Publicidade

Inspirada na Fórmula 4. Abarth dá a conhecer nova Série Especial F595

Texto: Francisco Cruz
Data: 16 de Julho, 2021

Sem novos modelos para mostrar, a Abarth acaba de dar a conhecer mais uma Série Especial do seu pequeno 595, desta feita, inspirada na Fórmula 4. E, também por esse motivo, a exibir a designação F595.

Também ela, certamente, numa fase de adaptação à nova realidade Stellantis, a Abarth faz-se notar, lançando mais uma versão do sei pequeno 595. Desta feita, com o propósito de oferecer uma versão com tecnologia importada dos campeonatos F4 Powered by Abarth, realizados em Itália e na Alemanha, e certificados pela FIA, mas também celebrar o homenagear o 50.º aniversário do monolugar da Fórmula Itália, concebido por Carlo Abarth.

Na base desta nova Série Especial, o bloco F4 utilizado na competição e que é sinónimo de um quatro cilindros T-Jet de 1.4 litros, equipado com turbocompressor Garret e uma relação de compressão geométrica de 9:1, além de a debitar 165 cv de potência e cumpridor da norma Euro 6D-Final. E cuja origem explica o acréscimo da letra ‘F’ à conhecida designação 595.

Abarth F595
Abarth F595

A juntar ao motor, um escape ‘Record Monza’, agora evoluído para uma nova configuração com quatro terminais – dois de cada lado, sobrepostos verticalmente -, e que, por esse motivo, ganha nova denominação: ‘Record Monza Sovrapposto’. Contando, ainda, com uma válvula de escape activa, capaz de moldar a sonoridade.

LEIA TAMBÉM
Abarth 595 Scorpioneoro: Regresso à infância

Também propostos de série, nesta versão, a suspensão traseira Koni com tecnologia Frequency Selective Damping (FSD); o modo Scorpion que, quando accionado, atua sobre a entrega do pico de binário, a calibração da direção assistida e a resposta do motor ao pedal do acelerador; e um sistema de travagem melhorada, graças à inclusão de discos dianteiros ventilados com 284 milímetros de diâmetro e traseiros de 240 mm.

Com retoques no design

Disponível tanto nas versões berlina, como descapotável, o Abarth F595 regista, igualmente, algumas alterações no design, a começar pela aplicação da cor Azul Rally nas capas dos espelhos retrovisores e nos defletores frontal e traseiro. A que se juntam jantes em liga leve de 17 polegadas em preto mate, o símbolo de identificação ‘F595’ na traseira e faróis de nevoeiro, também eles incluídos de série.

Abarth F595
Abarth F595

Já no interior, volante em couro e bancos desportivos Abarth – estes últimos, podendo ser substituídos por uma solução opcional e ainda mais radical, da Sabelt-, além de alguns detalhes de design em preto, tais como a nova moldura do sistema de infoentretenimento e o novo painel de instrumentos, em preto mate. Onde, acrescente-se, também figura o já conhecido sistema HD Uconnect™, com ecrã de 7 polegadas, rádio DAB, e compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

A partir de 27.030€

O Abarth F595 vai ficar disponível com um preço de 27.030€, no caso da berlina, e de 29.530€, se optar pelo Cabriolet.

O sistema de escape do Abarth F595
O sistema de escape do Abarth F595

Em ambos os casos, valores ainda sem despesas de legalização e transporte, além de IUC.