Volkswagen Tiguan Allspace 2.0 TDI R-Line

Volkswagen Tiguan Allspace 2.0 TDI DSG R Line. Passeios em família

Depois de um longo período de confinamento, é cada vez maior a vontade das famílias portuguesas de voltarem a sair de casa, se possível, com o propósito de respirar ares diferentes e mais puros. O Volkswagen Tiguan Allspace R-Line pode muito bem ser a solução ideal para o regresso a estes saudosos passeios de fim-de-semana...

Foi, de resto, isso mesmo que também nós decidimos fazer: com um fim-de-semana à porta e as chaves daquela que é a versão mais longa do popular Volkswagen Tiguan, baptizada de Allspace, nos bolsos, agarrámos na família e lá fomos passar dois dias fora! Desta feita, tendo como destino o ar limpo e fresco da serra de Montemuro.

Variante de grande popularidade em mercados como o norte-americano, onde os carros se querem grandes, a verdade é que o Tiguan Allspace faz parte daquele lote de propostas que, simplesmente, convidam a viajar. Fruto não somente de umas dimensões exteriores genuinamente familiares e grandes, e que passam pelos 4,723 m de comprimento (+110 mm que o Tiguan standard, portanto...), com 2,788 m de distância entre eixos, além de uma altura total de 1,686 m, mas também de uma estética apelativa com a qual dá gosto passear, a que não falta sequer uma certa imagem modernaça, que o atual Golf foi o primeiro a afirmar.

[caption id="attachment_168249" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Depois e a juntar a esta, as mais-valias trazidas pelo chamado pacote R-Line, sinónimo da presença de uma série de pormenores e soluções metalizados que ajudam o Volkswagen Tiguan Allspace a brilhar, juntamente com elementos diferenciadores como é o caso dos faróis IQ.Light LED Matrix ou até mesmo das bonitas jantes em liga leve 'Valencia' de 19".

Tudo isto, pago à parte... infelizmente.

INTERIOR

No entanto e ainda antes de arrancarmos rumo ao destino escolhido, o momento de acomodar "armas e bagagens" dentro do automóvel, com o Allspace a afirmar, logo aí, as vantagens de uma bagageira com portão de accionamento elétrico e amplo acesso, onde, com apenas as duas primeiras filas em uso, é possível acomodar até 700 litros de bagagem. Valor que, no entanto, cai para uns míseros 230 litros, no caso de termos mais do que cinco ocupantes, ainda que com a vantagem dos dois bancos individuais da terceira fila, inicialmente integrados de forma perfeita no piso, serem de fácil montagem/desmontagem.

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Contudo, tão ou mais exíguo, é o espaço que oferecem aos ocupantes, com a solução a ser a sua utilização pelos elementos mais jovens da família, ocupantes de palmo e meio que pouco ou nada se ressentem do facto de terem de viajar mais apertados ou até mesmo com os joelhos mais altos que a bacia. Afinal, é novidade e isso vale mais do que tudo!

Bem mais confortáveis e à larga, os três ocupantes numa segunda fila a que, além de espaço em todos os sentidos, não falta versatilidade. Resultado não somente do facto de estar colocada sobre calhas e poder ser ajustada 60:40 em profundidade, como também pelo fácil rebatimento 40:20:40 das costas na horizontal e no seguimento do piso da mala. Sendo que, para um mais fácil acesso aos lugares traseiros, o banco do lado direito avança e reclina sozinho contra o lugar do passageiro da frente, mediante um só movimento. [caption id="attachment_168250" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] Finalmente e já no lugar do condutor, a percepção não só da qualidade de construção e de materiais há muito reconhecida, como também de uma posição de condução alta e a favorecer o acesso à generalidade dos comandos. Ainda que e fruto da mais recente "paixão" da Volkswagen por comandos sensíveis ao toque, bem menos funcionais e intuitivos que as soluções físicas que vieram substituir... Óptimo, o conforto proporcionado por um banco em couro e Alcantara, com bons apoios laterais e todas as regulações possíveis (manuais), assim como por um volante de pega excelente e ajustável tanto em altura como em profundidade. Ambos complementados por um óptimo apoio de pé esquerdo, em alumínio e revestimentos antiderrapantes, tal como os pedais. Também visualmente, quase tão cativantes quanto o painel de instrumentos 100% digital e configurável ou o ecrã central táctil parte do moderno e intuitivo sistema de informação e entretenimento. Este último, a solução, em conjunto com o sistema de câmaras exteriores 360°, para conseguirmos visualizar o espaço disponível na traseira do Tiguan... MECÂNICA

Disponível também com um mais robusto quatro cilindros 2.0 turbodiesel de 200cv de potência, o Tiguan Allspace R-Line com que decidimos fazer-nos à estrada contava, no entanto, com uma variante menos potente desse mesmo bloco, de apenas 150 cv e 360 Nm, disponíveis logo a partir das 1.600 rpm. E que, apurado na sua acção por uma bem conhecida caixa automática DSG de sete velocidades, consegue anunciar, graças também à presença de um sistema de tracção apenas dianteira, acelerações dos 0 aos 100 km/h ligeiramente abaixo dos 10 segundos, assim como uma velocidade máxima de 199 km/h. Tudo isto, com um consumo prometido de 5,7 l/100 km, ainda que, numa utilização real, as médias tenham subido para os 7,3 l/100 km. Valor que, diga-se, não beliscou por aí além os 770 km de autonomia anunciada...

[caption id="attachment_168251" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

De resto e já em estrada, com o Tiguan carregado com cinco passageiros e respectivas bagagens, uma resposta agradável ao acelerador, mesmo com o SUV a não esconder as mais de 2,5 toneladas de peso, inclusive, na sonoridade mais presente. Condicionantes que, ainda assim, nãos impedem velocidades de cruzeiro de bom nível e com elevado conforto.

Mas quanto a isso, já lá vamos...

TECNOLOGIA

Ainda no habitáculo, a percepção, particularmente para os ocupantes dos lugares da frente, de uma oferta tecnológica muito completa, em particular, na versão R-Line que o "nosso" Volkswagen Tiguan Allspace envergava. Com especial destaque para o Digital Cockpit Pro, painel de instrumentos 100% digital configurável, com todas as informações necessárias e de fácil leitura, assim como para o sistema de infoentretenimento disponibilizado através de um ecrã táctil a cores, com sistema de navegação 'Discover Media', Streaming e Internet, mais intuitivo que funcional no operar. Neste caso, culpa dos já referidos comandos tácteis que também marcam presença no volante e que, sinceramente, tantas saudades nos fizeram sentir dos botões físicos, inquestionavelmente mais precisos...

[caption id="attachment_168253" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Merecedores de elogios, também, os sistemas de segurança activa e apoio à condução disponibilizados neste SUV, como é o caso do alerta e manutenção na faixa de rodagem, o Cruise Control Adaptativo, a detecção de fadiga no condutor, ou o sistema de protecção pró-ativa de passageiros. De uma forma geral, todos eles com uma intervenção discreta mas segura.

AO VOLANTE

Variante maior e mais pesada do SUV médio da Volkswagen, o Tiguan Allspace assume-se como uma proposta totalmente direccionada para a família, com um desempenho dinâmico que reflecte esta mesma postura, em todas as suas facetas. A começar, numa direcção de resposta e tacto descontraídos, mas convincentes, em qualquer tipo de utilização, e a que se junta uma suspensão pensada em prol do conforto, mais do direccionada para um apurado desempenho dinâmico.

Esta opção acaba fazendo com que nos sintamos bem mais confortáveis e relaxados quando, por exemplo, em auto-estrada, onde se torna possível garantir velocidades de cruzeiro de bom nível, do que a partir do momento em que entramos em estradas mais sinuosas e estreitas, com curvas e contracurvas, onde a procura de velocidades mais elevadas acaba resultando em maiores transferências de massas. E, consequentemente, em protestos, principalmente, dos restantes elementos a bordo.

[caption id="attachment_168254" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Reduzida a velocidade, é também o recuperar do conforto que torna qualquer viagem a bordo deste SUV alemão um momento de descontração e prazer, inclusive, quando o piso se degrada. Altura em que, mais do que os buracos, altos ou lombas, é a tracção que pode colocar algumas dificuldades, já que e ao contrário da maior altura ao solo, a tracção integral é faculdade que não faz parte dos atributos deste Volkswagen Tiguan Allspace...

VEREDICTO

Sport Utility Vehicle que é também um familiar por excelência, o Volkswagen Tiguan Allspace tem ganho popularidade, particularmente, em mercados onde os carros "têm de ser" grandes, como os Estados Unidos da América ou a China. Embora as suas qualidades de proposta versátil e competente também facilmente encontrem reconhecimento junto das famílias europeias mais numerosas, necessitadas de um nível de espaço, funcionalidade, e conforto, que só propostas como este SUV alemão conseguem oferecer.

[caption id="attachment_168255" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Depois e se a tudo isto juntarmos aquelas que continuam sendo, mesmo num corpo de dimensões XXL, a "indumentária" da moda - falamos, claro está, da estética SUV e crossovers... -, a verdade é que fica mais fácil perceber a expressão de felicidade com que toda a família regressou a casa...

Nota: Ensaio realizado com o apoio de Carlos Família    

Gostámos Gostámos

Conforto

Proposta genuinamente familiar em todas as suas facetas, o Volkswagen Tiguan Allspace reforça esse posicionamento e até ambição, com um conforto, principalmente nas duas primeiras filas, que faz de qualquer viagem um momento de prazer e descontracção.

Equipamento

Envergando aquele que é o nível de equipamento mais recheado, R-Line, o SUV de sete lugares de Wolfsburgo bem pode gritar aos sete ventos que pouco ou nada lhe falta. Seja em que domínio for!...

Versatilidade

Apresentado como um sete lugares, a verdade é que a versatilidade exibida pelo habitáculo deste Tiguan permite transformá-lo em quase tudo - desde o carro para levar a família toda, até a solução de recurso para transportar cargas maiores!

Não Gostámos Não Gostámos

Terceira fila

Infelizmente e apesar de anunciado com essa aliciante extra, a verdade é que os sete lugares disponíveis no Tiguan Allspace têm propósitos muito distintos. Sendo que, no caso da terceira fila, só mesmo para "clientes" de metro e meio!

Insonorização

Motorização com uma já longa história, hoje em dia tornada quase proscrita devido à imagem dada ao Diesel, a verdade é que a aplicação do conhecido 2.0 TDI de 150 cv num Tiguan Allspace com mais de 2,2 toneladas, acaba tendo na sonoridade demasiado presente um dos aspectos menos positivos...

Consumos

Sem qualquer ajuda elétrica ou outra que tal e, ainda por cima, com um peso particularmente generoso, torna-se natural, ainda que não mais facilmente aceitável, os consumos algo elevados a que este Tiguan Allspace consegue chegar, quando "puxado"...

Volkswagen Tiguan Allspace 2.0 TDI R-Line Preço 46.694 € Motor Diesel, 4 cil, 1.498 cc, injecção directa, turbocompressor Potência 150 cv às 3000 - 4200 rpm Binário 360 Nm às 1600 - 2750 rpm Transmissão Dianteira, cx. Auto. DSG 7 vel. Peso 2250 kg Comp./Larg./Alt. 4,72/1,83/1,67 m Dist. entre eixos 2,79 m Mala 700 - 1755 l Desempenho 9,8s 0-100 km/h; 199 km/h Vel. Máx. Consumo 5,7 (7,3*) l/100 km Emissões CO2 156 g/Km * Medições Turbo Equipamento Série: Jantes Faróis dianteiros em LED com luzes de curva dinâmicas, Barras de tejadilho cromadas, jantes de liga leve 'Valencia' com pneus 255/45 R19, Keyless Access, Ar condicionado Climatronic, Digital Cockpit Pro, Pacote Easy Open & Close incl. Safelock, Reconhecimento de sinais de trânsito, Sistema de Navegacão 'Discover Media' incluindo Streaming & Internet, Pacote R-Line Plus, Volante desportivo multifuncões em couro com touch control com patilhas seletoras de velocidade, terceira fila de bancos, câmara traseira 'Rear Assist', Cruise Control Adaptativo ACC, pacote Driver Assistance, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, servico de chamada de emergência 'e-Call', 'Lane Assist', 'Side Assist', sistema de detecão de fadiga e sistema de protecção pró-ativa de passageiros, App Connect Wireless com Apple Car Play & Android Auto.