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Em 2022. Stellantis consolida liderança nos ligeiros de passageiros

Texto: Carlos Moura
Data: 4 de Janeiro, 2023

O Grupo Stellantis consolidou a liderança no mercado nacional de ligeiros de passageiros e dois modelos da marca Peugeot – 2008 e 208 – foram os mais vendidos em Portugal em 2022.

A Stellantis manteve a liderança no mercado português de automóveis de passageiros em 2022, tendo sido comercializadas 40.979 unidades das suas marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Maserati e Opel. 

De acordo com os dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, estes resultados permitiram ao Grupo Stellantis obter uma taxa de penetração de 26,2%, valor que consolida a sua posição no mercado português. Além disso, cinco dos seus modelos ficaram entre os dez mais vendidos no ano passado no nosso país: Peugeot 2008, Peugeot 208, Citroën C3, Opel Corsa e Fiat 500.

Peugeot 2008 foi o automóvel mais vendido em Portugal em 2022

A marca mais vendida do Grupo Stellantis em Portugal no ano de 2002 foi a Peugeot que também foi aquela que alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o topo das vendas no mercado de veículos de passageiros, com 16.828 unidades matriculadas e uma quota de 10,8%. 

“Depois de em 2021, o nosso primeiro ano de atividade,  termos sido líderes do mercado português, voltámos a terminar 2022 como líderes de mercado em todas as suas componentes, não só em termos absolutos como nos Veículos de Passageiros e nos Veículos Comerciais Ligeiros”, comenta Pablo Puey, Diretor de Operações da Stellantis Portugal. 

Peugeot em destaque

Os modelos 2008 e 208 foram responsáveis por 65,4% das vendas de ligeiros de passageiros da marca Peugeot. O SUV-B foi o automóvel preferido dos portugueses com 6001 unidades matriculadas, enquanto o utilitário foi o segundo mais vendido no nosso país em 2002 com 5008 matrículas. 

A gama Peugeot 308 e 308 SW foi líder no segmento C, com um total de 2615 unidades matriculadas, com a variante 308 SW a destacar-se como a station-wagon mais vendida no nosso país, com 1358 unidades vendidas e uma taxa de penetração superior a 19%.

Peugeot 308 SW chegou, viu e conquistou o topo do seu segmento

A Peugeot também manteve a liderança no segmento dos SUV, com os modelos 2008, 3008 e 5008 a registarem vendas, em conjunto, de 8421 unidades, o que se traduz numa quota de 11,5%.

Em evidência nos eletrificados

O Grupo Stellantis assegurou igualmente a liderança nos veículos eletrificados – elétricos (BEV) e híbridos plug-in (PHEV) – com 6865 unidades matriculadas e uma quota de 19,7%.

O Grupo Stellantis também conquistou a liderança no segmento dos BEV, com 4.128 unidades e uma quota de 22,0%. Quatro modelos estão entre os dez mais vendidos no segmento: Peugeot e-2008, Citroën ë-C4, Peugeot e-208 e Fiat 500.

Opel Astra PHEV

No mercado dos híbridos Plug-in (PHEV), as marcas da Stellantis também reforçaram significativamente a sua penetração e, em 2022, totalizaram 2737 unidades e um aumento de quota de mercado para 17,1%. Vários dos seus modelos situam-se no top-10 dos PHEV mais vendidos nos respetivos segmentos, como os Peugeot 3008, 308 e 508, os Citroën C5 Aircross e C5 X, os DS 7 Crossback e DS 4, o Opel Astra e o Jeep Compass.

“Este resultado é fruto do amplo portefólio de produtos das nove marcas da Stellantis, com uma forte incidência no domínio da eletrificação”, afirma Pablo Puey, Diretor de Operações da Stellantis Portugal. 

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“Neste capítulo, voltámos a demonstrar o nosso potencial de sucesso, com uma vasta oferta de propostas eletrificadas que são fruto do trabalho intenso e da visão do Grupo, alicerçada no seu Plano Estratégico ‘Dare Forward 2030’, acrescenta Pablo Puey.

Mercado português cresce 6,6%

No ano de 2022 foram matriculados 156.250 veículos ligeiros de passageiros, segundo refere a ACAP – Associação Automóvel de Portugal. Relativamente a 2021, isto traduz-se num crescimento de 6,6%, mas em comparação com o ano de 2021, o mercado registou uma variação negativa de 30,2%.

Do total de veículos ligeiros de passageiros matriculados em 2022, 40,5% eram de baixas emissões, isto, elétricos ou híbridos. Será de referir que 11,4% dos veículos ligeiros de passageiros novos eram elétricos a bateria (BEV).