O crossover compacto da Lexus é o UX, que combina um ambiente premium com a competência já conhecida do sistema híbrido da marca japonesa. A versão de entrada na gama é a UX250h Executive+, que não sendo a mais equipada nem a mais luxuosa, se distingue por um posicionamento competitivo em termos de preço. Será o suficiente?
A Lexus está presente no segmento dos SUV compactos premium com o modelo UX, um sofisticado crossover concebido para o denso ambiente urbano. Entre os seus argumentos destacam-se as dimensões exteriores, com um comprimento máximo a não ir além dos 4,5 metros, uma largura de 1,84 metros e uma altura de 1,52 metros.
No que se refere à imagem, o UX adota os mais recentes códigos de estilo da Lexus, incluindo a denominada grelha "spindle", complementada por generosas entradas de ar e óticas LED com um formato moderno.
O perfil é marcado pelas proteções laterais na zona das rodas, montadas em jantes de 17" no nível de equipamento Executive+, que transmitem um aspeto robusto, assim como as inserções "Hybrid nas portas anteriores, enquanto a traseira apresenta uma extensa barra de iluminação, que incorpora os faróis.

Para se manter atualizado num segmento onde tem de enfrentar concorrentes como o Alfa Romeo Tonale, o BMW X1, o Mercedes-Benz GLA, o Range Rover Evoque ou o Volvo XC40, o Lexus UX tem vindo a receber diversas atualizações, algumas bastante discretas e quase impercetíveis como o caso desta versão MY2022,.
Além disso, o SUV compacto da Lexus também tem a particularidade de ser proposto no mercado nacional apenas em versões eletrificadas, híbridas puras, caso do UX250h, ou elétricas, UX300e.
INTERIORO interior do UX250h conta com materiais de qualidade, embora na parte inferior do painel de bordo possam ser encontrados alguns plásticos mais duros. A construção, no entanto, é sólida. Nota-se que a Lexus se esforçou por oferecer o mesmo ambiente premium de outros modelos de maiores dimensões da marca.
No que se refere à habitabilidade, esta é excelente nos lugares dianteiros, estando tudo orientado para o condutor, embora algumas soluções escolhidas para alternar entre os modos de condução e o comando do tipo touch pad que permite aceder às funções do sistema de informação e entretenimento possam exigir alguma habituação.
LEIA TAMBÉM Primeiro modelo 100% elétrico. Lexus UX300e já pode ser reservado em Portugal
A parte superior do painel de bordo recebe um ecrã TFT de 7 polegadas, assim como um pequeno relógio analógico, enquanto a parte intermédia da consola central possui as saídas da ventilação e os comandos físicos do ar condicionado.

Se os ocupantes dos lugares dianteiros não têm problemas de espaço para as pernas e cabeça, o mesmo não podem dizer dos passageiros dos assentos traseiros. Para começar, o acesso é difícil devido ao reduzido ângulo de abertura das portas. Por outro lado, a largura do habitáculo permite transportar apenas dois adultos, cujos joelhos vão "colados" às costas dos bancos dianteiros.
Espaço também não abunda na bagageira, cuja capacidade de 320 litros é inferior à dos principais concorrentes. A instalação da bateria por baixo deste compartimento retirou espaço útil. Mesmo assim ainda pode ser encontrado um pequeno compartimento por baixo da tampa para guardar pequenos objetos.
MECÂNICA
Construído a partir da plataforma GA-C, a mesma que pode ser encontrada em modelos como o Toyota Corolla ou o C-HR, o Lexus UX250h utiliza um sistema híbrido que reúne um motor a gasolina de 2,0 litros, que funciona no ciclo Atkinson, e um motor elétrico elétrico. Combinados desenvolvem uma potência de 184 cv e um binário de 190 Nm.
A transmissão da potência às rodas dianteiras é efetuada por uma caixa de velocidades de variação contínua, com controlo eletrónico, que, no entanto, se revelou algo ruidosa nos regimes de rotação mais elevados.

O utilizador pode selecionar três modos de condução - Normal, Eco e Sport - num comando giratório localizado no lado direito do painel de instrumentos, uma das estranhas originalidades da Lexus.
O modo Sport é responsável por assegurar as prestações dinâmicas anunciadas (8,5 segundos para aceleração dos 0 aos 100 km/h), enquanto o Eco privilegia a economia, sendo anunciado um consumo médio de 5,3 litros aos 100 km.
Como é um sistema híbrido "puro" não é possível percorrer mais do que três quilómetros em modo elétrico, desde que a bateria esteja carregada, mas se o utilizador for suave com o pedal do acelerador no tráfego de pára-arranca ainda consegue andar qualquer coisa apenas com o motor elétrico.
TECNOLOGIANo nível de equipamento Executive+, o Lexus UX250h recebe o sistema de informação e comunicação Lexus Media Display que inclui um ecrã TFT de apenas sete polegadas, cujas funcionalidades são controladas por um touch pad, localizado ao lado do seletor dos modos de condução, o qual poderia ser mais funcional e intuitivo.
Para facilitar a escolha das estações de rádio e do volume de som existem alguns botões físicos junto ao apoio de braços.
O Lexus Media Display, com sistema de navegação, é constituído por vários menús diferentes e cuja utilização poderá distrair mais o condutor do que um ecrã tátil. A própria resolução e definição do ecrã TFT poderia ser melhor. Este ecrã também possibilita o acesso às imagens da câmara traseira ou ao grafismo do fluxo de energia do sistema híbrido.

Uma das atualizações mais recentes no UX250h consiste na compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que passou a ser de série.
Para apoiar a condução, o SUV compacto da Lexus conta com vários sistemas de assistência, incluindo Lexus Safety System, que compreende o assistente de colisões frontais ou saídas não intencionais da faixa de rodagem, assim como o cruise control adaptativo (DRCC) que permite manter a velocidade e a distância para o veículo da frente.
A dotação de série do Executive+, que consiste a versão de entrada na gama, compreende ainda o ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico, sistema Smart Entry & Start, carregador wireless, sensores de estacionamento traseiros e câmara traseira.
AO VOLANTEA posição de condução atrás do volante é aceitável, mas não propriamente impressionante. A versão Executive+ permite regular o banco em seis posições, mas apenas manualmente.
A visibilidade para a frente é bastante boa, mas para trás nem tanto devido à linha descendente da carroçaria e ao formato do pilar traseiro. Os sensores traseiros e a câmara ajudam a ultrapassar esse constrangimento.

A ignição é ativada através de um botão no lado direito do painel de bordo e o arranque é efetuado em modo elétrico. A direção é precisa e direta, graças à montagem da coluna da direção diretamente no subchassis, solução essa que também permite reduzir as vibrações.
A caixa de velocidades de variação contínua mantém as suas caraterísticas típicas, designadamente em termos de ruído a subir de rotação, mas os engenheiros da Lexus conseguiram torná-la um pouco mais suave, com reflexos positivos ao nível da entrega de potência.A combinação do motor de combustão com o elétrico permite ao UX250h acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos, um valor bastante aceitável para um SUV.
O comportamento dinâmico também é favorecido pelo baixo centro de gravidade, permitindo abordar as curvas mais rápidas de forma mais confiante, embora este UX250h tenha mais caraterísticas de veículo familiar do que de desportivo.

A eficiência do sistema híbrido também impressiona, com o computador de bordo a registar uma média combinada de 5,8 l/100 km durante o ensaio, embora também seja possível alcançar valores abaixo de 5,0 l/100 km em ambiente urbano e num ritmo bastante relaxado.
Em autoestrada, a média sobe facilmente para mais de seis litros. Mesmo assim e atendendo a que se trata de um bloco de dois litros, não deixam de ser valores bastante interessantes face a muitos veículos diesel atuais ou a híbridos plug-in depois de se esgotar a capacidade da bateria.
VEREDICTOPersonalidade não falta a este SUV compacto da Lexus sobretudo para quem aposta num produto premium diferente. A qualidade de construção está acima da média, embora alguns plásticos pudessem ser melhores, enquanto o espaço nos lugares traseiros e na bagageira também pudesse ser mais generoso. Por outro lado, o nível de equipamento da versão Executive+ privilegia um posicionamento de preço competitivo face à concorrência, já que esta proposta está disponível a partir de 49.100 euros e conta com vários sistemas de assistência à condução.

Além disso, o sistema híbrido da Lexus revelou-se bastante eficiente, permitindo às famílias realizar longas viagens com custos relativamente contidos. Neste capítulo contribui igualmente a sua classificação como Classe 1 nas autoestradas, sem contrato de Via Verde.
Gostámos
Estilo O estilo distinto do UX250h é sublinhado pela grelha frontal "Spindle" com as suas costuras em formas geométricas e pelas óticas sofisticadas, assim como uma guarnição encastrada na parte inferior do pára-choques. | Classe 1 Ao contrário de alguns concorrentes, o UX250e é sempre Classe 1 nas portagens das autoestradas, o que se deve ao baixo centro de gravidade, à altura inferior a 1,1 metros, medida na vertical do primeiro eixo e às jantes de 17 polegadas. | Sistema híbrido O sistema híbrido da Lexus é bastante eficiente e permite a obtenção de consumos de combustíveis relativamente baixos para um veículo equipado com um motor a gasolina de 2,0 litros. O motor elétrico dá uma preciosa ajuda neste capítulo. |
Não Gostámos
Bagageira A instalação da bateria por baixo do compartimento da bagageira teve como reflexo uma diminuição da capacidade para 320 litros, abaixo dos principais concorrentes. Por outro lado também não se compreende a opção por uma chapeleira flexível. | Habitabilidade traseira Os lugares traseiros oferecem pouco espaço para as pernas dos passageiros que ficam coladas às costas dos bancos dianteiros. O ângulo de abertura das portas também é apertado, penalizando as entradas e saídas dos ocupantes. | Ecrã de 7" A versão Executive+ recebe um ecrã TFT de sete polegadas, localizado no topo da consola central. A sua dimensão é mínima, especialmente se quisermos visualizar os mapas do sistema de navegação da Lexus, que é de série. |