Mobieco

Publicidade

Em versão GTS. Porsche expande gama Taycan com novo Sport Turismo

Texto: Francisco Cruz
Data: 21 de Novembro, 2021

A Porsche prepara-se para expandir a sua gama elétrica, com a introdução de novas versões baseadas no Taycan: uma versão carrinha do Cross Turismo, baptizada de Sport Turismo, e que partilha o nível de equipamento GTS com aquela que passa a ser uma nova versão do sedan 100% elétrico. Para 2022.

Descrita como uma variante capaz de conjugar “a funcionalidade” do Cross Turismo, como a “performance em estrada” do Taycan, esta nova variante mais estradista do crossover elétrico da Porsche destaca-se, não somente por converter o ‘Cross’ em ‘Sport’, passando a chamar-se ‘Cross Turismo’, como, também, por perder a indumentária off-road que caracteriza a versão mais aventureira. Sendo que, em conjunto com a mudança de “roupa”, desaparece, ainda, a maior a distância ao solo, passando a exibir a mesma altura da berlina.

Ao mesmo tempo e apesar destas alterações, o novo Porsche Taycan Sport Turismo mantém a generosa capacidade de carga na bagageira, que pode variar entre os 445 e os 1.212 litros. Com mais 82 litros no espaço de carga posicionado sob o capot dianteiro.

Porsche Taycan Sport Turismo
Porsche Taycan GTS Sport Turismo

Já no habitáculo, a manutenção do acréscimo de espaço (+45 mm) ao nível da cabeça, face à berlina, assim como o tejadilho em vidro e até mesmo os pontos de fixação para instalar, na parte de fora do portão da bagageira, um suporte para transporte de bicicletas.

LEIA TAMBÉM
Em Portugal. Porsche Taycan Cross Turismo já à venda

De salientar, igualmente, que este novo Porsche Taycan Sport Turismo estará disponível com o nível de equipamento GTS, o qual passará a ser, igualmente, uma das versões na berlina Taycan. Posicionando-se, neste caso, como uma versão desportiva de transição, entre o Taycan 4S e o Taycan Turbo.

Com 598 cv e mais de 500 km de autonomia

De resto e a ajudar a este posicionamento, surge um sistema de propulsão exclusivamente elétrico a anunciar 598 cv de potência máxima e que, em conjunto com o sistema Launch Control, garante uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos, assim como uma velocidade máxima de 249 km/h.

A apoiar estas prestações, uma bateria Performance Battery Plus de 93,4 kWh e com uma arquitectura de 800V, proposta de série neste modelo, e que, com velocidades de carregamento até 270 kW, anuncia não só uma capacidade de carregamento de 5 a 80 por cento em apenas 22,5 minutos, como uma autonomia máxima acima dos 500 quilómetros.

Porsche Taycan GTS Sport Turismo

Ainda no domínio técnico, referência para o facto deste Cross Turismo recorrer à mesma suspensão e soluções dinâmicas do Taycan Turbo, embora com calibração e ajustes específicos para um GTS. Sendo que, a contribuir para a eficácia, a presença, de série, de uma suspensão pneumática adaptativa com gestão ativa e elevação automática da carroçaria, tecnologia de vectorização de binário, além do pacote Sport Chrono e do volante multifunções GT.

Já no domínio da travagem, discos de travão à frente de 390 mm, com todos eles a apresentarem um revestimento de carboneto de tungsténio para maior eficácia, e pinças de quatro pistões, na cor vermelha, importadas do Taycan 4S. Embora e como opcional, os clientes também possam optar pelos discos de cerâmica da Porsche.

GTS estradista… e luxuoso

Passando ao interior, a garantia, com o nível de equipamento GTS, da presença de um exclusivo pack de revestimento Race-Tex já conhecido de outros modelos GTS da Porsche, acrescido de bancos dianteiros com 18 tipos de ajuste e o logótipo ‘GTS’ costurado nos encostos de cabeça dianteiros e traseiro. Soluções a que pode ser acrescentado, ainda, um outro pacote interior GTS opcional, o qual se destaca pela presença de pespontos em vermelho Carmine, com cintos de segurança a combinar, painel de instrumentos Sport Chrono, logótipo da Porsche nos tapetes e acabamento do volante, consola central e porta em carbono fosco.

Porsche Taycan GTS Sport Turismo

Já por fora, a versão GTS garante um painel frontal especial e saias laterais SportDesign (estas últimas, com um logótipo GTS especial), ao mesmo tempo que as janelas ganham um acabamento em preto brilhante, o difusor traseiro passa a ostentar um revestimento próprio e o emblema na traseiro passa a ser em preto fosco. Isto, ao mesmo tempo que os faróis Matrix PDLS Plus passam a exibir o interior em preto, fazendo sobressair, ainda mais, os quatro pontos de luz diurna.

Finalmente e quanto às jantes Taycan Turbo S Aero Design de 20 polegadas, ganham um acabamento preto acetinado exclusivo, com os clientes a poderem optar, igualmente, por umas opcionais jantes RS Spyder Design de 21″, também em preto acetinado.

Apenas para a primavera de 2022

Embora em exibição no Salão Automóvel de Los Angeles, atualmente a decorrer, a nova Porsche Taycan Sport Turismo só deverá chegar aos concessionários europeus, acompanhada da nova versão GTS do Taycan, na primavera de 2020.

Porsche Taycan GTS

Quanto a preços e embora ainda nada se saiba para Portugal, a Porsche revela, desde já, que, no Reino Unido, o Taycan Sport Turismo GTS começará nas 104.990 libras esterlinas, pouco mais de 124 mil euros, enquanto a berlina Taycan GTS será ligeiramente mais barata, iniciando-se nos 104,190€, 123.264 euros, à cotação actual.