Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport chega para amadores e profissionais

Texto: Nuno Fatela
Data: 4 Janeiro, 2019

Disponível em duas versões distintas, mas sempre exclusivas para as pistas, o novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport ganhou 40cv de potência

Passados três anos, foi revelado o novo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport. Este modelo surge agora em versões “TrackDay”, para amadores que adoram passar bons momentos em pista, e “Competition”, que vai procurar levar pilotos profissionais ao lugar mais alto do pódio em provas nacionais e internacionais. Além de ter aumentado a potência, a marca procurou tornar mais fácil a condução e garantir que os tempos por volta são ainda melhores. E outro dos destaques está nos materiais, com a estreia de um compósito de fibras naturais. Fabricado a partir de desperdícios de canhâmo e de linho, ele é comparado à fibra de carbono no que se refere ao peso e rigidez, e pode ser visto nas portas do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport.

O motor de seis cilindros com 3,8 litros ganhou 40cv, o que significa agora um bem mais impressionante registo de 425cv. Essa potência é canalizada para as rodas posteriores, através de uma caixa PDK de seis velocidades e um diferencial mecânico no eixo traseiro. A suspensão dianteira foi retirada do 911 GT3 Cup, enquanto o sistema de travagem recorre a discos com uns generosos 380mm. Mesmo surgindo equipado com a roll cage e o sistema de supressão de incêndios, este Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport acusa 1320kg na balança, menos 55kg que o 718 Cayman GTS.


Descubra os 718 T que foram revelados em dezembro, e que prometem uma experiência mais purista de condução ao Cayman e ao Boxster


A versão TrackDay, que custa 134.000€ (mais impostos), conta com sistemas como o ABS e controlos de tração e estabilidade, que tanto podem ser desligados como usados para garantir maior segurança aos amadores nas suas aventuras em pista. Ao contrário do Competition (157.000€), cuja suspensão pode ser ajustada em três níveis distintos, nesta versão ela será fixa. Outras diferenças residem na possibilidade de  ajustar a repartição da força de travagem entre os dois eixos na versão para pilotos profissionais, além deste Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport contar com um volante idêntico ao do 911 GT3 R.

Já disponíveis para encomenda, as primeiras entregas dos Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport estão marcadas para o próximo mês de fevereiro.