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Basta ter Via Verde. Volvo XC90 Plug-in Hybrid já é Classe 1 nas portagens

Texto: Francisco Cruz
Data: 27 de Janeiro, 2022

Até aqui, de certa forma, limitado pelo facto de pagar Classe 2 nas autoestradas portuguesas, o Volvo XC90 Plug-in Hybrid acaba de deixar para trás mais esse obstáculo. Isto, porque, com a aprovação de um novo decreto de lei, no passado dia 24 de dezembro, esta versão passa a ser pagar apenas Classe 1.

Resultado da entrada em vigor do novo decreto de lei 120/2021, esta nova vantagem é aplicável, segundo avança a Volvo Cars Portugal em comunicado, a todo e qualquer Volvo XC90 Plug-in Hybrid, novo ou já existente. Sendo que, para disfrutarem desta realidade, os proprietários apenas têm de adquirir e utilizar a Via Verde.

Ainda de acordo com o fabricante automóvel sueco, a suportar esta decisão, surge, igualmente, o facto de, quer as propostas híbridas plug-in, quer as versões 100% elétricas, serem menos poluentes e energicamente mais eficientes. O que passa a colocá-las entre os veículos que pagam apenas Classe 1.

Volvo XC90 Recharge Plu-In Hybrid
O Volvo XC90 Recharge Plug-In Hybrid também já só paga Classe 1 nas portagens

Recordar, ainda, que, no caso específico do XC90 Plug-In Hybrid, trata-se do modelo topo de gama da Volvo Cars, com uma capacidade máxima de 7 lugares, e que, graças à componente elétrica, consegue cumprir até 73 quilómetros em modo 100% elétrico e zero emissões.

A par desta vantagem, o assegurar, igualmente, de um funcionamento com recurso a quatro rodas motrizes, graças a colocação do motor elétrico sobre o eixo traseiro. Que, assim, contribui para uma optimização da tracção quando em piso escorregadio e durante o reboque.

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De resto e ainda no capítulo da segurança e facilidade de condução, a presença assegurada de várias tecnologias de assistência à condução, como é o caso da deteção automática de peões e animais de grande porte, condução semi-autónoma com o modo Pilot Assist, e a deteção automática de outros veículos no ângulo morto (BLIS).