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Versão mais offroad. Lada anuncia regresso do Niva Bronc… Bronto!

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Julho, 2021

Enquanto nos EUA, a Ford vê a procura pelo ressuscitado Bronco a disparar, na Europa, é a famosa marca russa Lada que, hoje em dia na posse da francesa Renault, trilha caminho – muito – idêntico. Mais precisamente, com o regresso do Niva Bronto – não Bronco, atenção… -, a versão mais radical do famoso TT de Leste.

O anúncio do regresso do Niva Bronto, isto depois da Lada ter anunciado o seu fim no final de 2020, acaba de ser feito pela própria marca russa e com o mesmo posicionamento que o modelo já ostentou – uma versão preparada para o todo-o-terreno “puro & duro”.

Quanto à decisão de fazer regressar esta versão em particular, a Lada explica que resulta da enorme procura que o Bronto continua a registar, nos concessionários.  Motivo que acabou levando os responsáveis da marca russo a dar o passo atrás e recuperar o modelo. Mais precisamente, com uma versão atualizada, a lançar ainda este verão.

A primeira imagem do próximo Ford Niva Bronto
A primeira imagem do próximo Ford Niva Bronto

Assim e tendo como base o Niva Legend – que é, de resto e neste momento, a versão mais hardcore do modelo de Tolyatti – , o novo Bronto chegará ao mercado com, não uma, mas duas versões – Luxe e Prestige. Com a primeira a apresentar-se e apesar do nome, como uma proposta mais utilitária, marcada, por exemplo, pela opção por um pára-choque de metal e rodas de 15″.

Já a versão Prestige, promete um visual mais cuidado, nomeadamente, através da apresentação de pára-choques em plástico, mas de aspecto mais robusto, o mesmo acontecendo com as protecções laterais e os arcos das rodas.

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Presença, ainda, para os faróis de nevoeiro, assim como para uma grelha frontal específica. Sendo que, ambas as versões podem ser melhoradas com alguns opcionais, propostos de fábrica, como é o caso de uma barra de luz LED para instalação no tejadilho, ou, ainda, de uma pintura exterior especial, a imitar camuflagem.

Contudo e até mais do que o exterior, é no habitáculo que o Bronto ganha maiores novidades. A começar e desde logo, por um novo painel de instrumentos, uma consola central com novos comandos para o ar condicionado, além de bancos novos e melhorados no conforto. Este último, um aspecto para o qual também contribuem alguns melhoramentos ao nível do isolamento, quer de combate à vibração, quer, ainda, no que ao ruído diz respeito.

O atual Lada Niva Legend, na variante de cinco portas
O atual Lada Niva Legend, na variante de cinco portas

Quanto à motorização, mantém-se o já bem conhecido bloco de quatro cilindros 1,7 litros naturalmente aspirado da Lada, a debitar 84 cv de potência, conjugado com uma não menos tradicional caixa manual de cinco velocidades, a par de um sistema de tracção integral às quatro rodas, com bloqueamento de ambos os diferenciais, dianteiro e traseiro. Sem esquecer, uma suspensão ligeiramente modificada  e reforçada.

Exclusivo para as estepes russas… infelizmente!

Embora ainda não tendo chegado ao mercado, a Lada já está a receber encomendas do novo Niva Bronto, nos concessionários russos. Sendo também esse o aspecto que, pelo menos a nós, nos deixa mais triste: tal como acontece com o americano Bronco, que a Ford já disse não pretender comercializar na Europa, também o Lada Niva Bronto não deverá sair das fronteiras da Rússia. Na melhor das hipóteses, só, talvez, através da importação privada.

Uma das últimas versões do Lada Niva, denominada Travel
Uma das últimas versões do Lada Niva, denominada Travel

Entretanto, a marca russa tem já igualmente previsto lançar uma nova geração do icónico Niva, em 2024. Isto, com base num concept que, recorde-se, foi dado a conhecer no início deste ano de 2021.

Também segundo informações já divulgadas, o modelo pode, inclusivamente, vir a receber, o não menos conhecido 1,3 litros turbocomprimido de origem Renault, o que, a acontecer, será também uma estreia. Não só pela origem do bloco, mas, principalmente, porque nunca um modelo Niva contou, na sua história, com um motor Turbo.