Publicidade

MY2023. Toyota Corolla ganha novos motores e tracção integral

Texto: Francisco Cruz
Data: 2 de Junho, 2022

Hoje em dia um dos modelos de maior sucesso na oferta do fabricante nipónico, o Toyota Corolla acaba de receber a sua mais recente atualização, na forma de Model Year 2023. A qual, além de uma motorização híbrida mais potente, ganha ainda um novo motor de combustão a gasolina, assim como a possibilidade de integração de um sistema de tracção integral.

Sobre as novidades agora introduzidas pela Toyota e começando pelo motor de combustão, trata-se de um 2,0 litros a gasolina com 171 cv de potência, que vem substituir o anterior quatro cilindros 1,8 litros de 141 cv, e que, além de mais potente, promete ser igualmente mais eficiente.

Por outro lado e não apenas este novo bloco, mas com todas as motorizações a gasolina, será proposta a nova caixa CVT de 10 velocidades.

O Corolla MY2023 ganha um novo e mais potente quatro cilindros a gasolina
O Corolla MY2023 ganha um novo e mais potente quatro cilindros a gasolina

Contudo e ainda no capítulo das novidades, destaque especial para o novo sistema de propulsão híbrido com sistema de tracção às quatro rodas, graças à colocação de um motor elétrico sobre o eixo traseiro, o qual contribui não apenas para uma maior potência, como também como forma de contrariar a derrapagem das rodas da frente, melhorando a trajetória nas curvas e reduzindo a subviragem.

LEIA TAMBÉM
Toyota GR ganha reforços. GR86 e GR Supra com caixa manual ainda mais radicais

Na base deste sistema híbrido, continua um quatro cilindros 1,8 litros a gasolina de ciclo Atkinson, embora e a partir deste Model Year 2023, com um novo motor elétrico de imã redesenhado e nova configuração da placa de aço electromagnética.

Já a bateria de iões de lítio, foi também atualizado e surge agora localizada sob o banco traseiro, procurando assegurar um centro de gravidade mais baixo.

Sistema de propulsão híbrido passa a contar com a mais-valia da tracção integral
Sistema de propulsão híbrido passa a contar com a mais-valia da tracção integral

Relativamente ao equipamento e níveis de equipamento, todas as versões do Corolla MY2023 contarão, de série, com sistema de informação e entretenimento com ecrã táctil de 8 polegadas, acrescido de atualizações OTA, assistente ativado por voz e sistema de navegação com base na Cloud.

Opcionalmente, o renovado Corolla pode receber, ainda e nalgumas versões, um sistema de áudio JBL premium com nove altifalantes e amplificador de 800W, além de estofos em couro, iluminação ambiente e carregamento wireless para smartphones, entre outros equipamentos.

O sistema de infotainment com ecrã de 8" faz parte do equipamento de série
O sistema de infotainment com ecrã de 8″ faz parte do equipamento de série

No capítulo da segurança, a disponibilização da versão 3.0 do Toyota Safety Sense e que é sinónimo das mais recentes atualizações de sistemas como o alerta de saída de faixa com assistente de direcção, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de trânsito, luzes de máximos automáticas, alerta de pré-colisão com detecção de peões e assistência à manutenção na faixa. Tudo isto, sem esquecer os sensores de estacionamento à frente e atrás, onde também está uma câmara de estacionamento.