Com uma imagem ao melhor estilo dos coupés desportivos, o Hyundai i30 Fastback N-Line conta com um motor a gasolina 1.0 T-GDI de 120 cv, que não corresponde ao que sugere o visual exterior. Por outro lado, o equipamento é bastante completo, não só ao nível de conforto como segurança. O preço é outro dos fortes argumentos desta versão N-Line.
Apresentado pela Hyundai como um coupé de cinco portas, o i30 Fastback distingue-se pelo design de inspiração desportiva e pelas proporções dinâmicas, criadas por uma linha de tejadilho inclinada e um capot alongado.
Lançado em 2017, o Hyundai i30 Fastback foi renovado no ano passado, passando a ser disponibilizado apenas no nível de equipamento N-Line e com o motor a gasolina 1.0 T-GDi de 120 cv.
Com um comprimento exterior de 4,46 metros (mais 11,5 cm do que o modelo de dois volumes), uma largura de 1,79 metros e uma altura de 1,43 metros (menos três centímetros que o hatchback), o i30 Fastback N-Line apresenta uma zona central onde se destaca uma grelha bastante larga e os grupos óticos esguios nas extremidades do capot.
O pára-choques, por sua vez, possui uma grelha central inferior e aberturas laterais para melhorar o desempenho aerodinâmico.
Passando à secção traseira, as linhas do tejadilho inclinado ao estilo fastback fluem para um spoiler traseiro arqueado. O design do pára-choques foi otimizado para melhorar o desempenho dinâmico, enquanto os grupos óticos em LED com formato em "V" conferem um efeito simétrico entre a dianteira e a traseira.
INTERIORA Hyundai não é propriamente conhecida pelos interiores visualmente apelativos e o i30 Fastback N-Line não é exceção. Os materiais utilizados até têm uma boa textura e as superfícies onde se toca mais regularmente são agradáveis e, na verdade, a única zona onde se podem encontrar plásticos mais duros é junto ao travão de estacionamento.
Em termos de acabamentos, o i30 Fastback é convincente, com costuras a vermelho nos revestimentos dos bancos, pedais em alumínio e um volante desportivo que é semelhante a uma versão ainda mais desportiva, chamada i30 Fastback N. Esta alusão é sublinhada pela letra "N" no punho da caixa de velocidades manual e no volante.

Na parte superior da consola central encontra-se um ecrã tátil de 10,25", que dá acesso não só à informação geral de condução - permitindo gerir ao utilizador gerir as suas preferências como a velocidade, o consumo de combustível ou as funcionalidades dos sistemas de assistência à condução - como também ao sistema de navegação. O sistema também oferece compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
LEIA TAMBÉM Fastback: Hyundai i30 com 3 volumes e 5 portas chega em 2018Apesar da linha descendente do tejadilho, a posição de condução é baixa, o que significa que as pessoas de estatura mais elevada ainda contam com um generoso espaço para a cabeça.
A habitabilidade nunca foi propriamente brilhante nos coupés e o mesmo sucede no i30 Fastback. O espaço para a cabeça não é tão generoso como no i30 e os ocupantes de maior estatura arriscam-se a viajar com a cabeça a roçar no tejadilho.
Os assentos traseiros possuem uma repartição 60/40, mas não rebatem totalmente para se ganhar mais espaço. A bagageira tem uma capacidade de 450 litros, isto é, mais 55 litros do que o i30.
MECÂNICAO Hyundai i30 Fastback N-Line está disponível com o motor turbo a gasolina Smartstream, de três cilindros e 998 cc que oferece uma potência máxima de 120 cv às 6000 rpm e um binário de 171 Nm entre as 1500 rpm e as 4000 rpm.
Este propulsor está dotado com a tecnologia de duração continuamente variável das válvulas (CVVD), que possibilita ao motor alternar entre diferentes ciclos de combustão em função da carga, maximizando a eficiência em todas as situações de condução.

A transmissão da potência às rodas dianteiras é efetuada por uma caixa manual inteligente (iMT) de seis velocidades, com sistema de embraiagem eletrónica. Segundo a Hyundai, esta transmissão permite desacoplar o motor de combustão quando o condutor deixa de carregar no pedal do acelerador, com reflexos ao nível do consumo de combustível, anunciando, neste capítulo, uma média combinada de 6,3 l/100 km.
Em termos de prestações, o i30 Fastback 1.0 T-GDi N-Line consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 188 km/h.
Para sublinhar o seu aspecto desportivo e melhorar o comportamento dinâmico, a suspensão foi rebaixada e recebeu uma afinação mais firme para garantir um comportamento dinâmico mais preciso.
TECNOLOGIAÀ semelhança do modelos mais recentes da Hyundai, o i30 Fastback N-Line conta com os mais modernos conteúdos tecnológicos da marca, destacando-se o painel de instrumentos que conjuga o analógico - conta-rotações, indicadores do nível da temperatura e do combustível - com o ecrã digital "Supervision Cluster" de sete polegadas, o ecrã tátil de 10,25" na consola central com conectividade sem fios para acesso às aplicações através do Apple CarPlay ou Android Auto ou ao sistema de navegação, que também integra a dotação de série.
O sistema de infoentretenimento da Hyundai não será aquele que apresenta um melhor grafismo, mas oferece uma navegação fácil e é rápido a responder. Existem ainda alguns botões em volta do ecrã que permitem alternar entre o sistema de navegação, o rádio e as outras funções enquanto se conduz.

O equipamento de conforto compreende ainda a chave inteligente com botão de ignição, os sensores de chuva e luminosidade, o ar condicionado automático, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, entre outros.
No que se refere à segurança, o i30 Fastback N-Line conta com um leque alargado de assistentes à condução, integrados no denominado Hyundai SmartSense, como o alerta de arranque do veículo da frente, o alerta de fadiga do condutor, assistente de máximos, sistema de leitura de sinais de trânsito e o assistente à manutenção na faixa de rodagem com correção de trajetória.
AO VOLANTEA posição de condução do Hyundai i30 Fastback N-Line é mais baixa do que a do Hyundai i30, reforçando a sua pretensão desportiva. Os pedais estão perfeitamente alinhados com o volante e o banco do condutor conta com ajuste elétrico do apoio lombar.
A linha descendente da carroçaria penaliza a visibilidade traseira, especialmente quando se realizam manobras, pelo que a câmara traseira é bastante útil.
Para ligar a ignição existe um botão localizado no painel de bordo, junto ao volante, que coloca em funcionamento o pequeno motor de três cilindros com 998 cc.
Este motor de três cilindros tem o apoio da nova caixa manual inteligente de seis velocidades, que não é rápida, nem muito precisa, mas está bem escalonada. Para se retirar um melhor rendimento é necessário subir muito a rotação, com reflexos no consumo de combustível, já que os 7,3 l/100 km registados pelo computador de bordo durante o ensaio ficam acima dos 6,3 l/100 km em ciclo WLTP anunciados pela marca.
Pela positiva há que destacar o chassis bem equilibrado e a direção bastante precisa, que permite abordar com confiança as estradas mais sinuosas. A suspensão também é mais rija do que a do i30 e esta afinação mais firme ajuda a controlar melhor as oscilações da carroçaria. Por outro lado, a excessiva dureza dos amortecedores penaliza o conforto sobre os pisos mais degradados.
VEREDICTOPara quem quer um veículo diferente com uma imagem desportiva, uma generosa habitabilidade, um equipamento completo, e não se preocupa muito com as prestações dinâmicas, o Hyundai i30 Fastback N-Line cumpre na perfeição todos esses requisitos.

A isso há que juntar um preço de venda ao público bastante competitivo, a partir de 23.900 euros com campanha de financiamento no caso da unidade ensaiada ou 26.500 euros sem a mesma.
Gostámos
Preço O preço de venda ao público, a partir de 23.900 euros com campanha de financiamento, é indiscutivelmente um dos grandes argumentos do i30 Fastback N-Line, já que combina uma carroçaria desportiva, um equipamento completo e avançada tecnologia. | Imagem / estética Inspirada nas credenciais de performance do i30 Fastback N, a imagem desta versão N-Line distingue-se pela silhueta sofisticada e as proporções dinâmicas de um coupé desportivo, mas de cinco portas. Uma aposta ganha neste capítulo. | Bagageira Bastante generosa é a bagageira que oferece uma capacidade de 450 litros, isto é, mais 55 litros do que a versão normal do i30. Além disso, por baixo do fundo falso encontra-se um compartimento que permite arrumar objetos mais pequenos. |
Não Gostámos
Motor O motor turbo de três cilindros de 998 cc com 120 cv tem algumas dificuldades a responder a baixas rotações, obrigando o condutor a recorrer constantemente ao seletor da caixa de velocidades e penalizando o conforto da condução. | Consumo As limitações a baixos regimes do pequeno tricilíndrico obrigam o condutor a recorrer com frequência ao seletor da caixa de velocidades para fazer subir a rotação, com reflexos negativos a nível do consumo. | Regulação suspensão Para proporcionar uma maior firmeza e controlar melhor as oscilações da carroçaria, a suspensão possui uma regulação mais dura do amortecimento, o que se traduz num maior desconforto dos ocupantes em pisos mais degradados. |