Mobieco

Publicidade

Nome de código Aero-B. Passat elétrico apanhado em testes

Texto: Francisco Cruz
Data: 10 de Setembro, 2021

Poucas horas após o desvendar do futuro SUV-Coupé elétrico ID.5, a Volkswagen acaba de deixar ver, embora ainda numa fase de desenvolvimento, aquele que será o futuro Passat elétrico, baseado no concept ID Vizzion. E cujo lançamento está previsto para 2023.

Aguardado como um rival de propostas como o Tesla Model 3 ou o Polestar 2, esta nova proposta elétrica da Volkswagen promete apresentação, primeiro, na forma de um sedan, a que só depois se seguirá uma carroçaria do tipo carrinha, de certa forma, à imagem do ID Space Vizzion Concept, desvendada em 2019.

Segundo avança a britânica Autocar, esta nova proposta deverá apresentar dimensões exteriores semelhantes à do actual Passat, embora com promessas de uma habitabilidade capaz de rivalizar com a do topo de gama Phaeton, desaparecido em 2016.

O futuro Volkswagen Passat elétrico, ainda em desenvolvimento
O futuro Volkswagen Passat elétrico, ainda em desenvolvimento. Foto: Autocar

Quanto ao nome definitivo de comercialização, não foi ainda anunciado, embora a intenção inicial passasse por chamar-lhe ID.6. Nome que, entretanto, acabou sendo entregue ao maior dos SUV elétricos da Volkswagen, o qual, embora destinado exclusivamente à China, invalidará a sua utilização no sedan.

Seja qual for o novo nome escolhido, o modelo está, neste momento e segundo assegura também a Autocar, a ser desenvolvido sob o nome de código Aero-B.

LEIA TAMBÉM
A anunciar autonomia recorde. Volkswagen ID Vizzion é o senhor que se segue

Recordar, ainda, que, segundo informações já avançadas, este novo modelo 100% elétrico recorrerá à versão maior da arquitectura MEB, a qual permitirá a disponibilização do modelo, tanto com motorizações de apenas tracção traseira, como com de tracção integral. Sendo que, prevista, está, igualmente, uma versão mais desportiva GTX, que, segundo garantiu o responsável pelo desenvolvimento de novos modelos, Frank Welsch, à publicação britânica, será capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em cerca de 5,6 segundos.

De resto e equipado com a maior bateria disponível, à partida, com 84 kWh de capacidade, o Aero-B deverá ser capaz de cumprir perto de 700 quilómetros com uma única carga, ou seja, um pouco mais do que a versão de maior alcance do novo Mercedes-Benz EQE.

Para já com o nome de código Aero-B, o futuro Passat EV tem por base a arquitectura MEB
Para já com o nome de código Aero-B, o futuro Passat EV tem por base a arquitectura MEB. Foto: Autocar

Finalmente e a par desta bateria mais potente, o modelo deverá ser igualmente disponibilizado com outras soluções já presentes noutras propostas da gama ID.