford GT de estrada e no Focus ST.

Sonoridade à escolha

O novo motor está preparado para assegurar uma aceleração sem esforço em qualquer tipo de piso: terra, lama ou areia. Paralelamente, os engenheiros da Ford Performance tiveram a preocupação de desenvolverem um sistema de escape ativo, controlado eletronicamente, que amplifica a sonoridade do motor através de quatro modos selecionáveis a partir de um modo de condução. 

Segundo a Ford, o novo sistema anti-lag mantém os dois turbos em rotação durante até três segundos, após o condutor aliviar o acelerador à saída das curvas ou durante as passagens de caixa, quando o utilizador volta a pressionar. O motor V6 de 3,0 litros também foi programado com um perfil individual para a resposta do turbocompressor em cada uma das dez relações da caixa de velocidades automática, originalmente desenvolvida para o Ford Mustang.

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Em alternativa também é possível selecionar um modo de condução que utilize uma das quatro definições: Quiet (prioridade ao silêncio em vez do desempenho e sonoridade); Normal (para o dia-a-dia, em que a sonoridade não é demasiado elevada, sendo aplicado por defeito nos modos de condução “Normal, Escorregadio, Lama e Rochas); Sport (sonoridade mais elevada e agressiva); Baja (sistema de escape direto que se destina apenas a utilização em fora de estrada).

Suspensão sofisticada

O chassis da Ranger Raptor também foi preparado para oferecer as melhores aptidões em todo-o-terreno, destacando-se os novos apoios e reforços especiais em pontos críticos como o pilar “C”, caixa de carga e roda sobressalente, assim como estruturas específicas para os limitadores da suspensão, torres da suspensão e apoios dos amortecedores traseiros.

As melhorias na suspensão visam aproveitar ao máximo o rendimento dos novos amortecedores Fox Live Valve, possibilitando uma adaptação em tempo real para assegurar o melhor controlo da carroçaria em estrada, absorvendo ao mesmo tempo as irregularidades e sulcos na condução em fora de estrada. 

Estes amortecedores da Fox são os mais sofisticados de sempre na Ranger Raptor e diferenciam-se da geração atual por utilizarem uma tecnologia que utiliza uma mistura de óleo infundido com Teflon para uma redução do atrito em cerca de 50%. A equipa de engenharia da Ford procurou melhorar ainda mais o desempenho destes amortecedores da Fox, recorrendo a testes, quer simulações por computador, quer em condições reais. 

A marca sublinha que tudo foi concebido para obter o melhor equilíbrio entre conforto, controlo, estabilidade e tração em estrada e fora de estrada, desde o ajuste dos parâmetros das molas até à regulação da altura em andamento, afinação das válvulas e aferição dos pontos de amortecimento.

Para proteger a parte inferior do veículo dos severos embates no solo, o sistema Fox Bottom-Out Control proporciona a máxima força de amortecimento nos últimos 25 por cento do curso do amortecedor. Da mesma forma, o sistema pode endurecer os amortecedores traseiros para evitar o “afundamento” da carroçaria do Ranger Raptor sob forte aceleração, melhorando a estabilidade do veículo.

Aptidões em fora de estrada

A capacidade do Ranger Raptor para enfrentar terrenos acidentados foi reforçada com fortes medidas de proteção sob a carroçaria. A placa de proteção dianteira tem praticamente o dobro do tamanho da unidade montada de série na nova geração da Ranger, e é fabricada em aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura. 

Esta placa, combinada com a proteção inferior do motor e a proteção da caixa de transferência, foi concebida para proteger componentes essenciais, tais como o radiador, sistema de direção, travessa dianteira, cárter do motor e diferencial dianteiro. 

A Ranger Raptor recebe um avançado sistema de tração integral às quatro rodas com uma nova caixa de transferência de duas velocidades on-demand, controlada eletronicamente, combinada com o bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro, uma funcionalidade extremamente apreciada pelos entusiastas do todo-o-terreno mais radical. 

Para conferir ao novo Ranger Raptor reais capacidades para enfrentar qualquer tipo de piso, sejam estradas alcatroadas, lama ou sulcos – e tudo o mais pelo meio – a Ford introduziu uma gama de sete modos de condução selecionáveis, incluindo o Baja, orientado para fora de estrada, que configura os sistemas eletrónicos do veículo para o máximo desempenho em condução off-road a alta velocidade. 

Cada um dos modos ajusta um número de componentes: motor, transmissão, sensibilidade e calibração do ABS, controlos de tração e estabilidade, acionamento da válvula de escape, e resposta da direção e do acelerador. 

Os indicadores, as informações sobre o veículo e as cores do painel de instrumentos e no ecrã táctil central, alteram-se em função do modo de condução selecionado. Para condução em pisos alcatroados estão disponíveis três modos: Normal (concebido para conforto e baixos consumos), Sport (para uma condução dinâmica em estrada), Escorregadio (condução em pisos escorregadios ou irregulares).

Sete modos de condução

Para condução em fora de estrada, os utilizadores da Ranger Raptor podem selecionar mais quatro modos: Rock crawl (para um controlo de condução ideal, a baixa velocidade, em terrenos pedregosos ou irregulares); Areia (otimiza as passagens de caixa e a entrega de potência de forma a progredir em areia e neve espessa); Lama (para a máxima aderência no arranque e manter o veículo em andamento); Baja (define todos os sistemas para o rendimento máximo, permitindo velocidades elevadas em todo-o-terreno).

A nova Ranger Raptor oferece ainda o Trail Control, que funciona como um controlo de velocidade de cruzeiro para fora de estrada. O sistema tem apenas de definir uma velocidade inferior a 32 km/h e a pick-up fará a gestão automática da aceleração e travagem, deixando que o condutor se concentre a sua atenção na condução em terrenos difíceis. 

Interior específico

A cabina da Ranger Raptor apresenta elementos específicos como os novos bancos desportivos dianteiros e traseiros, com design inspirado nos aviões de combate, para aumentar o conforto e oferecer mais apoio em curvas a alta velocidade. 

As inserções em Laranja Code no painel de instrumentos, nos revestimentos e nos bancos conjugam-se com a iluminação ambiente do Ranger Raptor, a qual inunda o interior com um brilho âmbar. 

O volante desportivo revestido a couro premium, com aquecimento, apoios para os polegares, marcação do centro e patilhas em magnésio para comando da caixa de velocidades, completa o toque desportivo. 

Os ocupantes irão também beneficiar da mais recente tecnologia digital, destacando o painel de instrumentos totalmente digital de 12,4 polegadas e um ecrã central de 12 polegadas dotado da nova geração do sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC4, que oferece compatibilidade wireless com os sistemas AppleCarplay eAndroid Auto. Um sistema de som B&O de oito colunas garante uma banda sonora perfeita para cada aventura em estrada ou em todo-o-terreno.

As primeiras unidades da nova Ranger Raptor vão começar a ser entregues aos clientes europeus no final do verão deste ano.