Publicidade

Ford GT Heritage evoca domínio em Le Mans

Texto: Nuno Fatela
Data: 25 de Agosto, 2018

Estão a assinalar-se em 2018 os 50 anos desde a primeira vitória, da famosa dupla conquista em Le Mans do GT, em 1968 e 1969, do icónico desportivo da oval azul  decorado com as cores da American Gulf Oil. Para celebrar esse feito, surge agora o Ford GT Heritage com uma pintura muito especial

Uma das páginas mais famosas (talvez mesmo a mais famosa…) da história de Le Mans é a da rivalidade entre a Ferrari e a Ford nos anos 60. Tudo começa quando o neto do fundador da oval azul, Henri Ford II, decide criar um carro para destronar o reinado da Ferrari na prova, que durou entre 1959 e 1965. Esta foi a resposta ao cancelamento do negócio da compra do Cavallino Rampante pelos americanos, que fez nascer o primeiro automóvel fabricado nos Estados Unidos a vencer a mais importante prova de resistência do planeta. E não o fez apenas por uma vez, mas sim quatro anos seguidos entre 1966 e 1969. Destas vitórias ficou famosa uma pintura em tons azuis claros e laranjas, dos carros com patrocínio da American Gulf Oil, que conquistaram a corrida em 68 e 69, e que é agora celebrada pelo fabricante americano.

Para recordar o meio século desde a primeira dessas vitórias em tons azuis e laranjas, foi agora apresentado o Ford GT Heritage, em que a nova geração do superdesportivo recebe este mesmo visual inesquecível. Desta forma o fabricante que deu origem à produção em massa de automóveis espera honrar o chassis nº 1075, com que o Ford GT MKI se tornou um dos poucos carros a repetir vitórias em La Sarthe (surgiu recentemente um Ferrari que terá conseguido o mesmo feito poucos anos antes), através da qual o GT moderno reforça a ligação ao mundo da competição com elementos específicos.

Destaca-se desde logo a introdução de opções com a fibra de carbono exposta no superdesportivo, já que o Ford GT Heritage ostenta este material em zonas como o Pilar A. Além disso, surgem ainda outros elementos exclusivos, como as jantes de 20” forjadas de um bloco de alumínio e as decorações com o nº9, que surgia no vencedor de Le Mans em 1968. Para o próximo ano fica reservado um visual com o nº6, para honrar o visual com que o carro americano se tornou o primeiro a ver a bandeira de xadrez no ano de 1969.

 

A bordo temos também alguns materiais que aproximam este nova opção do mundo da competição, pois além do recurso em larga escala à fibra de carbono encontramos a alcantara nos bancos, volante, pilares e linha do teto. Além disso, para honrar ainda mais o MK I, também no interior do Ford GT Heritage temos uma combinação para as costuras entre o azul e o laranja da American Gulf Oil. A terminar este visual, encontramos as placas com que habitualmente são identificados os modelos criados para honrar a tradição e história da marca americana.

 

Veja também:

Ford GT vermelho honra o passado da marca em Le Mans
Ford e John Cena colocam ponto final no diferendo da venda do GT
Ford GT alcança recorde por acidente
Assim funciona o painel de instrumentos do Ford GT
Clientes recebem caixa para personalizar o seu GT
Novo GT é o Ford mais veloz de sempre