Mobieco

Publicidade

Com chineses a subir. Americanos vencem na Europa em 2022

Texto: Francisco Cruz
Data: 10 de Fevereiro, 2023

Mesmo com as já conhecidas dificuldades em termos de entregas, uma vez que é fabricado na China, o Tesla Model Y completou o ano de 2022 como o modelo elétrico a bateria (BEV) mais vendido na Europa. Um triunfo norte-americano para o qual também contribuiu o Ford Kuga, o mais vendido entre os PHEV.

As conclusões são de consultora especializada no sector automóvel JATO Dynamics, que, numa análise global aos 28 mercados que fazem parte da Europa automobilística, decreta uma vitória, por larga margem, do Tesla Model Y, com um total de 137.052 unidades entregues, terminou 2022 também com um crescimento de 424 por cento, face a 2021. Ano em que, recorde-se, o mais pequeno dos crossovers da Tesla inicia comercialização no Velho Continente.

De resto e a confirmar um domínio da marca norte-americana, no continente europeu, entre os veículos elétricos a bateria (BEV), o segundo lugar alcançado pelo Tesla Model 3, o qual, mesmo com uma queda nas vendas de 35 por cento, face ao ano anterior, ainda conseguiu entregar um total de 91.475 unidades novas.

A gama Tesla
A gama Tesla

A procurar salvar a honra dos construtores europeu, surge, no lugar mais baixo do pódio, o Volkswagen ID.4, com um total de 67.490 registos novos em 2022, ultrapassando, por muito pouco, o novo Fiat 500e. Pequeno citadino italiano que, no ano transacto, conseguiu entregar 66.198 veículos.

LEIA TAMBÉM
Tesla. Model 3 e Model Y tornam-se mais baratos em Portugal

A partir daqui e ainda no top 10 dos BEV, destaque para a presença, por ordem decrescente, do Volkswagen ID.3 (53.015), Skoda Enyaq iV (49.566), Dacia Spring (48.535), Peugeot e-208 (46.616), Hyundai Kauai EV (41.226) e Kia Niro EV (38.522), sendo que, destes, o ID.3 foi aquele que registou a queda mais acentuada face a 2021, com -24% de unidades entregues. Já a maior subida, pertenceu à Dacia, com +76% Spring entregues.

Kuga vence campeonato dos PHEV… pelo segundo ano

Quanto à vitória no campeonato dos híbridos plug-in (PHEV), pertenceu a outro norte-americano, o Ford Kuga, com um total de 57.924 carros entregues, ou seja, uma subida de 25% face a 2021. Ano em que, liás, o modelo já havia conquistado o ceptro de mais vendido.

Logo atrás do norte-americano, o primeiro europeu, o BMW Série 3, com 32.404 unidades entregues, mas também um recuo de 9% face aos números de 2021. Queda que, ainda assim, foi substancialmente menor que a protagonizada pelo terceiro classificado Volvo XC40, o qual caiu 24%, para os 31.234 veículos entregues.

A partir daqui e, mais uma vez, numa perspectiva descendente, um top ten constituído, a partir do quarto posto, pelo Hyundai Tucson (29.043), Volvo XC60 (28.409), Peugeot 3008 (28.358), Mitsubishi Eclipse Cross (27.134), Jeep Compass (25.860), Lynk & Co (25.798) e Kia Sportage (25.444). Este último, a única novidade nesta classificação, ficando o Compass com o título de modelo que mais caiu face a 2021, enquanto, como proposta com maior subida, surge o chinês Lynk & Co, com mais 255% face ao ano anterior.

Volkswagen Group lidera entre os fabricantes

Finalmente e já no que diz respeito ao campeonato dos fabricantes, 2022 terminou a vitória do europeu Volkswagen Group, tanto nos veículos elétricos, com um total de 394.147 unidades entregues, como nos PHEV, com 183.065 veículos. Embora e também, com tendências distintas nos rankings: enquanto nos EV o ano foi de crescimento (15%), nos PHEV, já foi de perda (-23%).

Quanto aos restantes lugares dos pódios, destaque, no caso dos elétricos, para a subida ao segundo lugar da Tesla, graças a um crescimento de 38%, com um total de 232.018 unidades entregues. Ao passo que, no terceiro lugar, ficou a ítalo-americana Stellantis, com 230.383 elétricos novos registados, sinónimo de um aumento de 31%, face a 2021.

Ainda entre os elétricos, nota para o crescimento de 129% das marcas chinesas, que, contabilizadas como um todo, entregaram um total de 61.508 veículos. Embora e de fora desta contabilidade, tenha ficado o gigante chinês Geely Group, o qual, sozinho e através das várias marcas que possui na Europa, entregou um total de 78.856 unidades.

Número que, acrescente-se representa, também, uma subida de 122%, e que coloca o grupo no oitavo posto do ranking, logo acima das restantes marcas do ‘Império do Meio’.

Embora derrotado no campeonato dos modelos elétricos a bateria e híbridos plug-in, o Volkswagen Group conseguiu a desforra no confronto entre construtores, vendendo não apenas mais BEV, como também mais PHEV
Embora derrotado no campeonato dos modelos elétricos a bateria e híbridos plug-in, o Volkswagen Group conseguiu a desforra no confronto entre construtores, vendendo, na Europa, em 2022, não somente mais BEV, como também mais PHEV

Já entre os híbridos plug-in, nota para o segundo lugar do grupo Stellantis, com 147.051 veículos entregues, sinónimo de uma subida de 19 por cento face ao ano anterior, logo seguida do BMW Group, com 141.116 unidades entregues. Número que, neste caso, não deixa de representar uma queda de 8% face a 2021.