VW Golf GTI GTD GTE Apresentação

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Volkswagen GolF VIII GTI desvendado. E não vem sozinho!…

Texto: Redação
Data: 8 de Março, 2020

Antecipado, há apenas alguns dias, através da divulgação de uma imagem da secção frontal, o novo Volkswagen Golf GTI acaba de ser totalmente desvendado, exibindo não somente novas soluções estéticas e técnicas, como, também, maior potência. A chegada aos mercados acontece no segundo semestre de 2020.

Oitava geração de uma proposta que é, ela própria, uma referência no seio do modelo que tem por base, o novo Volkswagen Golf GTI tem por base a já conhecida plataforma MQB EVO, sobre a qual surge colocada uma evolução do conhecido quatro cilindros 2.0 TSI a gasolina. E que, neste GTI, passa a oferecer 245cv, ou seja, a mesma potência que, na geração anterior, só dispúnhamos com a versão Performance.

Redesenhado exteriormente, o novo Volkswagen Golf GTI tem vários pormenores que o diferenciam dos restantes
Redesenhado exteriormente, o novo Volkswagen Golf GTI tem vários pormenores que o diferenciam dos restantes

Juntamente com os 245cv, um binário máximo de 370 Nm, tudo isto enviado, única e exclusivamente, para as rodas da frente.

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Ainda no caso da plataforma MQB EVO, referência obrigatória para a integração de uma nova suspensão desportiva McPherson, a diminuir a distância ao solo em 15 mm, mantendo-se, ao mesmo tempo, a variante adaptativa DCC (Dynamic Chassis Control), como opção.

Presente está ainda o bloqueio eletrónico do diferencial XDS, além de uma evolução do sistema de travagem e melhorias na direcção, de forma a torná-la mais directa, melhorando igualmente a resposta e o feedback. Sendo que, como transmissão, a Volkswagen propõe de série a mais tradicional caixa manual de seis velocidades (mantendo, inclusivamente, a tradicional “bola de golfe” como pega), disponibilizando depois uma não menos conhecida transmissão automática de dupla embraiagem DSG, como opção.

Exibindo um discreto difusor traseiro, ladeado por duas ponteiras de escape pouco ostensivas, o Golf GTI aposta na discrição... para surpreender.
Exibindo um discreto difusor traseiro, ladeado por duas ponteiras de escape pouco ostensivas, o Golf GTI aposta na discrição… para surpreender.

Estética igualmente renovada

Passando aos aspetos estéticos, o novo Volkswagen Golf GTI aposta em novos pára-choques, novas ópticas interligadas entre si por um filete iluminado a atravessar a fina grelha frontal, novos logotipos sobre as embaladeiras, um novo airelon e um discreto difusor traseiro, lateralizado por duas discretas ponteiras de escape. Sendo que, a acompanhar todos estes pormenores estilísticos, surgem ainda novas jantes em liga leve, cujas dimensões variam entre as 17 (de série) e as 19 polegadas, além de pinças de travão em vermelho.

Já no interior do habitáculo de cinco portas (a versão de apenas três portas, desapareceu por completo), novos revestimentos, a juntar a um novo volante multifunções e novos bancos, estes últimos exibindo uma nova variação do tradicional tecido axadrezado, além de costuras e aplicações em vermelho. Isto, num ambiente onde não faltam sequer novos tapetes, revestimentos interiores a condizer nas portas e até um sistema multimédia com um certo toque “GTI”.

Reformulado igualmente no interior, o Voklswagen Golf GTI aposta em linhas simples e na (quase) ausência de comandos físicos, preferindo a digitalização
Reformulado igualmente no interior, o Voklswagen Golf GTI aposta em linhas simples e na (quase) ausência de comandos físicos, preferindo a digitalização

De resto, num habitáculo de linhas muito simples, sobressai ainda a instrumentação totalmente digital e o referido sistema multimédia com ecrã táctil de 10”, responsável por integrar, inclusivamente, os comandos do ar condicionado, permitindo assim abdicar de quaisquer botões físicos.

Mais GTI que o antecessor

“O Volkswagen Golf 8 é um grande salto em frente, face ao Golf 7, sendo que, com o novo GTI, a evolução foi ainda maior”, afirmou, em declarações à britânica Autocar, o responsável pelo departamento técnico da Volkswagen, Matthias Rabe. Acrescentando que “era muito importante para nós garantir que o novo GTI fosse um carro perfeito para o dia-a-dia, embora sem deixar de ser um verdadeiro desportivo”.

Baseado na oitava geração do Golf, o novo GTI promete ser ainda mais GTI, que o antecessor. Diz a Volkswagen.
Baseado na oitava geração do Golf, o novo GTI promete ser ainda mais GTI, que o antecessor. Diz a Volkswagen.

De resto, Rabe garante igualmente que “o carro agora apresentado será ainda mais GTI que antecessor, e não apenas na imagem; senti-lo-ão, quando o conduzirem.”

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Golf GTD e GTE também desvendados

De referir ainda que, a acompanhar o novo Golf GTI, a Volkswagen deu a conhecer igualmente a variante Diesel do compacto desportivo, o GTD, além da variante híbrida a gasolina GTE.

No caso do GTD, impulsionado por um renovado 2.0 TDI, a anunciar 200cv de potência e 400 Nm de binário, equipado com um novo compressor, novos sistemas de refrigeração e dois filtros SCR. Soluções que, segundo a Volkswagen, vieram contribuir para a redução dos consumos e emissões de NOx, em cerca de 80%.

O novo Volkswagen Golf GTD recorre a uma versão melhorada do 2.0 TDI, a debitar 200cv
O novo Volkswagen Golf GTD recorre a uma versão melhorada do 2.0 TDI, a debitar 200cv

Como transmissão, o novo Volkswagen Golf GTD opta, de série, por uma caixa automática DSG de dupla embraiagem, contributo importante no anúncio de uma autonomia acima dos 800 quilómetros.

Já o Golf GTE, tem por base um sistema de propulsão composto por um 1.5 Turbo a gasolina de 150cv, acompanhado de um motor elétrico a debitar 116cv, o qual viu a sua potência e binário máximo aumentados, para 245cv e 400 Nm.

Recorrendo a um quatro cilindros 1.5 TSI a gasolina e um motor elétrico, o Golf GTE anuncia 245cv... e uma autonomia elétrica de 59 km
Recorrendo a um quatro cilindros 1.5 TSI a gasolina e um motor elétrico, o Golf GTE anuncia 245cv… e uma autonomia elétrica de 59 km

A apoiar o motor elétrico, um conjunto de baterias de iões de lítio de 13 kWh, ou seja, praticamente o dobro da capacidade das baterias no anterior GTE. Permitindo assim à nova geração cumprir pouco mais de 59 km em modo 100% elétrico.

De referir ainda que, tanto o GTD, como o GTE, utilizam a mesma base e set-ups do GTI, apresentando, ainda assim, algumas alterações, visuais, face à variante “original”. A começar pela cor dos pormenores exteriores, que no GTI são vermelhos, ao passo que no GTD são metalizados, e no GTE, azuis.

Ao contrário do GTI, o Golf GTD aposta no cinza como cor diferenciadora no habitáculo
Ao contrário do GTI, o Golf GTD aposta no cinza como cor diferenciadora no habitáculo

Ambos disponíveis apenas  na carroçaria de cinco portas, já no interior do habitáculo, tanto o GTD, como o GTE, trocam o ecrã táctil de 10” do GTI por uma solução mais pequena de 8,25”, ao mesmo tempo que os pespontos, vermelhos no GTI, passam a ser cinzas no GTD e azuis no GTE.

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Golf TCR e R também a caminho

Entretanto e na mesma ocasião, a Volkswagen deu a conhecer que a oitava geração do Golf GTI não terá versão Performance, mas uma ainda mais desportiva versão TCR. A qual se juntará ainda o não menos excitante ‘R’, ambos previstos ainda para este ano.

Com um cockpit idêntico ao do GTI, o Volkswagen GTE diferencia-se pela cor azul, também dos pespontos... além de algumas funcionalidades específicas desta versão híbrida
Com um cockpit idêntico ao do GTI, o Volkswagen GTE diferencia-se pela cor azul, também dos pespontos… além de algumas funcionalidades específicas desta versão híbrida

Finalmente, em equação está ainda uma versão Clubsport, mas cujo lançamento, avança a britânica Autosport, está ainda dependente de aprovação superior.