Com final há muito anunciado, mas, até aqui, nunca concretizado, o Volkswagen Passat tem-se mantido, por isso, na oferta da marca alemã. Algo que, no entanto, pode ter agora mudado, com a notícia de que o fabricante alemão colocou um ponto final na produção do Passat, na Europa.
A notícia foi avançada pela britânica Autocar, acrescentando que a decisão diz respeito, no entanto, apenas ao sedan. Já que a carrinha continua com fortes vendas em toda a Europa, tudo apontando, por isso, para que continue, pelo menos, até 2023.
A justificar, igualmente, a decisão de interromper, desde já, a produção do Passat – isto quando tudo apontava para que tal só viesse a suceder em 2023, altura em que deverá aparecer a nova geração -, surge, entre outros motivos, a chegada do novo Arteon. Modelo de linhas mais cativantes e cujo posicionamento, em termos de line-up, é idêntico ao do Passat.
Apesar da decisão agora noticiada e com o modelo já ausente de mercados como os EUA, a publicação avança, ainda, que a apresentação da nona geração do modelo, mantém-se para 2023. Sendo que as informações recolhidas até aqui apontam para que o novo Passat chegue ao mercado não apenas com uma plataforma MQB atualizada, mas também e no caso específico da Europa, numa só carroçaria – a Variant, ou seja, a carrinha.
LEIA TAMBÉM
Nome de código Aero-B. Passat elétrico apanhado em testes
De resto e caso esta decisão se mantenha, tal será a primeira vez que, na sua história, o modelo será proposto com apenas a variante mais familiar. Já que, desde os anos 70, altura em que foi lançado, que o Passat, desenhado por Giorgetto Giugiaro, sempre contou com as duas versões, Sedan e Variant.
Recordar, ainda, que a “morte” do Passat, é um rumor que já vem de 2020. Altura em que começaram a surgir as primeiras notícias de que o modelo poderia acabar.
A “ameaça” chamada Aero B
Atualmente, a justificação reside, igualmente, no já prometido Volkswagen Aero B, um sedan 100% elétrico inspirado no concept ID Space Vizzion de 2019 e atualmente em desenvolvimento.
Aguardado para o final deste ano ou, o mais tardar, no início de 2023, esta nova proposta, cujas dimensões deverão ser semelhantes às do atual Passat, deverá chegar, igualmente, com um novo nome.
Ao que tudo indica, em linha com aquela que é a designação da nova família elétrica da Volkswagen – ID.