Publicidade

Jeep. Novo Rubicon 392 é o Wrangler mais potente de sempre

Texto: Carlos Moura
Data: 18 de Novembro, 2020

Combinando a lendária capacidade de tração integral com um motor V8 de 470 cv, o Jeep Wrangler Rubicon 392 assume-se como a versão da gama mais capaz de sempre e como um concorrente de peso do novo Ford Bronco. Pena que não venha para a Europa.

Quando a Jeep tentou ofuscar o lançamento do Ford Bronco com o Wrangler 392 Concept V8 era quase certo que era apenas uma questão de tempo até a marca anunciar a entrada em produção desta versão exclusiva.

Para os responsáveis da marca, este é o momento certo para a apresentação oficial do primeiro Wrangler equipado de fábrica com motor V8 em mais de 40 anos.

O Jeep Wrangler Rubicon 392 foi projetado para percorrer quilómetros em aslfato, ou areia, não se importando com o pó, as pedras, os maus caminhos e, possivelmente, o ego dos proprietários do Ford Bronco.

Jeep Wrangler Rubicon 392 não vem para a Europa… infelizmente!

Por uma questão de emissões, o Jeep Wrangler Rubicon 392 não será disponibilizado na Europa. A comercialização na região EMEA está prevista apenas para o Médio Oriente, onde deverá chegar em finais de 2021.

Jipe “puro e duro”

O Wrangler mais potente de sempre vem equipado com um motor V8 de 6,4 litros que desenvolve 470 cv e um binário de 637 Nm. O propulsor está associado a uma transmissão automática de oito velocidades e a uma caixa de transferência permanente Selec-Trac. Esta última oferece quatro modos de condução selecionáveis: 4WD Auto/4WD High/Neutral/4WD Low.

Em termos de prestações, a marca norte-americana anuncia uma aceleração dos 0 aos 96 km/h em 4,5 segundos, enquanto os primeiros 400 metros são percorridos em 13,0 segundos.


Para enfrentar estradões e maus caminhos, o Wrangler Rubicon 392 conta com robustos eixos Dana 44 Wide Track e com uma relação de redução final de 3,73. Além disso, a transmissão dispõe de um sistema de bloqueio de binário, enquanto a suspensão pode ser elevada cinco centímetros. Referência ainda para os pneus de 33” com rodas tipo ‘beadlock’ de 17”, de série.

LEIA TAMBÉM
Jeep Wrangler Rubicon 1941 mostra potencial Mopar

Com uma altura ao solo de 26 centímetros, o Wrangler Rubicon 392 oferece um ângulo de ataque de 44,5º, ventral de 22,6º e de saída de 37,5º. A capacidade de passagem a vau pode chegar aos 82,5 cm.

Equipamento normalmente opcional

O interior do Wrangler Rubicon 392 distingue-se pelos revestimentos interiores em pele com pespontos cor de Bronze. Os bancos em pele carcterizam-se pela inscrição Rubicon 392 e oferecem uma confortável posição de inspiração desportiva e reforços para melhorar a sustentação dos ocupantes.

Interior do Jeep Wrangler Rubicon 392

Para incluir as especificações do novo motor, o painel de instrumentos recebe numeração e design completamente novos. Disponível pela primeira vez no Jeep Wrangler, o volante desportivo forrado a pele integra patilhas de comando das mudanças para mais rápido acesso à transmissão de oito velocidades e melhor gestão dos 637 Nm do binário.

O habitáculo conta ainda, como dotação de série, com o sistema Uconnect que incluium ecrã de 8,4”. Integradas no software, as Jeep Off-road Pages permitem que o condutor monitorize a inclinação, a oscilação, as coordenadas GPS, a distribuição da força de tração.

Em termos de equipamento de série, o Jeep Wrangler Rubicon 392 oferece 11 conteúdos premium, que, por norma, integram a lista de opcionais nesta gama: interior em pele; sistema de infoentretenimento; banco de interruptores elétricos HD; capota rígida da cor da carroçaria; proteções das rodas da cor da carroçaria; grupo de para-choques em aço; iluminação LED; pacote Tempo Frio; entrada sem chave com comando remoto; pacote Segurança; pacote Segurança Avançada.