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Com cinco variantes. Porsche apresenta o novo e mais dinâmico 911 GTS

Texto: Francisco Cruz
Data: 27 de Junho, 2021

Cerca de um ano após o lançamento da nova geração 992, a Porsche introduz, na icónica gama 911, os novos modelos GTS. A prometerem maior potência e impacto estético, mas também e principalmente, uma dinâmica melhor do que nunca, garante a marca de Zuffenhausen.

Contemplando, ao todo, cinco versões – Carrera GTS Coupé e Cabriolet, Carrera 4 GTS Coupé e Cabriolet e Targa 4 -, os novos GTS apresentam-se, desde logo, com um motor boxer de seis cilindros, a anunciar 480 cv de potência. Ou seja, mais 30 cv do que o atual Carrera S e o anterior 911 GTS.

A apoiar este motor, não somente um sistema de tracção apenas traseira, como também a transmissão Porsche de dupla embraiagem (PDK) com oito velocidades, ou, então, uma transmissão manual de sete velocidades. Assim como uma suspensão específica, com base na solução exibida pelo 911 Turbo, e com Porsche Active Suspension Management (PASM).

No caso do PASM, oferecido de série nas variantes Coupé e Cabriolet, é combinado com chassis desportivo rebaixado em 10 milímetros.

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Igualmente revisto foi o sistema de travagem de alta performance, neste caso, proveniente do 911 Turbo, e a incluir jantes de 20″ à frente e 21″ atrás, em preto, com aperto central. Às quais se junta um sistema de escape desportivo, proposto de série, e a prometer uma banda sonora mais emotiva, graças também à “omissão” de algum isolamento interior.

Com Pacote de Design de Peso Reduzido

A juntar-se a vários destes atributos, no aprimoramento do comportamento dinâmico, surge o Pacote de Design de Peso Reduzido. Solução disponível, pela primeira vez, no GTS e que, graças à inclusão de baquets integrais em fibra de carbono reforçada com plástico (CFRP), vidros mais finos nas janelas laterais e óculo traseiro e bateria mais leve – o 911 perde, ainda, os bancos traseiros -, garante uma redução de até 25 kg no peso. Mas, atenção: só a partir de novembro.

Outras melhorias na performance passam, ainda, pelo eixo traseiro direccional, integrado neste pacote, além de outros elementos aerodinâmicos, a garantir maior força descendente.

De resto e também no exterior, uma série de detalhes escurecidos ou em preto – no caso do 911 Targa GTS, inclui ainda o arco e a designação Targa -, entre os quais, o lábio do spoiler, o aperto central das jantes, a cobertura do motor e a designação GTS na traseira e portas. Com os modelos GTS a contarem, ainda, com o Pacote Sport Design, faróis LED Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) e farolins traseiros específicos.

Habitáculo mais elegante e dinâmico

Passando ao habitáculo, uma alavanca da caixa manual encurtada em 10 mm, volante desportivo GT, Pacote Sport Chrono com seletor de modos, a app Porsche Track Precision e o ecrã de temperatura dos pneus, tudo proposto de série. O mesmo acontecendo com os Bancos Desportivos Plus, com ajuste elétrico em quatro vias.

Também a procurar acentuar o ambiente mais elegante e dinâmico, inúmeros elementos revestidos a microfibra Race-Tex, a poder apresentar, igualmente, uns opcionais pespontos decorativos de cor contrastante. Sendo que, os cintos de segurança, o logótipo GTS bordado nos apoios de cabeça, o conta-rotações e o cronómetro Sport Chrono, passam a ser nas mesmas cores de contraste.

Finalmente, a nova geração do Porsche Communication Management (PCM), agora com funções adicionais e operação significativamente simplificada, a que não falta sequer um aprimorado assistente por voz, capaz de reconhecer discurso natural e que pode ser ativado com “Hey Porsche” – onde é que já ouvimos isto?….

De salientar, ainda, da conectividade total, a partir de agora, não somente para os utilizadores do sistema operativo iOS, mas também de Android.

A partir de 173.841 Euros

Já disponíveis no mercado nacional, os novos Porsche 911 GTS apresentam-se com o preço de entrada de 173.841 Euros. Valor pedido para o 911 Carrera GTS Coupé com tração traseira.