Publicidade

Com o apoio da Dacia. Avtovaz apresenta teaser do futuro Lada Niva

Texto: Francisco Cruz
Data: 14 de Janeiro, 2021

Hoje em dia nas mãos da francesa Renault, a russa Avtovaz acaba de ver reforçada a sua intenção em lançar uma nova geração do popular todo-o-terreno da ex-Cortina de Ferro, o Lada Niva. Aproveitando, inclusivamente, para não só dar a conhecer o primeiro teaser, como também a data de chegada, do Lada Niva do séc. XXI.

Depois de já ter levantado um pouco o véu daquele que poderá ser o futuro Lada Niva, durante o Salão Automóvel de Moscovo de 2018, eis que, impulsionada pelo novo plano de revitalização do grupo Renault, hoje apresentado, a Avtovaz vê reforçada a intenção de lançar uma nova geração do Lada Niva.

Defendendo que este novo veículo “abrirá novos horizontes para a marca”, ajudando a expandir a sua presença para lá das fronteiras da Rússia, a Avtovaz acaba de divulgar mais um teaser daquele que – supostamente – será o futuro Niva, o qual resultará, assume já o fabricante, de uma união de esforços com outra marca do grupo Renault – a Dacia.

O Lada Niva original

Segundo revela, desde já, a marca russa, a próxima geração Lada Niva terá por base a conhecida plataforma do grupo francês, CMF-B; a mesma que é utilizada por modelos como os novos Renault Clio e Captur, ou o novo Nissan Juke. Tudo isto, para poder aproveitar as sinergias de grupo e promover poupanças no desenvolvimento de um modelo que, a imagem agora divulgada, anuncia linhas intensas e sólidas, inspiradas no todo-o-terreno desvendado em 1977.

LEIA TAMBÉM
Lembra-se dele? Lada Niva converteu-se em SUV e já entrou em produção

Aliás, importa também referir que o futuro Lada Niva deverá chegar ao mercado em 2024, na forma do sucessor do recentemente renovado e apresentado Niva Travel. Uma versão distinta daquela que é a variante mais “pura&dura”, actualmente comercializada com o logótipo Niva Legend, e que é também uma versão mais barata, além de mais focado no todo-o-terreno, no popular jipe da antiga Cortina de Ferro.

Quatro modelos a caminho

Ainda quanto ao futuro Lada Niva, a Avotvaz salienta que o modelo será apenas um de quatro novos modelos que o fabricante tem previsto lançar no mercado, até 2025. Todos eles, desenvolvidos em parceria com a Dacia e com o objectivo de “continuar a transformação da marca russa num fabricante automóvel de classe mundial, em termos de eficácia e competitividade”.

Entre os modelos a desenvolver, estará, por exemplo, um novo SUV para o segmento C, cuja chegada ao mercado deverá acontecer, precisamente em 2025.

“No seguimento do recentemente apresentado plano estratégico do Grupo Renault, intitulado Renaulution, a Avtovaz apresenta um novo modelo de negócio e competitividade, através do lançamento das recentemente criadas Dacia e Lada Business Unit”, comenta o CEO do Avtovaz Group, Yves Caracatzanis.