Depois de um longo período de confinamento, é cada vez maior a vontade das famílias portuguesas de voltarem a sair de casa, se possível, com o propósito de respirar ares diferentes e mais puros. O Volkswagen Tiguan Allspace R-Line pode muito bem ser a solução ideal para o regresso a estes saudosos passeios de fim-de-semana...
Foi, de resto, isso mesmo que também nós decidimos fazer: com um fim-de-semana à porta e as chaves daquela que é a versão mais longa do popular Volkswagen Tiguan, baptizada de Allspace, nos bolsos, agarrámos na família e lá fomos passar dois dias fora! Desta feita, tendo como destino o ar limpo e fresco da serra de Montemuro.
Variante de grande popularidade em mercados como o norte-americano, onde os carros se querem grandes, a verdade é que o Tiguan Allspace faz parte daquele lote de propostas que, simplesmente, convidam a viajar. Fruto não somente de umas dimensões exteriores genuinamente familiares e grandes, e que passam pelos 4,723 m de comprimento (+110 mm que o Tiguan standard, portanto...), com 2,788 m de distância entre eixos, além de uma altura total de 1,686 m, mas também de uma estética apelativa com a qual dá gosto passear, a que não falta sequer uma certa imagem modernaça, que o atual Golf foi o primeiro a afirmar.
[caption id="attachment_168249" align="alignnone" width="1500"]
Depois e a juntar a esta, as mais-valias trazidas pelo chamado pacote R-Line, sinónimo da presença de uma série de pormenores e soluções metalizados que ajudam o Volkswagen Tiguan Allspace a brilhar, juntamente com elementos diferenciadores como é o caso dos faróis IQ.Light LED Matrix ou até mesmo das bonitas jantes em liga leve 'Valencia' de 19".
Tudo isto, pago à parte... infelizmente.
INTERIORNo entanto e ainda antes de arrancarmos rumo ao destino escolhido, o momento de acomodar "armas e bagagens" dentro do automóvel, com o Allspace a afirmar, logo aí, as vantagens de uma bagageira com portão de accionamento elétrico e amplo acesso, onde, com apenas as duas primeiras filas em uso, é possível acomodar até 700 litros de bagagem. Valor que, no entanto, cai para uns míseros 230 litros, no caso de termos mais do que cinco ocupantes, ainda que com a vantagem dos dois bancos individuais da terceira fila, inicialmente integrados de forma perfeita no piso, serem de fácil montagem/desmontagem.
LEIA TAMBÉM Renovação do VW Tiguan chega à versão longa Allspace
Contudo, tão ou mais exíguo, é o espaço que oferecem aos ocupantes, com a solução a ser a sua utilização pelos elementos mais jovens da família, ocupantes de palmo e meio que pouco ou nada se ressentem do facto de terem de viajar mais apertados ou até mesmo com os joelhos mais altos que a bacia. Afinal, é novidade e isso vale mais do que tudo!
Bem mais confortáveis e à larga, os três ocupantes numa segunda fila a que, além de espaço em todos os sentidos, não falta versatilidade. Resultado não somente do facto de estar colocada sobre calhas e poder ser ajustada 60:40 em profundidade, como também pelo fácil rebatimento 40:20:40 das costas na horizontal e no seguimento do piso da mala. Sendo que, para um mais fácil acesso aos lugares traseiros, o banco do lado direito avança e reclina sozinho contra o lugar do passageiro da frente, mediante um só movimento. [caption id="attachment_168250" align="alignnone" width="1500"]
Disponível também com um mais robusto quatro cilindros 2.0 turbodiesel de 200cv de potência, o Tiguan Allspace R-Line com que decidimos fazer-nos à estrada contava, no entanto, com uma variante menos potente desse mesmo bloco, de apenas 150 cv e 360 Nm, disponíveis logo a partir das 1.600 rpm. E que, apurado na sua acção por uma bem conhecida caixa automática DSG de sete velocidades, consegue anunciar, graças também à presença de um sistema de tracção apenas dianteira, acelerações dos 0 aos 100 km/h ligeiramente abaixo dos 10 segundos, assim como uma velocidade máxima de 199 km/h. Tudo isto, com um consumo prometido de 5,7 l/100 km, ainda que, numa utilização real, as médias tenham subido para os 7,3 l/100 km. Valor que, diga-se, não beliscou por aí além os 770 km de autonomia anunciada...
[caption id="attachment_168251" align="alignnone" width="1500"]
De resto e já em estrada, com o Tiguan carregado com cinco passageiros e respectivas bagagens, uma resposta agradável ao acelerador, mesmo com o SUV a não esconder as mais de 2,5 toneladas de peso, inclusive, na sonoridade mais presente. Condicionantes que, ainda assim, nãos impedem velocidades de cruzeiro de bom nível e com elevado conforto.
Mas quanto a isso, já lá vamos...
TECNOLOGIAAinda no habitáculo, a percepção, particularmente para os ocupantes dos lugares da frente, de uma oferta tecnológica muito completa, em particular, na versão R-Line que o "nosso" Volkswagen Tiguan Allspace envergava. Com especial destaque para o Digital Cockpit Pro, painel de instrumentos 100% digital configurável, com todas as informações necessárias e de fácil leitura, assim como para o sistema de infoentretenimento disponibilizado através de um ecrã táctil a cores, com sistema de navegação 'Discover Media', Streaming e Internet, mais intuitivo que funcional no operar. Neste caso, culpa dos já referidos comandos tácteis que também marcam presença no volante e que, sinceramente, tantas saudades nos fizeram sentir dos botões físicos, inquestionavelmente mais precisos...
[caption id="attachment_168253" align="alignnone" width="1500"]
Merecedores de elogios, também, os sistemas de segurança activa e apoio à condução disponibilizados neste SUV, como é o caso do alerta e manutenção na faixa de rodagem, o Cruise Control Adaptativo, a detecção de fadiga no condutor, ou o sistema de protecção pró-ativa de passageiros. De uma forma geral, todos eles com uma intervenção discreta mas segura.
AO VOLANTEVariante maior e mais pesada do SUV médio da Volkswagen, o Tiguan Allspace assume-se como uma proposta totalmente direccionada para a família, com um desempenho dinâmico que reflecte esta mesma postura, em todas as suas facetas. A começar, numa direcção de resposta e tacto descontraídos, mas convincentes, em qualquer tipo de utilização, e a que se junta uma suspensão pensada em prol do conforto, mais do direccionada para um apurado desempenho dinâmico.
Esta opção acaba fazendo com que nos sintamos bem mais confortáveis e relaxados quando, por exemplo, em auto-estrada, onde se torna possível garantir velocidades de cruzeiro de bom nível, do que a partir do momento em que entramos em estradas mais sinuosas e estreitas, com curvas e contracurvas, onde a procura de velocidades mais elevadas acaba resultando em maiores transferências de massas. E, consequentemente, em protestos, principalmente, dos restantes elementos a bordo.
[caption id="attachment_168254" align="alignnone" width="1500"]
Reduzida a velocidade, é também o recuperar do conforto que torna qualquer viagem a bordo deste SUV alemão um momento de descontração e prazer, inclusive, quando o piso se degrada. Altura em que, mais do que os buracos, altos ou lombas, é a tracção que pode colocar algumas dificuldades, já que e ao contrário da maior altura ao solo, a tracção integral é faculdade que não faz parte dos atributos deste Volkswagen Tiguan Allspace...
VEREDICTOSport Utility Vehicle que é também um familiar por excelência, o Volkswagen Tiguan Allspace tem ganho popularidade, particularmente, em mercados onde os carros "têm de ser" grandes, como os Estados Unidos da América ou a China. Embora as suas qualidades de proposta versátil e competente também facilmente encontrem reconhecimento junto das famílias europeias mais numerosas, necessitadas de um nível de espaço, funcionalidade, e conforto, que só propostas como este SUV alemão conseguem oferecer.
[caption id="attachment_168255" align="alignnone" width="1500"]
Depois e se a tudo isto juntarmos aquelas que continuam sendo, mesmo num corpo de dimensões XXL, a "indumentária" da moda - falamos, claro está, da estética SUV e crossovers... -, a verdade é que fica mais fácil perceber a expressão de felicidade com que toda a família regressou a casa...
Nota: Ensaio realizado com o apoio de Carlos Família
Gostámos
Conforto Proposta genuinamente familiar em todas as suas facetas, o Volkswagen Tiguan Allspace reforça esse posicionamento e até ambição, com um conforto, principalmente nas duas primeiras filas, que faz de qualquer viagem um momento de prazer e descontracção. | Equipamento Envergando aquele que é o nível de equipamento mais recheado, R-Line, o SUV de sete lugares de Wolfsburgo bem pode gritar aos sete ventos que pouco ou nada lhe falta. Seja em que domínio for!... | Versatilidade Apresentado como um sete lugares, a verdade é que a versatilidade exibida pelo habitáculo deste Tiguan permite transformá-lo em quase tudo - desde o carro para levar a família toda, até a solução de recurso para transportar cargas maiores! |
Não Gostámos
Terceira fila Infelizmente e apesar de anunciado com essa aliciante extra, a verdade é que os sete lugares disponíveis no Tiguan Allspace têm propósitos muito distintos. Sendo que, no caso da terceira fila, só mesmo para "clientes" de metro e meio! | Insonorização Motorização com uma já longa história, hoje em dia tornada quase proscrita devido à imagem dada ao Diesel, a verdade é que a aplicação do conhecido 2.0 TDI de 150 cv num Tiguan Allspace com mais de 2,2 toneladas, acaba tendo na sonoridade demasiado presente um dos aspectos menos positivos... | Consumos Sem qualquer ajuda elétrica ou outra que tal e, ainda por cima, com um peso particularmente generoso, torna-se natural, ainda que não mais facilmente aceitável, os consumos algo elevados a que este Tiguan Allspace consegue chegar, quando "puxado"... |