Mobieco

Publicidade

Com um 308 EV no horizonte. Peugeot torna-se 100% elétrica em 2030

Texto: Francisco Cruz
Data: 9 de Dezembro, 2021

Seguindo uma tendência cada vez mais implementada no mercado, a Peugeot acaba de anunciar a intenção de se tornar uma marca 100% elétrica, a partir de 2030. Mas, atenção: numa fase inicial, tendo em vista apenas os mercados europeus.

O “anúncio” foi feito pela atual CEO da Peugeot, a britânica Linda Jackson, em entrevista à norte-americana Automotive News, acrescentando, no entanto, que esta é uma ambição que, pelo menos para já, abarca apenas os mercados europeus.

Já quanto aos restantes mercados internacionais, a marca do leão assume que continuará a comercializar motores de combustão durante a próxima década.

Os Peugeot e-208 e e-2008 são os pontas-de-lança de uma estratégia que tornará a marca do leão 100% elétrica
Os Peugeot e-208 e e-2008 são os pontas-de-lança de uma estratégia que tornará a marca do leão 100% elétrica

“À medida que avançamos para as novas plataformas, STLA Small, Medium, Large, todos os nossos modelos tornar-se-ão elétricos na Europa, até 2030″, afirmou Linda Jackson. No entanto, acrescentou, “tenho que garantir que mantenho ofertas de combustão interna para os meus clientes internacionais.”

LEIA TAMBÉM
Peugeot. Elétricos e-208 e e-2008 ganham autonomia elétrica para 2022

Recordar que a Peugeot é apenas a mais recente das marcas da Stellantis a fixar um prazo para se tornar 100% elétrica, como forma de corresponder à intenção já anunciada da União Europeia de só permitir a venda de veículos novos zero emissões, a partir de 2035.

De resto e fruto deste alerta, marcas pertencentes à Stellantis como a DS, Alfa Romeo e Opel anunciaram já a intenção de lançarem apenas veículos elétricos, a partir de 2026, 2027 e 2028, respectivamente.

O Peugeot 308 prepara já a sua primeira versão 100% elétrica
O Peugeot 308 prepara já a sua primeira versão 100% elétrica

Quanto à Peugeot, a sua estratégia de electrificação implica o lançamento, já em 2023, de uma versão EV do seu popular hatchback 308, sendo que, a caminho, está, igualmente, uma nova geração do SUV 3008. Desta feita, já com uma versão 100% elétrica, e não apenas PHEV, a produzir em França.

Aliás a sustentar esta decisão, surgem as versões elétricas actuais, quer do 208, quer 2008, e que já representam, nas vendas actuais, cerca de 20% da totalidade dos veículos da marca comercializados.

O Peugeot e-208 é o EV de maior sucesso na oferta da marca do leão
O Peugeot e-208 é o EV de maior sucesso na oferta da marca do leão

O peso do e-2008 nas vendas é um pouco menor que o do e-208, já que, por ser visto, habitualmente, como um primeiro carro, os clientes pretendem, muitas vezes, assegurar a possibilidade de realizar longas distâncias”, explica Linda Jackson. “Basicamente, estão ainda a decidir se um carro elétrico pode ser uma boa solução para eles.”