Hyundai i30 Fastback 1.0 T-GDi N-Line

Hyundai i30 Fastback 1.0 T-GDi N-Line. Muita imagem e pouco motor

Com uma imagem ao melhor estilo dos coupés desportivos, o Hyundai i30 Fastback N-Line conta com um motor a gasolina 1.0 T-GDI de 120 cv, que não corresponde ao que sugere o visual exterior. Por outro lado, o equipamento é bastante completo, não só ao nível de conforto como segurança. O preço é outro dos fortes argumentos desta versão N-Line.

Apresentado pela Hyundai como um coupé de cinco portas, o i30 Fastback distingue-se pelo design de inspiração desportiva e pelas proporções dinâmicas, criadas por uma linha de tejadilho inclinada e um capot alongado.

Lançado em 2017, o Hyundai i30 Fastback foi renovado no ano passado, passando a ser disponibilizado apenas no nível de equipamento N-Line e com o motor a gasolina 1.0 T-GDi de 120 cv.

Com um comprimento exterior de 4,46 metros (mais 11,5 cm do que o modelo de dois volumes), uma largura de 1,79 metros e uma altura de 1,43 metros (menos três centímetros que o hatchback), o i30 Fastback N-Line apresenta uma zona central onde se destaca uma grelha bastante larga e os grupos óticos esguios nas extremidades do capot.

O pára-choques, por sua vez, possui uma grelha central inferior e aberturas laterais para melhorar o desempenho aerodinâmico.

Passando à secção traseira, as linhas do tejadilho inclinado ao estilo fastback fluem para um spoiler traseiro arqueado. O design do pára-choques foi otimizado para melhorar o desempenho dinâmico, enquanto os grupos óticos em LED com formato em "V" conferem um efeito simétrico entre a dianteira e a traseira.

INTERIOR

A Hyundai não é propriamente conhecida pelos interiores visualmente apelativos e o i30 Fastback N-Line não é exceção. Os materiais utilizados até têm uma boa textura e as superfícies onde se toca mais regularmente são agradáveis e, na verdade, a única zona onde se podem encontrar plásticos mais duros é junto ao travão de estacionamento.

Em termos de acabamentos, o i30 Fastback é convincente, com costuras a vermelho nos revestimentos dos bancos, pedais em alumínio e um volante desportivo que é semelhante a uma versão ainda mais desportiva, chamada i30 Fastback N. Esta alusão é sublinhada pela letra "N" no punho da caixa de velocidades manual e no volante.

Na parte superior da consola central encontra-se um ecrã tátil de 10,25", que dá acesso não só à informação geral de condução - permitindo gerir ao utilizador gerir as suas preferências como a velocidade, o consumo de combustível ou as funcionalidades dos sistemas de assistência à condução - como também ao sistema de navegação. O sistema também oferece compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.

LEIA TAMBÉM Fastback: Hyundai i30 com 3 volumes e 5 portas chega em 2018

Apesar da linha descendente do tejadilho, a posição de condução é baixa, o que significa que as pessoas de estatura mais elevada ainda contam com um generoso espaço para a cabeça.

A habitabilidade nunca foi propriamente brilhante nos coupés e o mesmo sucede no i30 Fastback. O espaço para a cabeça não é tão generoso como no i30 e os ocupantes de maior estatura arriscam-se a viajar com a cabeça a roçar no tejadilho.

Os assentos traseiros possuem uma repartição 60/40, mas não rebatem totalmente para se ganhar mais espaço. A bagageira tem uma capacidade de 450 litros, isto é, mais 55 litros do que o i30.

MECÂNICA

O Hyundai i30 Fastback N-Line está disponível com o motor turbo a gasolina Smartstream, de três cilindros e 998 cc que oferece uma potência máxima de 120 cv às 6000 rpm e um binário de 171 Nm entre as 1500 rpm e as 4000 rpm.

Este propulsor está dotado com a tecnologia de duração continuamente variável das válvulas (CVVD), que possibilita ao motor alternar entre diferentes ciclos de combustão em função da carga, maximizando a eficiência em todas as situações de condução.

A transmissão da potência às rodas dianteiras é efetuada por uma caixa manual inteligente (iMT) de seis velocidades, com sistema de embraiagem eletrónica. Segundo a Hyundai, esta transmissão permite desacoplar o motor de combustão quando o condutor deixa de carregar no pedal do acelerador, com reflexos ao nível do consumo de combustível, anunciando, neste capítulo, uma média combinada de 6,3 l/100 km.

Em termos de prestações, o i30 Fastback 1.0 T-GDi N-Line consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 188 km/h.

Para sublinhar o seu aspecto desportivo e melhorar o comportamento dinâmico, a suspensão foi rebaixada e recebeu uma afinação mais firme para garantir um comportamento dinâmico mais preciso.

TECNOLOGIA

À semelhança do modelos mais recentes da Hyundai, o i30 Fastback N-Line conta com os mais modernos conteúdos tecnológicos da marca, destacando-se o painel de instrumentos que conjuga o analógico - conta-rotações, indicadores do nível da temperatura e do combustível - com o ecrã digital "Supervision Cluster" de sete polegadas, o ecrã tátil de 10,25" na consola central com conectividade sem fios para acesso às aplicações através do Apple CarPlay ou Android Auto ou ao sistema de navegação, que também integra a dotação de série.

O sistema de infoentretenimento da Hyundai não será aquele que apresenta um melhor grafismo, mas oferece uma navegação fácil e é rápido a responder. Existem ainda alguns botões em volta do ecrã que permitem alternar entre o sistema de navegação, o rádio e as outras funções enquanto se conduz.

O equipamento de conforto compreende ainda a chave inteligente com botão de ignição, os sensores de chuva e luminosidade, o ar condicionado automático, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, entre outros.

No que se refere à segurança, o i30 Fastback N-Line conta com um leque alargado de assistentes à condução, integrados no denominado Hyundai SmartSense, como o alerta de arranque do veículo da frente, o alerta de fadiga do condutor, assistente de máximos, sistema de leitura de sinais de trânsito e o assistente à manutenção na faixa de rodagem com correção de trajetória.

AO VOLANTE

A posição de condução do Hyundai i30 Fastback N-Line é mais baixa do que a do Hyundai i30, reforçando a sua pretensão desportiva. Os pedais estão perfeitamente alinhados com o volante e o banco do condutor conta com ajuste elétrico do apoio lombar.

A linha descendente da carroçaria penaliza a visibilidade traseira, especialmente quando se realizam manobras, pelo que a câmara traseira é bastante útil.

Para ligar a ignição existe um botão localizado no painel de bordo, junto ao volante, que coloca em funcionamento o pequeno motor de três cilindros com 998 cc.

Se as linhas exteriores transmitem uma imagem desportiva, isso não tem uma correspondência na dinâmica, já este propulsor está mais vocacionado para proporcionar uma utilização descontraída e relaxada do que uma condução emocionante. A prová-lo está a aceleração dos 0 aos 100 km/h que não vai além de uns modestos 11,5 segundos e a velocidade máxima é de 188 km/h.

Este motor de três cilindros tem o apoio da nova caixa manual inteligente de seis velocidades, que não é rápida, nem muito precisa, mas está bem escalonada. Para se retirar um melhor rendimento é necessário subir muito a rotação, com reflexos no consumo de combustível, já que os 7,3 l/100 km registados pelo computador de bordo durante o ensaio ficam acima dos 6,3 l/100 km em ciclo WLTP anunciados pela marca.

Pela positiva há que destacar o chassis bem equilibrado e a direção bastante precisa, que permite abordar com confiança as estradas mais sinuosas. A suspensão também é mais rija do que a do i30 e esta afinação mais firme ajuda a controlar melhor as oscilações da carroçaria. Por outro lado, a excessiva dureza dos amortecedores penaliza o conforto sobre os pisos mais degradados.

VEREDICTO

Para quem quer um veículo diferente com uma imagem desportiva, uma generosa habitabilidade, um equipamento completo, e não se preocupa muito com as prestações dinâmicas, o Hyundai i30 Fastback N-Line cumpre na perfeição todos esses requisitos.

A isso há que juntar um preço de venda ao público bastante competitivo, a partir de 23.900 euros com campanha de financiamento no caso da unidade ensaiada ou 26.500 euros sem a mesma.

 

Gostámos Gostámos

Preço

O preço de venda ao público, a partir de 23.900 euros com campanha de financiamento, é indiscutivelmente um dos grandes argumentos do i30 Fastback N-Line, já que combina uma carroçaria desportiva, um equipamento completo e avançada tecnologia.

Imagem / estética

Inspirada nas credenciais de performance do i30 Fastback N, a imagem desta versão N-Line distingue-se pela silhueta sofisticada e as proporções dinâmicas de um coupé desportivo, mas de cinco portas. Uma aposta ganha neste capítulo.

Bagageira

Bastante generosa é a bagageira que oferece uma capacidade de 450 litros, isto é, mais 55 litros do que a versão normal do i30. Além disso, por baixo do fundo falso encontra-se um compartimento que permite arrumar objetos mais pequenos.

Não Gostámos Não Gostámos

Motor

O motor turbo de três cilindros de 998 cc com 120 cv tem algumas dificuldades a responder a baixas rotações, obrigando o condutor a recorrer constantemente ao seletor da caixa de velocidades e penalizando o conforto da condução.

Consumo

As limitações a baixos regimes do pequeno tricilíndrico obrigam o condutor a recorrer com frequência ao seletor da caixa de velocidades para fazer subir a rotação, com reflexos negativos a nível do consumo.

Regulação suspensão

Para proporcionar uma maior firmeza e controlar melhor as oscilações da carroçaria, a suspensão possui uma regulação mais dura do amortecimento, o que se traduz num maior desconforto dos ocupantes em pisos mais degradados.

  Hyundai i30 Fastback 1.0 T-GDi N-Line Preço 26.500 € (23.900 com campanha financiamento) Motor Gasolina, 3 cil., 998 cc Potência 120 cv às 6000 rpm Binário 171 Nm às 1500 rpm Transmissão Dianteira, Man., 6 vel. Peso 1369 kg Comp./Larg./Alt. 4,46/1,80/1,43 m Dist. entre eixos 2,65 m Mala 450 - 1351 l Desempenho 11,5 0-100 km/h; 188 km/h Vel. Máx. Consumo 6,3 (7,3*) l/100 km Emissões CO2 136 g/Km * Medições Turbo Equipamento Série: Ecrã tátil de 10,25", computador de bordo com ecrã "Supervision Cluster" de 7", chave inteligente com botão de ignição, jantes de liga leve de 17", faróis Full LED, pedais em alumínio, sistema de navegação, banco do condutor com ajuste elétrico do apoio lombar, banco do condutor com extensão do assento, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, ar condicionado automático bizona.