Ford Ranger Raptor

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Ford Ranger Raptor. À imagem da F150

Texto: Carlos Moura
Data: 16 de Maio, 2020

Com design radical inspirado na F150 Raptor, motor de 213 cv, suspensão oriunda da competição, a Ranger Raptor está preparada para todos os desafios.

A pick-up mais vendida nos Estados Unidos é a Ford F150, que tem como topo de gama a versão Raptor, a qual se carateriza não só por apresentar um aspeto imponente e robusto como também por oferecer prestações quase desportivas, com base num motor V6 biturbo a gasolina com 450 cv.

Apesar de ser um sucesso nos Estados Unidos, o conceito da F150 Raptor não tem condições para “vingar” na Europa, onde as estradas não são tão largas, os centros urbanos são mais densos e o preço do combustível é mais elevado. A solução da Ford passou então por adaptar a receita da F150 Raptor à realidade europeia, aplicando este conceito na variante de cabina dupla da pick-up Ranger, que se tornou na versão de topo desta gama.

Imagem radical é um dos argumentos da Ranger Raptor
Imagem radical é um dos argumentos da Ranger Raptor

Desenvolvida na Austrália pela Ford Performance, a Ranger Raptor distingue-se do modelo base pela grelha dianteira, claramente inspirada na da F150 Raptor, que domina o espaço entre os faróis de xénon de alta densidade e as barras de proteção montadas no pára-choques dianteiro, que também possui novos faróis de nevoeiro em LED e condutas de ar funcionais, do tipo cortina, que otimizam o fluxo aerodinâmico ao longo da carroçaria.

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Os guarda-lamas dianteiros foram igualmente alargados e são construídos em material compósito para resistirem aos danos decorrentes da condução em fora de estrada, alem de possibilitarem um maior curso da suspensão e pneus de grandes dimensões na medida 285/70R17 da BF Goodrich. Os estribos laterais foram concebidos para evitar a projeção de pedras na traseira e dispõem de pontos de drenagem para evitar a acumulação de areia, lama e neve.

A decoração é um dos poucos opcionais desta versão
A decoração é um dos poucos opcionais desta versão

Para enfrentar as condições mais difíceis em fora de estrada, a Ranger Raptor apresenta uma distância ao solo de 28,3 cm e 85 cm de passagem a vau, um ângulo de ataque de 32,5º e ângulos de rampa e saída de 24º.
Para anular os efeitos de objetos ou obstáculos em fora de estrada, a Ranger Raptor está protegida por uma chapa em aço de alta resistência, com 2,3 mm de espessura, na zona inferior.

Caixa automática

Em termos mecânicos, o motor V6 a gasolina da F150 Raptor dá lugar a um bloco de quatro cilindros em linha de 2,0 litros, Ford EcoBlue biturbo, que foi “evoluído” para desenvolver uma potência máxima de 213 cv e um binário de 500 Nm entre as 1500 rpm e as 2500 rpm.

A caixa automática de dez velocidades foi herdada do novo Mustang
A caixa automática de dez velocidades foi herdada do novo Mustang

A associação a uma caixa automática de dez velocidades (a mesma da F150 Raptor e do Mustang) permite retirar todo o partido do motor e ultrapassar com demasiada facilidade os limites legais de velocidade. Em fora de estrada, a combinação entre motor e transmissão permite aproveitar toda a disponibilidade de binário para superar a maioria das situações. No que se refere ao consumo de combustível, o computador de bordo indicou um valor médio de 10,7 l/100 km durante o ensaio, um valor acima dos 8,9 l/100 km anunciados pela marca.

Surpreendente pela positiva é também o conforto a bordo e em todos os tipos de pisos, que se deve a uma suspensão inspirada na competição, preparada para enfrentar os terrenos mais duros a elevada velocidade. Um contributo precioso é assegurado pelos amortecedores FOX, com sistema ativo (Position Sensitive Damping) e um maior curso atrás e à frente, que permite superar as condições mais extremas em fora de estrada, bem como menores forças em utilizações mais moderadas, aumentando o conforto em estrada.

A suspensão é inspirada na competição
A suspensão é inspirada na competição

A Ranger Raptor vem equipada com o sistema de gestão do terreno (TMS), que permite selecionar através de comandos no volante seis modos distintos condução – Normal, Sport, Erva, Gravilha, Neve, Lama e Areia – bem como um modo exclusivo off-road baja para uma intensa experiência de todo-o-terreno. Os diferentes modos de tracção são selecionados através de um comando giratório.

Equipamento completo

Além do exterior também do interior da Raptor se diferencia da restante gama, assumindo-se como a versão de topo da gama Ranger. Os bancos possuem revestimento e pele com a designação Raptor. O painel de instrumentos é específico, assim como o volante (com detalhes a vermelho), que conta com patilhas de grandes dimensões em metal.

Bancos são em pele e apresentam referência Raptor
Bancos são em pele e apresentam referência Raptor

O equipamento de conforto e segurança também é bastante completo, incluindo sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, ecrã tátil de oito polegadas, modem integrado a bordo (FordPass Connect), ar condicionado automático, câmara de visão traseira, controlo em descida, controlo automático de velocidade adaptativo, assistência à pré-colisão, sistema de manutenção na faixa de rodagem, entre outros.

Quanto ao preço, a Ranger Raptor é proposta a partir de 63.936 euros. Tudo é de série com exceção da pintura metalizada (508 euros) e dos autocolantes Raptor (915 euros). A imagem radical e as elevadas prestações são os principais argumentos da versão de topo da Ranger.