Ford Puma Titanium 1.0 EcoBoost MHEV 125 cv. Interpretação de SUV

Texto: Carlos Moura
Data: 16 de Junho, 2021

O Ford Puma está de regresso, mas na forma de um SUV de segmento B com cinco lugares e uma motorização microhíbrida, baseada no bloco 1.0 EcoBoost de 125 cv. Uma imagem desportiva, um interior generoso e muita tecnologia são os principais cartões de visita do pequeno crossover da marca do oval.

O Puma está de regresso à Ford, não como um coupé desportivo, tal como sucedeu na década de ’90 do século passado, mas como um SUV de segmento B. baseado na sétima geração do Fiesta, partilhando com este último não só o chassis como as suas motorizações e soluções tecnológicas.

Com um comprimento exterior de 4,2 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura de 1,53 metros, a carroçaria apresenta as proporções típicas de um SUV e algumas das suas principais caraterísticas como a elevada altura ao solo ou a baixa linha do tejadilho.

Os arcos das rodas pronunciados sublinham o aspeto desportivo, enquanto o formato do capot e os faróis elevados, do tipo asa, reforçam o aspeto expressivo da secção dianteira.

O nível de equipamento de entrada da gama Puma é o Titanium e já é bastante completo, incluindo jantes de liga leve de 17 polegadas, volante multifunções em pele, espelhos exteriores rebatíveis, sistema de navegação através de um ecrã tátil de oito polegadas, regulador da velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros e mesmo uma base de carregamento por indução de telemóvel.

INTERIOR

O habitáculo do Puma apresenta as linhas já conhecidas de alguns dos mais recentes modelos da Ford como o Focus ou o Fiesta, designadamente no painel de instrumentos e na consola central.

A generosa distância entre-eixos de 2,59 metros permite a disponibilização de um espaço mais do que suficiente para os ocupantes, apesar da linha descendente do tejadilho. A habitabilidade dianteira é bastante boa, enquanto os bancos traseiros oferecem uma dimensão aceitável. Por sua vez, os passageiros dos assentos traseiros ficam sentados numa posição mais elevada.

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Os bancos almofadados do Puma são confortáveis e até têm uma função de massagem para condutor e passageiro, assim como apoio lombar ajustável. A regulação em altura do banco também é de série, assim como o ajuste em profundidade e inclinação do volante.

Todos os comandos do painel de bordo estão facilmente acessíveis, o que também se deve aos botões físicos e intuitivos do sistema de ar condicionado, localizados na parte do intermédia da consola central.

Os bancos traseiros rebatem numa configuração 60:40, permitindo aumentar o já generoso comprimento da bagageira para 112 centímetros. Com todos os assentos em posição, o volume de bagagem é de 456 litros. No espaço inferior da bagageira, o Puma oferece um espaço de arrumação profundo, com uma capacidade de 80 litros, denominado Ford Megabox.

MECÂNICA

No capítulo mecânico, o Puma está disponível com o motor a gasolina EcoBoost de três cilindros e 999 cc, associado à tecnologia EcoBoost Hybrid, que desenvolve uma potência máxima de 125 cv e um binário máximo de 210 Nm. A tração é assegurada pelas rodas dianteiras.

O sistema microhíbrido emprega um motor de arranque / gerador de 11,5 kW em substituição do alternador convencional, e que permite recuperar e armazenar energia na desaceleração e travagem para carregar a pequena bateria de iões de lítio.

A disponibilidade de um máximo de 50 Nm na aceleração traduz-se numa maior velocidade de resposta, que permite ao Puma Hybrid acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 200 km/h.

Para otimizar a condução em várias situações, a Ford desenvolveu ainda uma tecnologia que permite ajustar a resposta do acelerador, do controlo de tração ou do controlo eletrónico de estabilidade. Assim, o Puma oferece os modos de condução “Normal”, “Eco”, “Sport”, “Escorregadio” e “Trail”, possibilitando adaptar a utilização em função das condições da estrada, do clima ou do tipo de terreno. Estes modos podem ser selecionados através de botões localizados no túnel da transmissão.

TECNOLOGIA

O Puma vem equipado, de série, com o sistema de infoentrenimento SYNC 3, que inclui sistema de navegação, ligação Bluetooth, rádio DAB e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. A parte inferior da consola central também dispõe de uma base para carregamento por indução de um telemóvel.

O painel de instrumentos digital de 13,3 polegadas, disponível em opção no pack Segurança por 1157 euros (também inclui faróis dinâmicos LED, alerta do condutor, faróis máximos automáticos), é totalmente configurável, possibilitando a personalização e a ordenação por prioridade a apresentação da informação.

O Puma recebe um conjunto de tecnologias de assistência à condução, recorrendo a 12 sensores ultrassónicos, três radares e duas câmaras posicionadas em volta do veículo para reforçar a proteção, a condução e o estacionamento.

Entre as tecnologias embarcadas presentes no Pack Tech, disponível em opção por 1047 euros, destaque para o regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro (ACC), o sistema de pré-colisão, reconhecimento de sinais de trânsito, o sistema de deteção de ângulo morto, e auxiliar de manutenção no centro da faixa de rodagem.

AO VOLANTE

Como seria de esperar num SUV, a posição de condução é elevada e a visão de comando para a estrada é garantida. Menos positiva é a visibilidade nos cruzamentos e nas rotundas devido a uma excessiva devido a uma excessiva inclinação do pilar B.

A visibilidade traseira também não é brilhante devido à linha baixa do vidro traseiro e aos amplos pilares traseiros. Por outro lado, os sensores traseiros são de série, enquanto a câmara traseira integra o pacote opcional Driver Assistance Pack.

Em termos dinâmicos, a combinação entre o motor turbo a gasolina de 999 cc com tecnologia microhíbrida e a caixa manual de seis velocidades, precisa bem escalonada, garante uma condução agradável, especialmente ao nível das acelerações. Menos positivo é o consumo de combustível com o computador de bordo a indicar uma média combinada de 6,4 l/100 km durante o ensaio, valor acima dos 5,6 l/100 km anunciados pelo fabricante.

Os reforços introduzidos no chassis – amortecedores maiores, casquilhos reforçados, rigidez geral aumentada – permitiram não só melhorar o conforto a bordo, mas também otimizar o comportamento dinâmico. A direção, por sua vez, é bastante precisa e rápida a responder. O sistema de travagem também se revelou potente e bastante eficaz.

VEREDICTO

Com um preço de venda ao público de 23.011 euros e um equipamento bastante completo, o Ford Puma Titanium 1.0 EcoBoost MHeV de 125 cv assume-se como uma proposta bastante interessante para quem procura um SUV compacto de cinco lugares, com uma imagem distinta e um generoso espaço para ocupantes e bagagens.

 

Gostámos Gostámos

Assistência condução

Para proporcionar uma condução mais segura, o Puma conta com vários sistemas de assistência, destacando-se o controlo automático de velocidade com limitador de velocidade e o sistema de pré-colisão, de utilização simples e intuitiva.

Habitabilidade

A ampla distância entre-eixos de 2,59 metros permite disponibilizar um espaço generoso para as pernas e ombros dos ocupantes dos bancos dianteiros, traseiros. A bagageira, por seu lado, também é bastante ampla, oferecendo um volume até 456 litros.    

Equipamento

O equipamento de série, de conforto e segurança, é bastante completo no nível de equipamento Titanium, incluindo sistema de navegação com SYNC 3 e controlo de voz, bancos com função de massagem lombar ou sistema de abertura Ford KeyFree.

Não Gostámos Não Gostámos

Ausência pneu substituição

A Ford introduziu um compartimento na parte inferior da bagageira, denominada Megabox, com 76,4 cm de largura, 75,3 cm de comprimento e 30,6 cm de profundidade. O reverso da moeda traduz-se no desaparecimento do pneu de substituição.

Alguns materiais

O interior do Puma apresenta um design agradável à vista, mas alguns dos plásticos rijos e escuros utilizados suscitam algumas dúvidas quanto à sua resistência e durabilidade, mesmo a curto e médio prazo.

Sistema microhibrido

O sistema micro-híbrido inteligente foi concebido para recuperar a energia da travagem, aproveitando-a na fase de aceleração, para poupar combustível. Em condições reais, os ganhos não são muito significativos, com valores na ordem de 6,5 l/100 km.


Ford Puma Titanium 1.0 EcoBoost MHeV 125 cv

Preço 23.011€ 

Motor Gasolina, 999 cc
Potência 125 cv às 6000 rpm
Binário 210 Nm às 1750 rpm
Transmissão Manual, 6 vel.
Peso 1280 kg
Comp./Larg./Alt. 4,19/1,80/1,54 m
Dist. entre eixos 2,59 m
Mala 456
l
Desempenho 9,8 0-100 km/h; 200 km/h Vel. Máx.
Consumo 5,6 (6,4) l/100 km
Emissões CO2 126 g/Km

Equipamento
Série: Faróis de nevoeiro com função direcional, faróis máximos automáticos, retrovisores exteriores elétricos, aquecidos e recolhíveis, jantes de liga leve de 17”, grelha aerodinâmica ativa, sistema auxiliar de estacionamento traseiro, bancos desportivos, Auto-Start-Stop, Ford Pass Connect, computador de bordo, banco do condutor e passageiro com função de massagem, carregador sem fios, modos de condução selecionáveis, Ford MyKey, controlo automático de velocidade com limitador de velocidade, controlo eletrónico de estabilidade e assistência à travagem de emergência, assistente de arranque em subidas, aviso de saída de estrada com manutenção em faixa, airbags de cortinas e laterais, controlo de tração, limitador de velocidade inteligente, assistência a pré-colisão