Publicidade

Aston Martin poderá estar a planear duas novas variantes para o DBX

Texto: Redação
Data: 23 de Março, 2020

A Aston Martin acaba de levantar a hipótese de, aquele que será o primeiro SUV da sua história, o DBX, poder vir a ter mais duas variantes: um coupé e, uma outra, de sete lugares.

A tendência dos SUV entranhou-se profundamente o mercado automóvel. De tal forma, que nem mesmo marcas exclusivas e conhecidas pelos seus desportivos e grand tourers, como a Aston Martin e a Ferrari, foram poupadas.

Não são precisas muitas mais provas para comprovar este fenómeno. No entanto, nós apresentamos-lhe mais uma demonstração dessa tendência, desta feita, vinda da Aston Martin. A qual, embora ainda nem sequer lançou no mercado o seu primeiro SUV, o DBX, e já planeia duas novas variantes do mesmo.

O lançamento do Aston Martin DBX está previsto para o próximo verão
O lançamento do Aston Martin DBX está previsto para o próximo verão

A confirmação desta intenção surge através das declarações prestadas pelo vice-presidente da marca, Marek Reichman, à GoAuto australiana, tendo como tema o Aston Martin DBX e as várias possibilidades, ou variantes, que dele podem decorrer:

“A distância entre eixos manter-se-á igual, embora possamos encurtar a carroçaria. (…), nunca iremos ter uma situação do género Macan versus Cayenne. O DBX (no que toca às dimensões) é o nosso núcleo, assim, uma conversão ficaria limitada apenas ao nível da silhueta, sendo que, o seu aumento, também é relativamente simples. Desta forma e no caso do DBX, existe esse potencial, pois é possível optar pelas duas opções, mesmo que mantendo a mesma plataforma.”

LEIA TAMBÉM
Aston Martin DBX testado ao limite (fotos + vídeo)

Mediante estas palavras, não será descabido esperar que, com uma ligeira transformação da carroçaria, o DBX possa vir a ter uma versão coupé. Sendo que, o contrário, ou seja, o aumento da carroçaria, também será possível de vir a verificar-se, dando lugar, por exemplo, ao surgimento de mais dois lugares adicionais na bagageira.

Uma incontornável aposta nos Crossovers

O DBX assume-se, de resto, como um modelo de extrema importância para a Aston Martin. A confirmá-lo, esta suposta decisão de avançar para o desenvolvimento de duas novas variantes, numa altura em que a versão original do DBX, ainda nem sequer está disponível no mercado.

O Aston Martin DBX será apenas o primeiro de vários crossovers da marca
O Aston Martin DBX será apenas o primeiro de vários crossovers da marca

Esta aposta nos crossovers não é, por outro lado, um pequeno passo para a companhia, a qual, relembramos, apenas comercializa quatro modelos, até ao momento: Vantage, o DB11, o DBS Supperleggera e o Rapide AMR. Pelo que a introdução de 3 novos modelos, todos eles na categoria SUV, irá ter um impacto muito considerável na oferta da marca inglesa.

Reichman revela ainda que, segundo estudos de mercado, 72% dos seus clientes comprariam um SUV. E, sobretudo, que, com o lançamento do DBX, as vendas totais irão aumentar 50%.

LEIA TAMBÉM
Ferrari. SUV vai chamar-se Purosangue… se associação sem fins lucrativos deixar!

Frisamos que não se trata de puro otimismo, da parte do vice-presidente da Aston Martin. Números semelhantes foram já observados, com o lançamento de modelos concorrentes, como o Lamborghini Urus e o Bentley Bentayga.