Mobieco

Publicidade

Peugeot e-Partner Premium Standard. Eletrificação completa

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Julho, 2022

Com uma autonomia de até 275 km, o furgão mais vendido em Portugal já tem uma competente versão elétrica, que mantém o volume de carga e a funcionalidade do modelo original. O preço ainda é pouco convidativo…

Com o lançamento do e-Partner, a Peugeot concluiu o processo de eletrificação de toda a sua gama de comerciais ligeiros, iniciada com o e-Expert, tendo prosseguido depois com o e-Boxer.

A versão elétrica do furgão mais vendido em Portugal desde 2017 foi projetada para oferecer a mesma volumetria e versatilidade das versões de combustão interna, estando disponível em dois comprimentos de carroçaria, mas numa só opção de motorização elétrica e bateria.

Com exceção do monograma e-Partner na porta traseira esquerda não existe qualquer outro elemento visual que permita fazer a distinção entre a versão elétrica e de combustão do furgão.

A própria tomada de carregamento está situada no local onde habitualmente se encontra o bocal de enchimento de combustível, no lado do condutor. Em termos de engenharia acreditamos que essa solução até faça sentido, mas está longe de ser propriamente prática quando se quer utilizar um posto de carregamento rápido porque a mangueira é relativamente curta e pode obrigar à realização várias manobras.

Volume útil de 3,3 m3

Para oferecer a mesma volumetria da versão térmica, a bateria de iões de lítio e capacidade de 50 kWh foi colocada por baixo do compartimento de carga. No derivativo Standard, com comprimento exterior de 4,40 metros, isto traduz-se num compartimento de carga plano com 1,87 metros que pode ser ampliado até aos 3,09 metros, graças à porta integrada na divisória interior e ao assento elevável lateral do banco Multiflex de três lugares. 

A combinação com uma largura de interna de 1,73 metros (1,23 metros entre as cavas das rodas) e uma altura de 1,20 metros permite ao Peugeot e-Partner disponibilizar um volume útil de carga de 3,3 m3, aumentando para os 3,8 m3 com o banco do passageiro lateral rebatido. Para garantir uma maior segurança no transporte, o compartimento de carga conta com seis anéis de fixação da mercadoria.

O acesso ao compartimento de carga pode ser realizado por portas traseiras de batente assimétricas (60/40), com abertura a 180º, ou por uma porta lateral deslizante direita.

Linha motriz elétrica

À semelhança de outros modelos elétricos do grupo Stellantis, o Peugeot e-Partner está dotado com uma cadeia de tração constituída por um motor elétrico de 100 kW (136 cv), uma caixa de velocidades com uma única relação e uma bateria com uma capacidade de 50 kWh.

O motor elétrico assegura a tração em função do modo de condução selecionado: Normal, Eco e Power.  A primeira opção foi concebida para proporcionar o melhor compromisso entre economia e prestações dinâmicas, disponibilizando uma potência de 80 kW e um binário de 210 Nm.

O modo Eco privilegia a autonomia através da restrição da potência a 60 kW e do binário a 180 Nm, além de diminuir o desempenho do aquecimento e do ar condicionado. Por seu lado, o modo Power dá acesso a todas as aptidões do sistema de tração elétrico, designadamente a potência máxima de 100 kW e o binário de 260 Nm, e conta com uma afinação para permitir aumentar as sensações de dinamismo ao volante.

A partir do seletor de condução localizado na consola central é igualmente possível aceder aos dois modos de travagem regenerativa. O modo D (Drive) proporciona um comportamento semelhante a um veículo com motor térmico, enquanto o modo B (Brake) assegura um elevado nível de regeneração sempre que se levanta o pé do acelerador.

De acordo com o ciclo WLTP, o Peugeot e-Partner consegue percorrer até 275 quilómetros entre carregamentos. A bateria pode recuperar a sua capacidade de três formas diferentes: com recurso a uma tomada doméstica de 220V, demorando a operação até 15 horas; numa wallbox de 3,7 kW a 22 kW, sendo necessárias 7h30m numa wallbox de 7,4 kW com ligação monofásica ou cinco horas numa wallbox de 11 kW com ligação trifásica; a terceira opção consiste num posto público até 100 kW, sendo possível recuperar até 80% da capacidade em 30 minutos.

Em termos de prestações e atendendo a um peso em vazio de 1772  kg, o Peugeot e-Partner consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 130 km/h.  

Peugeot i-Cockpit atualizado

Se o exterior e o compartimento de carga do Peugeot e-Partner são muito semelhantes aos das versões de combustão já o mesmo não acontece na cabina que apresenta caraterísticas específicas. 

Destaque para o Peugeot i-Cockpit, com volante multifunções de pequenas dimensões – cortado em cima e em baixo – e painel de instrumentos sobreelevado, que foi atualizado tecnologicamente para permitir o acesso às informações para operação de um veículo elétrico. 

De série, o e-Partner recebe um painel de instrumentos analógico, que compreende um indicador de energia (powermeter) para visualização do nível de consumo (Eco para otimização de energia ou Power para potência máxima) ou do nível de recuperação (Charge), um indicador de consumo dos equipamentos de conforto térmico (aquecimento, ar condicionado), indicador do nível de carga da bateria e um cluster policromático para visualização dos fluxos de energia, rastreamento da carga (em curso ou diferida), as informações do computador de bordo e a autonomia.

Consola central específica

A consola central também foi totalmente redesenhada, à imagem e semelhança do Peugeot e-Expert. Assim, a alavanca da caixa de velocidades foi substituída por um comando denominando “e-Toggle”, que permite aceder aos modos de operação do veículo P (estacionamento), R (márcha-atrás), B (neutro), D (condução) e B (travagem regenerativa). 

O travão de estacionamento tradicional também desapareceu, libertando espaço para as pernas no centro da cabina, tendo sido substituído por um travão elétrico, situado também na consola central. O arranque do veículo, na versão Standard Business, continua a ser efetuado através da introdução da chave no canhão de ignição na coluna da direção.

LEIA TAMBÉM
Testámos os melhores comerciais do mundo, que são portugueses!

A parte superior da consola central continua a oferecer um ecrã tátil de oito polegadas com pack de navegação conectada, mas conta com um menu “Electric” específico para permitir visualizar os fluxos de energia em tempo real, as estatísticas de consumo e também oferece uma funcionalidade para programar um carregamento diferido.

Três lugares na cabina

A cabina oferece uma lotação para três ocupantes, graças ao banco Multiflex que oferece uma função de escritório móvel, pois conta com uma mesa integrada nas costas rebatíveis do banco central, podendo ser orientado para o lado do passageiro ou do condutor.  

A dotação de série inclui ar condicionado manual, Pack Visibilidade (acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e faróis de nevoeiro com função “cornering”), regulador de limitador da velocidade cruzeiro.

A unidade ensaiada contava com vários opcionais para apoiar a condução destacando-se a ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro com Surround Rear Vision, que reproduz as imagens de duas câmaras colocadas no retrovisor do passageiro e nas portas traseiras num ecrã de cinco polegadas, localizado onde normalmente se encontra o espelho retrovisor interior. Esta útil opção tem um custo de 850 euros.

Outras tecnologias de ajuda à condução estão reunidas no também opcional Pack Visibilidade (350 euros), que compreende o alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, reconhecimento dos painéis de velocidade e travagem automática em caso de emergência.

Ao volante

Ao contrário do que sucede em alguns ligeiros de passageiros, a visibilidade do painel de instrumentos não é obstruída pelo volante do Peugeot i-Cockpit porque o painel de bordo se encontra numa posição mais elevada.

No mercado nacional, o Peugeot e-Partner Standard é proposto a partir de 36.291 euros, mas com os muitos opcionais disponibilizados pela marca é possível chegar facilmente aos 38.801 euros da unidade ensaiada. 

Em termos dinâmicos, o Peugeot e-Partner proporciona uma condução agradável e suave, típica de uma viatura elétrica. A disponibilidade imediata de binário no arranque garante uma aceleração rápida, sendo possível atingir os 100 km/h em 11 segundos.

A bateria de iões de lítio de 50 kWh proporciona uma autonomia de até 275 quilómetros, valor que até é realista porque o sistema de regeneração é moderadamente eficaz, permitindo recuperar alguma energia nas desacelerações e travagens, designadamente com o modo B ativado.

O consumo médio registado pelo computador de bordo foi de 17,8 kWh, abaixo dos 20,2 kWh anunciados pela marca. Para preço do kWh de 0,20€ (sem taxas nem taxinhas), isto representa um gasto de 3,56 euros por cada cem quilómetros percorridos. 

Ensaio publicado originalmente na Turbo Comerciais 46 – fevereiro / março de 2022.

Ficha técnica

Peugeot e-Partner Premium Standard ESF 

PREÇO36.891 € (38.801€ unidade ensaiada)
MOTORELÉTRICO; 100 kW (136 cv);
BINÁRIO260 NM
TRANSMISSÃODianteira; 1 Vel; Auto
COMP./LARG./ALT.4403/1921/1825 MM
D.E.E.2785 MM
PESO BRUTO2300 KG
TARA1772 KG
CARGA ÚTIL 528 KG
VOLUME ÚTIL3,3 – 3,8 M3
CONSUMO20,2 kWh/100 KM (WLTP) (Teste 17,8 kWh/100 KM)
AUTONOMIA275 KM
EMISSÕES0 G/KM
IUC0 €

Equipamento

Banco dianteiro modulável de três lugares, travão elétrico, prateleira sob tejadilho, pack Visibilidade ((acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e faróis de nevoeiro com função “cornering”), airbag condutor, ar condicionado manual, cruise control, ecrã tátil 8”, carregador embarcado 7,4 kW, cabo carregamento modo 2 (normal)