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Um Ford GT para celebrar Le Mans

Texto: André Bettencourt Rodrigues
Data: 15 de Agosto, 2017

O ‘timing’ para construção do novo Ford GT serviu dois propósitos. Por um lado, dar à marca da oval azul um super desportivo que pudesse combater com os rivais da McLaren, Porsche, Chevrolet (Corvette) ou Mercedes. Depois, recuperar a história fabulosa da insígnia e do modelo nas 24 Horas de Le Mans, lançando-o a tempo (ou melhor, homologando-o, já que a versão de competição ineditamente saiu primeiro do que a variante de estrada) da edição que assinalava o 50º aniversário da primeira vitória, em 1966. Resultado? Novo triunfo, a forma de comemorar na perfeição a efeméride.

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Foi por isso com pompa e circunstância que a Ford lançou no decorrer do ano passado a ’66 Heritage Edition, cujo esquema de cores e detalhes homenageiam precisamente o carro que deu o triunfo inaugural em Le Mans.

                 Ford GT Heritage Edition 67

 

Só que a casa norte-americana venceu a prova durante três anos consecutivos… motivos mais do que suficientes para lançar mais uma edição especial, no caso a honrar o modelo que, com A.J. Foyt e Dan Gurney ao volante, subiu ao lugar mais alto do pódio em 1967.

Ao contrário da versão de 1966, pintada de negro, a carroçaria deste Ford GT é revestida a vermelho com riscas brancas e inclui um pacote especial que complementa a pintura com detalhes em fibra de carbono.

Não se sabe quantas edições Heritage serão construídas, apenas que virão em número limitado e que a Ford planeia construir somente 250 GT’s no decorrer deste ano, cujo preço base ronda os 450 mil dólares.

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Caso não consiga apanhar esta, o mais provável é que a Ford lance uma derradeira edição com base no carro nº9, com o esquema de cores da Gulf, conduzido por Pedro Rodriguez e Lucien Bianchi na vitória de 1968.