Publicidade

Sabe como utilizar o Launch Control em carros com transmissão manual?

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Agosto, 2022

Funcionalidade cada vez mais frequente nos desportivos, o Launch Control é um sistema que lhe permite fazer arranques a fundo, aproveitando o máximo de motricidade que o carro lhe oferece. Mas, se tudo isto acaba sendo relativamente fácil num desportivo de caixa automática, será que o mesmo se passa em modelos com transmissão manual?

A explicação surge por intermédio da BMW, aproveitando, neste caso, o lançamento ainda recente das novas gerações M3 e M4. Dois modelos desportivos que surgem de série com o sistema Launch Control, mas que, especialmente nos veículos com transmissão manual, nem sempre é fácil, para um condutor inexperiente, perceber a forma como conjugar todos os componentes.

Consciente desta realidade, a BMW decidiu, por esse motivo, fazer um vídeo, explicando toda a sequência de passos que devem ser dados, para desfrutar, ao máximo e da melhor forma, deste momento de maior adrenalina.

Processo aplicável a, praticamente, qualquer outro modelo equipado com este sistema e caixa manual, até porque o funcionamento do Launch Control é, basicamente, idêntico em todas as marcas, os vários passos descritos no vídeo que aqui reproduzimos, podem e devem, por isso, ser aplicados em qualquer modelo com estas características técnicas. Não apenas para que o divertimento seja maior, como também para salvaguarda do próprio sistema.

LEIA TAMBÉM
Com (ainda) mais potência. BMW prepara já lançamento dos M3/M4 CS e CSL

No entanto e caso o leitor seja o feliz proprietário de um dos novos M3 ou M4, então, a vantagem do sistema, na BMW, apresentar como mais-valia o facto de, mesmo nas passagens de caixa, altura em que tem levantar o pé do acelerador, “a pressão de carga ideal [na aceleração] ser mantida”, de forma a que a potência máxima do motor se mantenha disponível, para o momento em que o condutor volte a carregar a fundo no pedal.

Quanto ao vídeo propriamente dito, um único senão: infelizmente, a BMW divulgou a versão apenas em inglês. Algo que, ainda assim e face à forma como as imagens vão surgindo, acreditamos não será totalmente impeditivo para que possa desfrutar, na plenitude, daquele que, quando bem executado, pode ser um dos momentos de maior adrenalina ao volante do seu desportivo…