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Porsche 718T celebra a condução pura

Texto: Nuno Fatela
Data: 19 de Dezembro, 2018

Depois do 911, as versões mais puristas chegam também aos Cayman e Boxster. Os Porsche 718T estão já disponíveis para encomenda em Portugal

Foram revelados pela Porsche as novas versões mais puristas para os 718, que prometem oferecer uma combinação muito especial ao Cayman e Boxster, entre as capacidades do potente motor de quatro cilindros com 300cv e uma experiência de condução única. Surgindo originalmente com caixa manual, embora a PDK surja como opção, juntam-se ainda outros atributos para melhorar o comportamento dinâmico como o apoio dinâmico da caixa de velocidades e o pack Sport Chrono. A estes atributos específicos juntam-se ainda o PASM que coloca a distância ao solo em menos 20mm e uma estética que torna os Porsche 718T inconfundíveis.

A base para esta experiência de condução mais pura reside no motor de dois litros e quatro cilindros com 300cv. Capaz de atingir as 7500RPM, e com o binário máximo de 380Nm, este propulsor é combinado com a caixa manual de seis velocidades mais curta e com a vetorização de binário PTV (Porsche Torque Vectoring) que ten bloqueio mecânico do diferencial traseiro. No entanto, também se pode optar pela PDK de sete relações, adicionando a função Launch Control e o botão Sport Response ao centro do seletor de modos.

Com o pack Sport Chrono a oferecer aos Porsche 718T a opção de escolha entre os modos Normal, Sport, Sport + e Individual, os novos membros mais puristas das famílias Cayman e Boxster conseguem atingir os 100mk/h em 5,1 segundos. Um registo que ainda é reduzido em meio segundo com a caixa automática.

Um dos segredos para a dinâmica superior dos Porsche 718T foi a introdução do apoio dinâmico da caixa de velocidades, designado pela sigla PADM. Esta solução vem minimizar os ruídos na zona do motor e caixa de velocidades, bem como os movimentos com origem no conjunto de transmissão que podem afetar negativamente a dinâmica de condução. A marca germânica explica que isso “combina as vantagens dos apoios de caixa rígidos e móveis: o comportamento torna-se nitidamente mais preciso e estável durante as mudanças de via em carga ou em curvas rápidas”, sem qualquer prejuízo do conforto.

Focado na condução mais pura, existe mais uma alteração que terá impacto tanto no peso como no foco do condutor apenas na estrada. Trata-se do infotainment PCM, que de origem não surge no carro, embora possa ser integrado sem custos adicionais. Isto vem ajudar a contrabalançar o peso do filtro de partículas, e a atingir uma relação de peso potência de 4,5kg/cv, já que o Porsche 718T acusa 1350kg na balança (a PDK significa 30kg adicionais).

 

Além da ausência do infotainment, existem mais alterações a bordo destes Boxster e Cayman, com destaque para a inclusão do volante GT, forrado a pele e com seletor de modos, as tiras nos puxadores das portas e os bancos desportivos. Com dois ajustes elétricos, eles contam com a parte central no tecido Sport Tex e os descansos de cabeça agraciados com uma costura “718”. Além disso, surgem mais logos em locais específicos do habitáculo.

No exterior também os lettrings específicos identificam estes modelos. Tal como a menor distância ao solo, reduzida em 20mm pelo PASM, as capas de retrovisores em cinza, as jantes de 20” nesse mesmo tom e a dupla saída de escape ao centro. A palete de cores para os Porsche 718T é extensa, sendo possível optar pelo preto, vermelho, branco e amarelo, os tons especiais laranja lava e azul Miami e ainda os metalizados branco, preto e prata.

 

Os novos Porsche 718T já estão disponíveis para encomenda em Portugal. Os preços começam nos 78.135€ para o Cayman T e em 80.399€ no Boxster T.