Volkswagen SUV

Publicidade

Alto e pára o baile! Já chega de SUVs, diz diretor da Volkswagen

Texto: Redação
Data: 20 de Abril, 2020

Numa altura em que a marca alemã prepara o lançamento do primeiro SUV 100% elétrico, o ID 4, eis que o director de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, lança o aviso: até por uma questão de abrangência comercial, a marca de Wolfsburgo já não consegue arrumar mais SUVs. A sério?…

Até há bem poucos anos com não mais do que dois SUVs na sua oferta, a Volkswagen foi, no entanto, uma das marcas automóveis que mais depressa recuperou o tempo perdido, neste domínio. Somando, hoje em dia, um total de 14 SUVs e crossovers, que distribui e comercializa nos mais diferentes mercados mundiais.

LEIA TAMBÉM
Nivus. Eis o primeiro SUV Coupé da Volkswagen, também para Europa

Perante uma tal oferta e numa altura em que a marca alemã se prepara para aumentar ainda mais o line-up, com o lançamento do elétrico ID 4, eis que é o próprio director de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen, quem lança o alerta – chega de SUVs!

Embora sem poder garantir que o construtor não avançará com mais propostas do género, Frank Welsch não tem dúvidas em afirmar, publicamente, em declarações à britânica Autocar, que a Volkswagen já tem SUVs que cheguem, na sua oferta.

“Embora eu não acredite que a procura de SUVs não vá crescer mais, penso que já temos oferta suficiente. Não precisamos de mais dez novos SUV. Pelo contrário, temos de ter cuidado, de forma a manter um portfólio eficiente, enquanto construtor de volume a nível mundial”, comenta este responsável.

Apenas alguns dos muitos SUV que a Volkswagen comercializa a nível mundial
Apenas alguns dos muitos SUV que a Volkswagen comercializa a nível mundial

De resto, “se tivermos muitos modelos SUV e não vendermos mais de 30.000 ou 40.000 unidades por ano, dificilmente faremos dinheiro. Temos de nos focar, sim, nos modelos que sejam verdadeiramente um sucesso”, defende.

ID 4 é o próximo

No entanto e apesar destas declarações de Welsch, a verdade é que a Volkswagen não parece pensar da mesma forma. Tendo, inclusivamente, já confirmado, o lançamento de mais um SUV: o ID 4, SUV 100% elétrico cuja chegada ao mercado terá, inclusivamente, lugar com duas carroçarias, standard e Coupé.

Ainda assim, o director de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen também garante de que, a estratégia já delineada, é “cortar progressivamente” no número de modelos, que utilizam como base a plataforma MQB.

O ID 4 é próximo SUV que a Volkswagen se prepara para lançar
O ID 4 é próximo SUV que a Volkswagen se prepara para lançar

É o caso, entre outros, de propostas como… o Arteon, o Touran e o Passat. Que, não sendo SUVs, têm visto o seu fim dar origem a rumores vários, nos últimos tempos. Algo que, no entanto, Frank Welsch não confirma, nestas declarações à Autocar, tal como não revela o nome de outros modelos, que também possam estar em perigo…

Número de modelos é para manter, diz Welsch

No entanto, Welsch também assegura que, mesmo com o fim de alguns modelos e o aparecimento de outros, dificilmente o número de propostas disponibilizadas pela Volkswagen, sofrerá alterações acentuadas. Seja em prol de um aumento da oferta, seja no sentido de um corte no número de modelos.

“Sinceramente, não acredito que venhamos a disponibilizar mais modelos do que aqueles que já temos no mercado, atualmente. Até porque e no caso dos SUV, já temos propostas para todos os segmento.

SUV... e elétrico, assim é o ID 4
SUV… e elétrico, assim é o ID 4