Porsche Macan Spirit é exclusivo ibérico

Texto: Nuno Fatela
Data: 11 Fevereiro, 2019

Esta edição especial limitada para o mercado ibérico inspira-se no 924 S Spirit de 1988. Permitindo obter mais equipamento por um valor mais acessível, o Porsche Macan Spirit já está disponível para encomenda.

Corria o ano de 1988 quando a Porsche decidiu presentear os seus fãs ibéricos com uma edição especial do 924S, batizada como 924 Spirit. Agora, passadas mais de duas décadas, a marca germânica volta a reconhecer e celebrar a paixão dos portugueses e espanhóis pelos seus desportivos, fazendo renascer esse “Spirit” com o Macan. Esta edição do SUV surge com o motor de quatro cilindros a gasolina presente na gama e adiciona elementos estéticos distintos e equipamento extra, por um preço mais atrativo.

Tal como em 1988, esta edição especial apresenta uma quantidade igual de veículos pintados a branco e a preto. Mas se em 1988 apenas foram fabricadas 30 unidades, agora surgem 100 Porsche Macan Spirit a branco e mais uma centena pintada a preto. A esta pintura junta-se o teto panorâmico, saias laterais, retrovisores exteriores anti-encandeamento Sport Design e ainda as jantes Macan Turbo de 20” em preto,  a mesma cor usada para o para-choques traseiro, saídas de escape, óticas e barras de tejadilho.

A bordo temos também uma atmosfera personalizada para o Porsche Macan Spirit. Aqui a inspiração desportiva é exponenciada pelos elementos a vermelho, como o pacote iluminação Confort, fundo do painel de instrumentos e cinto de segurança. Surgem ainda cortinas manuais para as janelas traseiras, com este estilo exclusivo a ser ainda assinalado pelos logos identificativos.

A Porsche refere que os Spirit são um verdadeiro tributo aos seus primeiros anos de história, “de construir desportivos muito ligeiros quem equipados com motores de pequena cilindrada, alcançavam excelentes prestações”. E se em 1988 isso ficou a cargo de um motor de 170cv, agora o Porsche Macan Spirit tem ainda mais potência. Porque a escolha recaiu sobre o bloco de quatro cilindros turboalimentado com dois litros, que debita 245cv e 370Nm. Combinado com uma caixa PDK, o SUV consegue acelerar até aos 100km/h em 6,7 segundos e atingir uma velocidade máxima de 225 km/h. E com emissões mais reduzidas graças à incorporação do filtro de partículas.

Para uma dinâmica superior, surge ainda no equipamento de origem o amortecimento variável PASM, a direção assistida Plus e o Park Assist com câmaras. E estas adições, em conjunto com todos os elementos descritos anteriormente, significam que o Porsche Macan Spirit oferece mais por menos, já que eles representam um “desconto” de 6500€ no preço. Desta forma, esta edição especial já disponível para encomenda, e com as primeiras entregas planeadas para final do mês, fica disponível a partir de 89.911€. Só falta escolher entre o branco e o preto…

 

Fonte: Porsche e Wikipedia (especificações Porsche 924 Spirit)

Partilhar