O elétrico Tesla Model Y destronou, no passado mês de novembro, o Volkswagen Golf, como modelo mais vendido na Europa, graças a uma subida nas vendas de 260%. Ainda assim, insuficiente para ultrapassar o Peugeot 208, que nesse mesmo mês foi apenas quinto, como o modelo mais vendido ao longo do ano de 2022.
Também ele afectado pelo facto de continuar a ser importado da China, uma vez que a Gigafactory da Tesla em Munique continua ainda sem atingir a velocidade de cruzeiro pretendida na produção, o Model Y é, assim, um dos modelos do fabricante automóvel norte-americano cujas vendas estão muito dependentes das chegadas dos barcos, vindos do outro lado do mundo, com mais veículos.
Ainda assim e com as entregas entretanto realizadas, a divisão europeia da Tesla conseguiu, segundo avança a Automotive News Europe, entregar a clientes, só em novembro, um total de 19.144 unidades do seu SUV mais acessível. Número que também representa um aumento de 260% face ao período homólogo de 2022, isto depois de, em outubro último, não ter feito sequer parte dos 50 modelos mais vendidos na Europa.
Quanto ao restante top três de novembro, os dados recolhidos pela empresa de estudos de mercado Dataforce colocam o Dacia Sandero no segundo lugar, com um total de 18.746 unidades, o que também representa uma subida de 16% face ao mês homólogo de 2021, ao passo que o terceiro e último posto do pódio, é ocupado pelo Toyota Yaris, com 17.309 unidades comercializadas, um crescimento verdadeiramente surpreendente de 150%, face a novembro de 2021.
Ainda sobre os resultados de novembro, destaque para o facto de, quatro dos posicionados no top 10, terem já sido, anteriormente, os modelos mais vendidos num mês em particular. É o caso do Sandero, em janeiro de 2022, do Volkswagen Golf, em fevereiro e outubro; do Tesla Model 3, em março; do Peugeot 208, em abril e junho; do Volkswagen T-Roc, em julho em agosto; e do Model Y, em setembro e novembro.
LEIA TAMBÉM
Para a Europa. Tesla prepara novo Model Y de entrada com baterias da rival BYD
Nota, igualmente, para queda do Golf, que, depois de ter conquistado o primeiro lugar em outubro, seguindo-se um crescimento nas vendas de 118% em novembro, terminou o mês transacto apenas no oitavo posto.
Finalmente e não menos importante, o facto do Peugeot 208 manter-se como o modelo mais vendido ao longo de 2022 e até final de novembro, na Europa, graças às 193.743 unidades já vendidas. Até porque o segundo classificado, o Sandero, chegou ao final do mês passado com “apenas” 180.553 unidades transaccionadas, ou seja, uma diferença de mais de 16.000 unidades face ao terceiro classificado, o Volkswagen T-Roc.