Mobieco

Publicidade

Chama-se e-Largus. Primeiro Lada EV tem por base Dacia elétrico que não existiu

Texto: Francisco Cruz
Data: 8 de Agosto, 2022

Numa altura difícil mas que, ainda assim, não recomenda hesitações, a Lada esforça-se por não deixar fugir o comboio da eletrificação, nomeadamente, dando a conhecer aquele que será o seu primeiro veículo elétrico, o e-Largus. E que, algo surpreendentemente, terá por base um Dacia Logan MCV, elétrico, que nunca existiu!

Apresentado, para já, apenas na forma de protótipo, a verdade é que a Lada, marca russa hoje em dia nas mãos da também russa AvtoVAZ, não se esforçou, sequer, por esconder qualquer indício do modelo que decidiu utilizar como base para aquele que deverá vir a ser, no futuro, o seu primeiro EV.

Embora com a atenuante de debater-se, hoje em dia, com dificuldades acrescidas, em termos de abastecimento, muito por culpa da guerra que Rússia mantém na Ucrânia, a Lada decidiu recorrer a um modelo Dacia – mais concretamente, a geração anterior do Logan MCV... – , para, a partir daí, desenvolver o seu EV!

Baseado no conhecido Dacia Logan MCV, o Lada e-Largus será o primeiro EV da marca russa
Baseado no conhecido Dacia Logan MCV, o Lada e-Largus será o primeiro EV da marca russa

Batizado de e-Largus, o protótipo surge, assim, baseado na plataforma B0 do grupo Renault, a qual, embora não tendo sido concebida para adoptar um trem de força exclusivamente elétrico, serviu agora de base para que, mesmo sem grandes alterações, a Lada começasse a desenvolver o seu primeiro veículo elétrico (EV).

De resto e embora nem mesmo a Dacia tenha chegado a aplicar tal solução, também devido à idade da plataforma, a marca russa garante que, no seu EV, as as baterias serão acopladas por baixo do piso. Estando, inclusivamente e segundo também refere o fabricante, apta, para receber um sistema de cargas rápidas.

LEIA TAMBÉM
Versão mais offroad. Lada anuncia regresso do Niva Bronc… Bronto!

Contudo, também importa dizer que, apesar destas promessas, a Lada nada avança sobre as características técnicas do sistema de propulsão elétrico que pretende disponibilizar neste e-Largus.

Com cinco ou sete lugares… tal como o Logan MCV

Quanto ao resto, a imprensa russa garante que o Lada e-Largus chegará ao mercado com configurações de cinco e sete lugares, além de uma versão comercial. Sendo que, algumas fontes, avançam mesmo que a versão de produção poderá anunciar autonomias na ordem dos 400 km.

O futuro Lada e-Largus terá, inclusivamente, uma versão comercial ligeira
O futuro Lada e-Largus terá, inclusivamente, uma versão comercial ligeira

Valor que, diga-se, deverá ser algo optimista em demasia, se levarmos em linha de conta a concepção, construção, e peso, além de idade, da plataforma que lhe serve de base…

Entretanto e, neste caso, já de forma oficial, a Lada anunciou que pretende ter na estrada uma frota de protótipos com os quais deverá realizar uma série de testes de validação, antes da passagem à produção do e-Largus. Algo que, no entanto, também não se sabe quando será, ainda que os rumores avancem como data possível 2024… na melhor das hipóteses.