Depois da apresentação da versão Turbo S, no início deste ano, a Porsche acaba de dar a conhecer a nova geração 911 Turbo, naquelas que são as suas variantes Coupé e Cabriolet. Ambas já disponíveis em Portugal, por encomenda, com preços a partir de 233.079€.
Anunciando mais potência e melhores prestações que na geração anterior, o novo Porsche 911 Turbo recorre a um novo motor boxer de seis cilindros com 3.745 cc, a debitar 580 cv – mais 40 cv que até aqui -, para anunciar uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos, ou seja, 0,2 segundos mais rápido que até aqui. Isto, graças também a um binário igualmente aumentado em 40 Nm, para os 750 Nm, e que, agora sem o Overboost limitado em tempo, promete tornar as acelerações mais espontâneas e rápidas.
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Com a mesma aceleração, potência e binário, da anterior geração 911 Turbo S, o novo 911 Turbo recorre, ainda, a uma caixa PDK de oito velocidades, para, não só assegurar estas prestações, como também manter a velocidade máxima de 320 km/h. Sendo que, pela primeira vez neste modelo, passam a estar disponíveis pacotes desportivos, chassis desportivo e sistema de escape desportivo, também como forma do cliente adaptar, ainda mais, o veículo, à sua preferência.
Face ao modelo anterior, o novo 911 Turbo apresenta um chassis mais largos, o mesmo acontecendo com a via dianteira, que ganhou 42 mm na largura. Aumento que, em conjunto com os novos pneus 255/35 instalados em jantes de 20” no eixo dianteiro, além de um controlo ativo da tração integral (PTM) capaz de transferir ainda mais potência para as rodas dianteiras, acaba contribuindo para uma melhor viragem.
Já no eixo traseiro, direccional, um aumento de 10 milímetros na largura da via traseira, a que se juntam uns pneus 315/30 em jantes de 21” – basicamente, mais uma polegada do que no eixo dianteiro.
Igualmente mais poderoso, surge o renovado sistema de travagem, agora com pinças em vermelho, de série, e com discos dianteiros em ferro com 408 mm de diâmetro (mais 28 mm do que anteriormente) e 36 mm de espessura (mais dois milímetros). Já no eixo traseiro, discos de travão com 30 mm de espessura e diâmetro de 380 mm.
Como opcionais e pela primeira vez, surge não só o sistema de escape desportivo, como também duas versões de chassis: o chassis PASM, proposto de série, e que procurar oferecer um equilíbrio entre caráter desportivo e conforto, e a significativamente mais firme e baixa (-10 mm) suspensão desportiva de controlo elétrico, a favorecer a agilidade. Sendo que, o proprietário, pode ainda optar pelo sistema hidráulico de controlo ativo da inclinação (PDCC) e o sistema de travagem PCCB com discos em cerâmica, com pinças de 10 êmbolos à frente.
Mais largo e mais aerodinâmico
Finalmente e quanto à carroçaria, um aumento de 45 mm na largura, para 1.840 mm nas rodas dianteiras, de forma a poder acomodar o novo chassis, ao mesmo tempo que, um novo capot, realça o caráter desportivo e contribui para o aspecto mais musculado. Da qual fazem também parte faróis LED com PDLS Plus, propostos de série.
Já no eixo traseiro, a carroçaria ganhou 20 mm e tem agora exatamente 1,90 metros de largura.
Igualmente nova, é a aerodinâmica adaptativa, com grelhas de arrefecimento controladas eletronicamente na dianteira, spoiler dianteiro ativo e um significativamente maior spoiler traseiro variável. Sendo que, a este pacote, não faltam sequer as características, do 911 Turbo, entradas de ar nos painéis laterais traseiros, caraterísticas do 911 Turbo, as quais passam a servir para conduzir o ar, ao invés de refrigerarem, como anteriormente.
A faixa de luz com os faróis traseiros em LED, assim como a nova grelha traseira com frisos em cor prata, complementam o design da traseira.
Interior também reformulado
No interior do habitáculo, onde o cliente pode agora abdicar dos bancos traseiros, ver reduzidos os materiais de insonorização, e desfrutar de bacquets integrais, tudo graças ao pacote de peso reduzido (apenas para o Coupé), a presença de um ecrã central do PCM agora com 10,9″ com nova arquitectura. Isto, a juntar a um equipamento de série do qual fazem parte bancos desportivos com regulação totalmente elétrica em 14 vias, Pacote Sport Chrono, volante desportivo GT com patilhas para a caixa de velocidades e sistema de som BOSE Surround.
A par destes, inúmeras opções de personalização, incluindo Porsche InnoDrive com cruise control adaptativo, Assistente de Manutenção na Faixa com leitor de sinais de trânsito, Assistente de Visão Noturna, Surround View e sistema de som Burmester High-End Surround.
Já disponível em Portugal
Os novos Porsche 911 Turbo Coupé e Cabriolet já estão disponíveis, por encomenda, em Portugal, com preços que começam nos 233 079€, no caso do 911 Turbo Coupé, e nos 248 143€, para o 911 Turbo Cabriolet. Valores que incluem já os impostos em vigor.