Publicidade

Com nova plataforma. Skoda prepara lançamento da quarta geração do Fabia

Texto: Carlos Moura
Data: 26 de Fevereiro, 2021

A Skoda está a preparar o lançamento da quarta geração do Fabia, que deverá contar apenas com motorizações a gasolina e mais sistemas de assistência à condução.

Com base na plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen, a mesma do Volkswagen Polo, a Skoda está a preparar o lançamento da nova geração do Fabia, que estará disponível em duas carroçarias, hatchback e break. 

Em termos de dimensões, o novo Fabia será maior do que o seu antecessor. A distância entre-eixos aumentou 94 mm para 2564 mm, enquanto o comprimento e a largura total também cresceram em 110 mm e 48 mm, para 4107 mm e 1780 mm, respetivamente. 

A capacidade da bagageira também aumentou, para os 380 litros.

O habitáculo deverá contar com um painel de instrumentos digital de 10,2 polegadas e um ecrã tátil para o sistema de infoentretenimento de 6,8” ou 9,2 polegadas. 

LEIA TAMBÉM
Disponível na Skoda. Bosch desenvolve alerta de condutor em contramão

Outra novidade será a disponibilização do pacote Travel Assist, que oferece funções de condução automatizada com base nos dados obtidos pela câmara no espelho retrovisor com o cruise control ativo, o assistente de manutenção da faixa de rodagem, assistente de congestionamento e travagem de emergência. O novo Fabia também terá assistência ao estacionamento.

No capítulo mecânico, o novo Fabia vai receber cinco motorizações a gasolina, com base no bloco tricilíndrico de 1,0 litros: duas atmosféricas com 65 cv e 80 cv; duas sobrealimentadas, com 95 cv e 110 cv. A versão mais potente, baseada no bloco de 1,5 litros, terá 150 cv.