Publicidade

Na Europa. Tesla Model Y destrona Golf como mais vendido em novembro

Texto: Francisco Cruz
Data: 29 de Dezembro, 2022

O elétrico Tesla Model Y destronou, no passado mês de novembro, o Volkswagen Golf, como modelo mais vendido na Europa, graças a uma subida nas vendas de 260%. Ainda assim, insuficiente para ultrapassar o Peugeot 208, que nesse mesmo mês foi apenas quinto, como o modelo mais vendido ao longo do ano de 2022.

Também ele afectado pelo facto de continuar a ser importado da China, uma vez que a Gigafactory da Tesla em Munique continua ainda sem atingir a velocidade de cruzeiro pretendida na produção, o Model Y é, assim, um dos modelos do fabricante automóvel norte-americano cujas vendas estão muito dependentes das chegadas dos barcos, vindos do outro lado do mundo, com mais veículos.

Ainda assim e com as entregas entretanto realizadas, a divisão europeia da Tesla conseguiu, segundo avança a Automotive News Europe, entregar a clientes, só em novembro, um total de 19.144 unidades do seu SUV mais acessível. Número que também representa um aumento de 260% face ao período homólogo de 2022, isto depois de, em outubro último, não ter feito sequer parte dos 50 modelos mais vendidos na Europa.

Tesla Model Y
Tesla Model Y

Quanto ao restante top três de novembro, os dados recolhidos pela empresa de estudos de mercado Dataforce colocam o Dacia Sandero no segundo lugar, com um total de 18.746 unidades, o que também representa uma subida de 16% face ao mês homólogo de 2021, ao passo que o terceiro e último posto do pódio, é ocupado pelo Toyota Yaris, com 17.309 unidades comercializadas, um crescimento verdadeiramente surpreendente de 150%, face a novembro de 2021.

Ainda sobre os resultados de novembro, destaque para o facto de, quatro dos posicionados no top 10, terem já sido, anteriormente, os modelos mais vendidos num mês em particular. É o caso do Sandero, em janeiro de 2022, do Volkswagen Golf, em fevereiro e outubro; do Tesla Model 3, em março; do Peugeot 208, em abril e junho; do Volkswagen T-Roc, em julho em agosto; e do Model Y, em setembro e novembro.

LEIA TAMBÉM
Para a Europa. Tesla prepara novo Model Y de entrada com baterias da rival BYD

Nota, igualmente, para queda do Golf, que, depois de ter conquistado o primeiro lugar em outubro, seguindo-se um crescimento nas vendas de 118% em novembro, terminou o mês transacto apenas no oitavo posto.

Finalmente e não menos importante, o facto do Peugeot 208 manter-se como o modelo mais vendido ao longo de 2022 e até final de novembro, na Europa, graças às 193.743 unidades já vendidas. Até porque o segundo classificado, o Sandero, chegou ao final do mês passado com “apenas” 180.553 unidades transaccionadas, ou seja, uma diferença de mais de 16.000 unidades face ao terceiro classificado, o Volkswagen T-Roc.