Publicidade

Apanhado em testes. Ford Focus antevê atualização a meio do ciclo de vida

Texto: Francisco Cruz
Data: 31 de Agosto, 2021

Prestes a atingir o meio do ciclo de vida, o Ford Focus encontra-se já a preparar a sua atualização, de forma a não ver aumentar o terreno para a referência Volkswagen Golf. Ainda que as alterações passem, na maior dos casos, por um renovar estilístico…

Com chegada prevista, em princípio, ainda para este ano, o Ford Focus acaba, de resto, de ser apanhado, a testes de estrada, e com a camuflagem a restringir-se à secção frontal e traseira. Situação que faz antever que seja aí, que as maiores alterações venham a suceder.

Assim e segundo aquilo que as imagens entretanto divulgadas pela britânica Autocar deixam antever, o renovado Focus deverá ostentar uma grelha frontal mais pequena, ao mesmo tempo que os faróis dianteiros adoptam uma estética ainda mais agressiva. Sendo que, o facto das laterais do pára-choques dianteiro surgirem praticamente cobertas, leva a pensar que, tanto os faróis de nevoeiro, como as entradas de ar, deverão ganhar um novo design.

Ford Focus Restyling Unidade desenvolvimento. Foto: Autocar
Foto: Autocar

Alterações, também, na traseira, desde logo, com os farolins a prometerem uma estética mais estreita e angulada, ao mesmo tempo que o portão parece ter sido encurtado, também como forma de alinhar a chapa da matrícula com o pára-brisas traseiro.

LEIA TAMBÉM
Ford Focus renova-se com digitalização e motores Mild Hybrid

Ainda presentes na unidade de desenvolvimento apanhada nas imagens, jantes em liga leve desportivas, pinças de travão vermelhas e dupla ponteira de escape, e que remetem para uma versão ST. Tal como, de resto, o Verde que, revestindo parte deste veículo, parece ser uma cor nova, que poderá vir a fazer parte da próxima palete de cores do Focus.

Por apurar, continua, no entanto, quais as motorizações que farão parte do Ford Focus renovado, sendo que, o modelo viu recentemente reforçada a oferta neste domínio, com a introdução de um novo 1.0 híbrido a gasolina.

Ford Focus Restyling Unidade desenvolvimento. Foto: Autocar
Foto: Autocar

Curiosidade, também, para saber se o segmento C da marca da oval manterá toda a oferta Diesel que exibe até aqui, ou se, pelo contrário, vê-la-á reduzida ou até mesmo eliminada.

Finalmente e quanto ao interior, a expectativa passa por apenas algumas pequenas alterações, até porque o Focus partilha grande parte do design interior com os novos Puma e Kuga, sendo, no entanto, de esperar , melhorias na conectividade e nas ajudas à condução.

Resta, também, saber, se o renovado Focus, adoptará, desde já, os novos sistemas de infoentretenimento decorrentes da parceria estratégica entre a Ford e a Google, e que terão por base o sistema Android. Mas que, em princípio, só deverão chegar a partir de 2023.