Publicidade

Ford Ranger Raptor. Nova série especial ainda mais exclusiva

Texto: Carlos Moura
Data: 10 de Junho, 2021

Protagonista do novo filme “The Good, the Bad and the BAD-RSE”, a nova Ford Ranger Raptor Special Edition surge ainda mais radical e mais exclusiva, com acabamentos que sublinham o seu caráter de pick-up premium. Chega em outubro.

A Ford lançou uma nova série especial e limitada da versão topo de gama da sua pick-up, Ranger Raptor, que oferece novos conteúdos exteriores e interiores que visam reforçar a sua exclusividade.

Disponível nas cores Azul Performance, Cinza Conquer e Branco Frozen, a Ranger Raptor Special Edition distingue-se exteriormente pelas faixas duplas em preto mate – com rebordos em linhas de contraste a vermelho – no capot, tejadilho, painéis laterais inferiores da carroçaria, asas traseiras e portão traseiro. 

Como complemento às faixas desportivas, os ganchos de reboque dianteiros apresentam uma cor vermelha, enquanto os guarda-lamas alargados, os pára-choques dianteiro e traseiro, os puxadores das portas e a grelha com relevo Ford recebem um acabamento em preto mate, transmitindo uma imagem ainda mais imponente que os detalhes exteriores cinzentos da versão de série da Ranger Raptor.

O interior da cabina também foi personalizado com novos acabamentos com costuras vermelhas no volante, painel de instrumentos e painéis das portas. Os bancos em couro de elevada granulometria, que são de série, foram concebidos para oferecerem o máximo conforto e apoio, quer se trata de um terreno acidentado ou de uma estrada lisa. Esta versão conta igualmente com um painel de instrumentos em cor Raceway Grey que confere uma maior exclusividade.

Otimizada para fora de estrada

A Ford Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance como a versão topo de gama da pick-up, caraterizando-se por assentar num chassis ultra-robusto, contando com uma suspensão e pneus específicos, assim como a motorização mais potente do bloco diesel Ford EcoBlue de 2,0 litros.

Para assegurar melhores aptidões em fora de estrada, a Ranger Raptor viu as vias serem alargadas em 150 mm relativamente à Ranger XLT, enquanto ao altura ao solo aumentou 51 mm. 

A suspensão específica utiliza triângulos duplos de alumínio à frente e uma arquitetura traseira de braços múltiplos, com amortecedores FOX com Position Sensitive Damping (Sistema de Gestão Ativa do Amortecimento) que ajusta as forças de amortecimento em função dos cenários de condução. Os pneus todo o terreno General Grabber AT3 oferecem a máxima aderência em superfícies de baixa aderência, como pedras soltas. 

No capítulo mecânico, a Ranger Raptor está equipada com o motor diesel Ford EcoBlue 2.0 Bi-turbo de 213 cv e 500 Nm de binário, associado a uma caixa automática de dez velocidades, desenvolvida originalmente para o desportivo Ford Mustang.

O exclusivo sistema Terrain Management System do Ranger Raptor permite aos condutores enfrentar uma vasta gama de terrenos e tipos de condução, incluindo o Modo Baja – cujo nome faz referência ao famoso rali do deserto Baja 1000 – para um eficaz desempenho todo o terreno.

Estrela de novo filme da Ford

A Ranger Raptor Special Edition é a estrela do novo filme da Ford, intitulado “The Good, the Bad and the Bad-SER”, onde consegue  escapar a um grupo de bandidos numa cidade do “oeste selvagem”, contando com a ajuda de outros modelos Ranger.

Com múltiplas referências a icónicos filmes de cowboys, o filme foi rodado num verdadeiro cenário Spaghetti Western em Espanha, e inclui os espetaculares saltos e derrapagens controladas (power-slides) do video de lançamento original do Ranger Raptor, que já conta com mais de cinco milhões de visualizações. 

A Ford Ranger Raptor Special Edition chega aos concessionários da marca a partir de outubro de 2021, juntando-se às versões MS-RT, Stormtrak e Wolftrak.