Volvo XC90 T8 Recharge R-Design

Volvo XC90 T8 Recharge R-Design: E até já é Classe 1!...

Proposta que é também o maior dos SUV na oferta da Volvo, o XC90 está cada vez mais eficiente e poupado. Não somente nos consumos, graças, principalmente, à motorização híbrida plug-in T8 Recharge, como até mesmo nas auto-estradas nacionais, onde até já paga apenas Classe 1!...

Enorme e, ainda por cima, com um posicionamento topo de gama e estatutário, o Volvo XC90 T8 Recharge é o tipo de automóvel que dificilmente esperaríamos ver a pagar apenas Classe 1 nas portagens nacionais; mas a verdade é que, praticamente desde o início de 2022, assim é!

O "milagre" foi conseguido pela Volvo Portugal, na sequência da entrada em vigor do novo decreto-lei 120/2021, aprovado no passado dia 24 de dezembro de 2021, que prevê que, tanto os veículos 100% elétricos, como os híbridos plug-in, passem a beneficiar, graças ao facto de serem menos poluentes, da possibilidade de pagamento do valor de portagem mais baixo (Classe 1). Desde que, claro está, seja concretizada a adesão ao sistema de pagamento electrónico Via Verde.

[caption id="attachment_165899" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Tratando-se do Volvo XC90, um SUV com 4,95 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,77 m de altura, mas também com tracção integral permanente, fruto da valência de um sistema de propulsão híbrida plug-in, é caso para dizer que isto seria, pelo menos à primeira vista, ainda menos expectável!

LEIA TAMBÉM Apenas o segundo na marca. Volvo XC40 vendeu mais de 200 mil carros em 2021

De resto e a acentuar, ainda mais, a "surpresa", a estética exterior enriquecida com o nível de equipamento mais recheado, R-Design, e que, entre outros argumentos, garante uma grelha frontal em cromado, moldura dos vidros com acabamento em alumínio brilhante, saídas de escape metalizadas integradas no pára-choques, além de umas imponentes jantes em liga leve de 20". Elementos mais do que suficientes para que, em conjunto com as dimensões XXL, nos tenham levado a fazer o inesperado: chegados à primeira portagem, passagem bem mais lenta do que o habitual, só para ter tempo de ver, no painel electrónico, a cobrança feita - está confirmado, é mesmo Classe 1...

INTERIOR

E se, observado de fora, estamos certos que não terá deixado de causar estranheza, a alguns condutores, que um monstro destas dimensões tenha sido contemplado com não mais do que a Classe 1, já para o próprio condutor do XC90, ele próprio rodeado por um ambiente elevada qualidade, solidez e luxo, as primeiras passagens não deixarão de transmitir uma certa satisfação. Desde logo, por se estar a pagar o mesmo que um mero utilitário!

[caption id="attachment_165900" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Aliás, a acentuar ainda mais esta satisfação, o prazer e o conforto retirados de um habitáculo que, claramente, convida a longos momentos de bem estar a bordo. No caso do condutor, a partir de uma posição de condução alta e, resultado também de um banco com bons apoios laterais e todas as necessárias regulações (eléctricas), a favorecer o acesso à generalidade dos comandos (mais até do que a visibilidade, principalmente, traseira... ), ao passo que, no caso dos restantes ocupantes, baseados numa habitabilidade convincente, inclusive, para sete passageiros.

A ajudar, uma segunda fila de bancos, com uma configuração 40:20:40, colocada sobre calhas longitudinais, beneficiando igualmente de uma distância entre eixos que roça os 3,0 metros, como também e no caso específico dos dois bancos individuais da terceira e última fila, a beneficiarem, não só de um acesso razoável (o facto da carroçaria ser alta, ajuda...), como também de uma posição em que os joelhos não ficam muito altos relativamente à bacia e em que os pés cabem por baixo dos assentos da frente. Em suma, perfeitamente aptos para adultos com até 1,70 m...

Numa proposta onde não faltam vários espaços de arrumação, alguns deles com boa capacidade, referência, ainda, para a óptima bagageira, cuja capacidade pode variar entre os 1.816 litros com apenas os (confortáveis) bancos dianteiros em utilização, os 640 litros com as duas primeiras filas montadas, e os 262 litros com os sete lugares em uso. Sendo que, mesmo neste último caso, mantém-se não somente o amplo acesso, fruto de um enorme portão de accionamento eléctrico, como também o pequeno e pouco fundo alçapão à entrada, onde até mesmo o acomodar os cabos de carregamento se torna difícil. Porquê? Porque já lá estão as ferramentas do kit anti-furos (sobressalente, é algo que não está previsto), além de que, a colocação do motor eléctrico (as baterias estão no túnel de transmissão) sobre o eixo traseiro, não admite mais do que esse estreito espaço...

[caption id="attachment_165901" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] MECÂNICA

Aliás e no que aos componentes que fazem parte do sistema de propulsão diz respeito, pode dizer-se que estão espalhados ao longo de toda a plataforma. A começar, debaixo do capot dianteiro, onde o modelo sueco esconde o motor de combustão que está na base da solução híbrida plug-in que o impulsiona, um quatro cilindros 2.0 litros turbo a gasolina a anunciar 317 cv de potência e 430 Nm de binário. E a que se junta, depois, um motor elétrico a fornecer mais 145 cv, que, apoiado pela já referida bateria de iões de lítio com uma capacidade anunciada de 18,8 kWh, garante mais 145 cv de potência. Ajudando, dessa forma, ao anúncio de uma potência e binário combinados de 455 cv e 709 Nm, além de e graças ao facto de estar conectado ao eixo traseiro, assegurar uma tracção integral permanente.

Num trem de força cuja gestão está a cargo de uma caixa automática de oito velocidades, mais suave do que propriamente rápida no funcionamento, prestações que a própria Volvo fixa nos 5,8s 0-100 km/h e 180 km/h (eletronicamente limitada), como também consumos e emissões que, oficialmente, se situam nos 3,4 l/100 km e nas 76 gramas de CO2 por quilómetro. Sendo, durante o nosso ensaio, diferenças, visíveis, nos consumos, com o XC90 T8 Recharge a terminar com médias de consumos na ordem dos 4,8 l/100 km. E, isto, desde que com energia nas baterias, pois, caso contrário, o melhor, mesmo, é esperar consumos muito perto dos 10 litros.

[caption id="attachment_165902" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

No entanto e como aspecto positivo a destacar, o facto do modelo ter visto, recentemente, a autonomia elétrica aumentar, cifrando-se agora e segundo a própria marca, nos 92 quilómetros. Argumento a que se junta a possibilidade de preservar a energia existente nas baterias, para utilização futura e em situações que a isso obrigam, até porque o sistema de regeneração de energia não consegue mais do que atenuar um pouco os consumos.

De resto e no momento de carregar baterias, convirá ter presente que o XC90 T8 Recharge não admite cargas rápidas, mas apenas normais (CA) ou com recurso a wallbox. Esta última e ainda assim, a exigir entre 3 a 4 horas para conseguir uma carga completa.

TECNOLOGIA

Embora com um já longo percurso comercial (foi lançado na Europa em 2015), a verdade é que a Volvo não tem deixado de ir atualizando o seu SUV porta-estandarte, o qual exibe, hoje em dia, tudo aquilo que, em termos de tecnologia, é expectável num modelo deste quilate. A começar e por se tratar de uma área particularmente valorizada na marca sueca, pela tecnologia de segurança activa e passiva, além dos sistemas de apoio à condução.

[caption id="attachment_165903" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Assim e sem abdicar, igualmente, de funcionalidades como o seu já emblemático ecrã central táctil a imitar, no funcionamento, um tablet, a presença de mais-valias como o sistema de alerta do ângulo morto (BLIS), alerta e travagem autónoma de emergência com detecção de peões, ciclistas e animais de grande porte, sistema de estacionamento 360°, manutenção (suave) na faixa de rodagem ou ainda e a partir do momento em que engrenamos a marcha atrás, o alerta (com travagem automática) de trânsito a surgir na traseira.

Tecnologias a que se juntam, ainda, os faróis totalmente em LED, o limitador de velocidade, head-up display, sensor de chuva e de luz, monitorização da pressão dos pneus, assistência ao estacionamento à frente e atrás, Adaptive Cruise Control, Pilot Assist, Informação de Sinais de Trânsito e Alerta de Estrada Escorregadia.

[caption id="attachment_165907" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Sendo que a lista não termina aqui....

AO VOLANTE

Ricamente equipado nesta versão R-Design, o Volvo XC90 T8 R-Design destaca-se, assim, por uma imagem e postura estatutárias, que se fazem igualmente notar, na condução. Nomeadamente, através de um comportamento a revelar imponência e em que, tanto as dimensões exteriores, como as mais de 2,3 toneladas de peso, facilmente afirmam a sua presença.

Mesmo equipado com um sistema de propulsão que, particularmente nas acelerações a fundo, não esconde a força que tem e com a qual consegue, inclusivamente, pressionar-nos o corpo contra o banco, a verdade é que, depois, toda esta pujança, acaba não tendo correspondência da parte do resto do conjunto. E, principalmente, da parte das suspensões, cujo desempenho, marcado pelo pisar aveludado, não impede o adornar excessivo da carroçaria, principalmente, quando a velocidades mais elevadas e em estradas de alcatrão mais sinuosas. Velocidades com as quais, diga-se, o XC90 não se quaisquer dificuldades, desde que expressas em estrada aberta, como é o caso das auto-estradas.

[caption id="attachment_165905" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

De resto e num modelo em que componentes como a direcção, ou até mesmo a travagem, adoptam a mesma postura relaxante, a possibilidade, ainda assim, de alguma exploração, através, nomeadamente, de um sistema de modos de condução com cinco possibilidades - Constant AWD, a favorecer a tracção; Pure, pensado para a condução exclusivamente em modo elétrico; Hybrid, que conjuga os dois motores e que o sistema adopta por defeito; Individual, para configuração a gosto do condutor; Power, para potência total; e Off-Road, para (algumas) aventuras fora de estrada. Todas elas seleccionáveis no ecrã central e, apesar de cada uma com as suas particularidades, umas mais afirmativas que outras, a certeza de que nenhuma altera a génese do modelo - uma proposta grande, pesada, para disfrutar com elevado conforto e ainda maior qualidade de vida a bordo...

VEREDICTO

SUV familiar e estatutário, imponente não só na postura e dimensões, como também nas qualidades e vida a bordo que proporciona, o Volvo XC90 T8 Recharge R-Design mantém-se como um concorrente directo e à altura das propostas alemãs que dominam o segmento. Ainda que procurando trilhar um caminho próprio e com enfoque na sua ascendência escandinava.

[caption id="attachment_165906" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Entretanto e valorizado, igualmente, por um sistema de propulsão híbrido plug-in que lhe garante consumos mais atraentes, além de e a partir de agora, uma maior autonomia eléctrica, fica, assim, claro, que o SUV sueco não pretende sair tão cedo de cena. É que, ainda para mais, agora já paga apenas Classe 1 nas portagens!....

 

Gostámos Gostámos

Classe 1

Tem quase cinco metros de comprimento, mais de 2,3 toneladas de peso, além de uma solução de tracção integral permanente. E, mesmo assim, passa a pagar apenas Classe 1, desde que "equipado" com Via Verde... É argumento, não hajam dúvidas!

Conforto

Proposta de pose estatutária e, até, com um certo toque nobre, o Volvo XC90 T8 Recharge R-Design reflecte essa mesma postura, no desempenho, oferecendo um conforto e bem-estar a bordo, verdadeiramente de topo.

Habitabilidade

Grande nas dimensões exteriores, o maior dos SUV de Gotemburgo é também proposta para famílias numerosas, graças aos sete verdadeiros lugares. Sendo que, até mesmo na 3.ª fila, consegue receber, com algum conforto, aqueles que aí se instalam.

Não Gostámos Não Gostámos

Só carregamento lento

Infelizmente e embora a autonomia elétrica tenha subido para valores mais próximos da centena da quilómetros, o facto deste XC90 apenas por recorrer a postos de carga ditos normais, acaba por limitar a utilização elétrica. Assim como os consumos...

Consumos

Não foi, definitivamente, um aspecto que nos tenha encantado, principalmente, a partir do momento em que a energia elétrica se esgota. E se, em cima de tudo isso, colocarmos o facto de ficarmos reduzidos a um 2,0 litros a gasolina, obrigado a deslocar 2,3 toneladas, mínimo...

Dimensões para uso citadino

Pode dizer-se que, aquilo que contribui para fazer deste XC90 um excelente familiar, mesmo para agregados numeroso, é também uma das suas maiores limitações, no ambiente citadino em que as familias cada vez mais se movem. Porque este SUV é, efectivamente, grande!...

Volvo XC90 T8 Recharge R-Design Preço 92.351 € (98.476 € a unidade ensaiada) Motor 4 cil. Gasolina, 1969 cc + motor elétrico Potência combinada 445 cv (335 kW) Binário 709 Nm Transmissão Integral, Cx. Auto. 8 vel. Bateria / Autonomia 18,8 kWh / 89 km Peso 2302 kg Comp./Larg./Alt. 4,95/1,92/1,77 m Dist. entre eixos 2,98 m Mala 262 - 620 - 1816 l Desempenho 5,8 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx. (limitada) Consumo 3,4 (4,8) l/100 km Emissões CO2 76 g/Km

Equipamento Série: Jantes de 20", faróis LED, direcção assistida adaptativa, limitador de velocidade, mostrador head-up, sensor de chuva, monitorização da pressão dos pneus, sistema de alerta do ângulo morto (BLIS), alerta e travagem autónoma de emergência com detecção de peões, ciclistas e animais de grande porte, assistência à descida em declives, sistema de estacionamento 360°, sistema de manutenção na faixa de rodagem, alerta de colisão traseira, assistência ao estacionamento à frente e atrás, câmara de assistência ao estacionamento atrás, Adaptive Cruise Control, Pilot Assist, alerta de estrada escorregadia, Informação de Sinais de Trânsito, portão da bagageira elétrico e com accionamento sem mãos, acesso sem chave, bancos dianteiros com regulação elétrica e aquecidos (o do condutor com memória), sistema de climatização de quatro zonas, tejadilho panorâmico elétrico, Premium Sound Audio by Harman Kardon, carregamento de telemóvel sem fios, ligação Bluetooth, app Volvo Cars e cabos de carregamento doméstico e para posto de carga, entre outros.  

Proposta que é também o maior dos SUV na oferta da Volvo, o XC90 está cada vez mais eficiente e poupado. Não somente nos consumos, graças, principalmente, à motorização híbrida plug-in T8 Recharge, como até mesmo nas auto-estradas nacionais, onde até já paga apenas Classe 1!...

Enorme e, ainda por cima, com um posicionamento topo de gama e estatutário, o Volvo XC90 T8 Recharge é o tipo de automóvel que dificilmente esperaríamos ver a pagar apenas Classe 1 nas portagens nacionais; mas a verdade é que, praticamente desde o início de 2022, assim é!

O "milagre" foi conseguido pela Volvo Portugal, na sequência da entrada em vigor do novo decreto-lei 120/2021, aprovado no passado dia 24 de dezembro de 2021, que prevê que, tanto os veículos 100% elétricos, como os híbridos plug-in, passem a beneficiar, graças ao facto de serem menos poluentes, da possibilidade de pagamento do valor de portagem mais baixo (Classe 1). Desde que, claro está, seja concretizada a adesão ao sistema de pagamento electrónico Via Verde.

[caption id="attachment_165899" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Tratando-se do Volvo XC90, um SUV com 4,95 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,77 m de altura, mas também com tracção integral permanente, fruto da valência de um sistema de propulsão híbrida plug-in, é caso para dizer que isto seria, pelo menos à primeira vista, ainda menos expectável!

LEIA TAMBÉM Apenas o segundo na marca. Volvo XC40 vendeu mais de 200 mil carros em 2021

De resto e a acentuar, ainda mais, a "surpresa", a estética exterior enriquecida com o nível de equipamento mais recheado, R-Design, e que, entre outros argumentos, garante uma grelha frontal em cromado, moldura dos vidros com acabamento em alumínio brilhante, saídas de escape metalizadas integradas no pára-choques, além de umas imponentes jantes em liga leve de 20". Elementos mais do que suficientes para que, em conjunto com as dimensões XXL, nos tenham levado a fazer o inesperado: chegados à primeira portagem, passagem bem mais lenta do que o habitual, só para ter tempo de ver, no painel electrónico, a cobrança feita - está confirmado, é mesmo Classe 1...

INTERIOR

E se, observado de fora, estamos certos que não terá deixado de causar estranheza, a alguns condutores, que um monstro destas dimensões tenha sido contemplado com não mais do que a Classe 1, já para o próprio condutor do XC90, ele próprio rodeado por um ambiente elevada qualidade, solidez e luxo, as primeiras passagens não deixarão de transmitir uma certa satisfação. Desde logo, por se estar a pagar o mesmo que um mero utilitário!

[caption id="attachment_165900" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Aliás, a acentuar ainda mais esta satisfação, o prazer e o conforto retirados de um habitáculo que, claramente, convida a longos momentos de bem estar a bordo. No caso do condutor, a partir de uma posição de condução alta e, resultado também de um banco com bons apoios laterais e todas as necessárias regulações (eléctricas), a favorecer o acesso à generalidade dos comandos (mais até do que a visibilidade, principalmente, traseira... ), ao passo que, no caso dos restantes ocupantes, baseados numa habitabilidade convincente, inclusive, para sete passageiros.

A ajudar, uma segunda fila de bancos, com uma configuração 40:20:40, colocada sobre calhas longitudinais, beneficiando igualmente de uma distância entre eixos que roça os 3,0 metros, como também e no caso específico dos dois bancos individuais da terceira e última fila, a beneficiarem, não só de um acesso razoável (o facto da carroçaria ser alta, ajuda...), como também de uma posição em que os joelhos não ficam muito altos relativamente à bacia e em que os pés cabem por baixo dos assentos da frente. Em suma, perfeitamente aptos para adultos com até 1,70 m...

Numa proposta onde não faltam vários espaços de arrumação, alguns deles com boa capacidade, referência, ainda, para a óptima bagageira, cuja capacidade pode variar entre os 1.816 litros com apenas os (confortáveis) bancos dianteiros em utilização, os 640 litros com as duas primeiras filas montadas, e os 262 litros com os sete lugares em uso. Sendo que, mesmo neste último caso, mantém-se não somente o amplo acesso, fruto de um enorme portão de accionamento eléctrico, como também o pequeno e pouco fundo alçapão à entrada, onde até mesmo o acomodar os cabos de carregamento se torna difícil. Porquê? Porque já lá estão as ferramentas do kit anti-furos (sobressalente, é algo que não está previsto), além de que, a colocação do motor eléctrico (as baterias estão no túnel de transmissão) sobre o eixo traseiro, não admite mais do que esse estreito espaço...

[caption id="attachment_165901" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption] MECÂNICA

Aliás e no que aos componentes que fazem parte do sistema de propulsão diz respeito, pode dizer-se que estão espalhados ao longo de toda a plataforma. A começar, debaixo do capot dianteiro, onde o modelo sueco esconde o motor de combustão que está na base da solução híbrida plug-in que o impulsiona, um quatro cilindros 2.0 litros turbo a gasolina a anunciar 317 cv de potência e 430 Nm de binário. E a que se junta, depois, um motor elétrico a fornecer mais 145 cv, que, apoiado pela já referida bateria de iões de lítio com uma capacidade anunciada de 18,8 kWh, garante mais 145 cv de potência. Ajudando, dessa forma, ao anúncio de uma potência e binário combinados de 455 cv e 709 Nm, além de e graças ao facto de estar conectado ao eixo traseiro, assegurar uma tracção integral permanente.

Num trem de força cuja gestão está a cargo de uma caixa automática de oito velocidades, mais suave do que propriamente rápida no funcionamento, prestações que a própria Volvo fixa nos 5,8s 0-100 km/h e 180 km/h (eletronicamente limitada), como também consumos e emissões que, oficialmente, se situam nos 3,4 l/100 km e nas 76 gramas de CO2 por quilómetro. Sendo, durante o nosso ensaio, diferenças, visíveis, nos consumos, com o XC90 T8 Recharge a terminar com médias de consumos na ordem dos 4,8 l/100 km. E, isto, desde que com energia nas baterias, pois, caso contrário, o melhor, mesmo, é esperar consumos muito perto dos 10 litros.

[caption id="attachment_165902" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

No entanto e como aspecto positivo a destacar, o facto do modelo ter visto, recentemente, a autonomia elétrica aumentar, cifrando-se agora e segundo a própria marca, nos 92 quilómetros. Argumento a que se junta a possibilidade de preservar a energia existente nas baterias, para utilização futura e em situações que a isso obrigam, até porque o sistema de regeneração de energia não consegue mais do que atenuar um pouco os consumos.

De resto e no momento de carregar baterias, convirá ter presente que o XC90 T8 Recharge não admite cargas rápidas, mas apenas normais (CA) ou com recurso a wallbox. Esta última e ainda assim, a exigir entre 3 a 4 horas para conseguir uma carga completa.

TECNOLOGIA

Embora com um já longo percurso comercial (foi lançado na Europa em 2015), a verdade é que a Volvo não tem deixado de ir atualizando o seu SUV porta-estandarte, o qual exibe, hoje em dia, tudo aquilo que, em termos de tecnologia, é expectável num modelo deste quilate. A começar e por se tratar de uma área particularmente valorizada na marca sueca, pela tecnologia de segurança activa e passiva, além dos sistemas de apoio à condução.

[caption id="attachment_165903" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Assim e sem abdicar, igualmente, de funcionalidades como o seu já emblemático ecrã central táctil a imitar, no funcionamento, um tablet, a presença de mais-valias como o sistema de alerta do ângulo morto (BLIS), alerta e travagem autónoma de emergência com detecção de peões, ciclistas e animais de grande porte, sistema de estacionamento 360°, manutenção (suave) na faixa de rodagem ou ainda e a partir do momento em que engrenamos a marcha atrás, o alerta (com travagem automática) de trânsito a surgir na traseira.

Tecnologias a que se juntam, ainda, os faróis totalmente em LED, o limitador de velocidade, head-up display, sensor de chuva e de luz, monitorização da pressão dos pneus, assistência ao estacionamento à frente e atrás, Adaptive Cruise Control, Pilot Assist, Informação de Sinais de Trânsito e Alerta de Estrada Escorregadia.

[caption id="attachment_165907" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Sendo que a lista não termina aqui....

AO VOLANTE

Ricamente equipado nesta versão R-Design, o Volvo XC90 T8 R-Design destaca-se, assim, por uma imagem e postura estatutárias, que se fazem igualmente notar, na condução. Nomeadamente, através de um comportamento a revelar imponência e em que, tanto as dimensões exteriores, como as mais de 2,3 toneladas de peso, facilmente afirmam a sua presença.

Mesmo equipado com um sistema de propulsão que, particularmente nas acelerações a fundo, não esconde a força que tem e com a qual consegue, inclusivamente, pressionar-nos o corpo contra o banco, a verdade é que, depois, toda esta pujança, acaba não tendo correspondência da parte do resto do conjunto. E, principalmente, da parte das suspensões, cujo desempenho, marcado pelo pisar aveludado, não impede o adornar excessivo da carroçaria, principalmente, quando a velocidades mais elevadas e em estradas de alcatrão mais sinuosas. Velocidades com as quais, diga-se, o XC90 não se quaisquer dificuldades, desde que expressas em estrada aberta, como é o caso das auto-estradas.

[caption id="attachment_165905" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

De resto e num modelo em que componentes como a direcção, ou até mesmo a travagem, adoptam a mesma postura relaxante, a possibilidade, ainda assim, de alguma exploração, através, nomeadamente, de um sistema de modos de condução com cinco possibilidades - Constant AWD, a favorecer a tracção; Pure, pensado para a condução exclusivamente em modo elétrico; Hybrid, que conjuga os dois motores e que o sistema adopta por defeito; Individual, para configuração a gosto do condutor; Power, para potência total; e Off-Road, para (algumas) aventuras fora de estrada. Todas elas seleccionáveis no ecrã central e, apesar de cada uma com as suas particularidades, umas mais afirmativas que outras, a certeza de que nenhuma altera a génese do modelo - uma proposta grande, pesada, para disfrutar com elevado conforto e ainda maior qualidade de vida a bordo...

VEREDICTO

SUV familiar e estatutário, imponente não só na postura e dimensões, como também nas qualidades e vida a bordo que proporciona, o Volvo XC90 T8 Recharge R-Design mantém-se como um concorrente directo e à altura das propostas alemãs que dominam o segmento. Ainda que procurando trilhar um caminho próprio e com enfoque na sua ascendência escandinava.

[caption id="attachment_165906" align="alignnone" width="1500"] Foto: Turbo[/caption]

Entretanto e valorizado, igualmente, por um sistema de propulsão híbrido plug-in que lhe garante consumos mais atraentes, além de e a partir de agora, uma maior autonomia eléctrica, fica, assim, claro, que o SUV sueco não pretende sair tão cedo de cena. É que, ainda para mais, agora já paga apenas Classe 1 nas portagens!....

 

Gostámos Gostámos

Classe 1

Tem quase cinco metros de comprimento, mais de 2,3 toneladas de peso, além de uma solução de tracção integral permanente. E, mesmo assim, passa a pagar apenas Classe 1, desde que "equipado" com Via Verde... É argumento, não hajam dúvidas!

Conforto

Proposta de pose estatutária e, até, com um certo toque nobre, o Volvo XC90 T8 Recharge R-Design reflecte essa mesma postura, no desempenho, oferecendo um conforto e bem-estar a bordo, verdadeiramente de topo.

Habitabilidade

Grande nas dimensões exteriores, o maior dos SUV de Gotemburgo é também proposta para famílias numerosas, graças aos sete verdadeiros lugares. Sendo que, até mesmo na 3.ª fila, consegue receber, com algum conforto, aqueles que aí se instalam.

Não Gostámos Não Gostámos

Só carregamento lento

Infelizmente e embora a autonomia elétrica tenha subido para valores mais próximos da centena da quilómetros, o facto deste XC90 apenas por recorrer a postos de carga ditos normais, acaba por limitar a utilização elétrica. Assim como os consumos...

Consumos

Não foi, definitivamente, um aspecto que nos tenha encantado, principalmente, a partir do momento em que a energia elétrica se esgota. E se, em cima de tudo isso, colocarmos o facto de ficarmos reduzidos a um 2,0 litros a gasolina, obrigado a deslocar 2,3 toneladas, mínimo...

Dimensões para uso citadino

Pode dizer-se que, aquilo que contribui para fazer deste XC90 um excelente familiar, mesmo para agregados numeroso, é também uma das suas maiores limitações, no ambiente citadino em que as familias cada vez mais se movem. Porque este SUV é, efectivamente, grande!...

Volvo XC90 T8 Recharge R-Design Preço 92.351 € (98.476 € a unidade ensaiada) Motor 4 cil. Gasolina, 1969 cc + motor elétrico Potência combinada 445 cv (335 kW) Binário 709 Nm Transmissão Integral, Cx. Auto. 8 vel. Bateria / Autonomia 18,8 kWh / 89 km Peso 2302 kg Comp./Larg./Alt. 4,95/1,92/1,77 m Dist. entre eixos 2,98 m Mala 262 - 620 - 1816 l Desempenho 5,8 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx. (limitada) Consumo 3,4 (4,8) l/100 km Emissões CO2 76 g/Km

Equipamento Série: Jantes de 20", faróis LED, direcção assistida adaptativa, limitador de velocidade, mostrador head-up, sensor de chuva, monitorização da pressão dos pneus, sistema de alerta do ângulo morto (BLIS), alerta e travagem autónoma de emergência com detecção de peões, ciclistas e animais de grande porte, assistência à descida em declives, sistema de estacionamento 360°, sistema de manutenção na faixa de rodagem, alerta de colisão traseira, assistência ao estacionamento à frente e atrás, câmara de assistência ao estacionamento atrás, Adaptive Cruise Control, Pilot Assist, alerta de estrada escorregadia, Informação de Sinais de Trânsito, portão da bagageira elétrico e com accionamento sem mãos, acesso sem chave, bancos dianteiros com regulação elétrica e aquecidos (o do condutor com memória), sistema de climatização de quatro zonas, tejadilho panorâmico elétrico, Premium Sound Audio by Harman Kardon, carregamento de telemóvel sem fios, ligação Bluetooth, app Volvo Cars e cabos de carregamento doméstico e para posto de carga, entre outros.