Mobieco

Publicidade

Sucessor do Passat? Volkswagen agenda apresentação do Aero B para 2023

Texto: Francisco Cruz
Data: 15 de Março, 2022

Numa altura em que o futuro do Passat ainda não está completamente assegurado, a Volkswagen acaba de confirmar, através do CEO do grupo, Herbert Diess, a apresentação da versão final e de produção do Aero B, em 2023.

Apostada na criação de uma gama completa de novos modelos 100% elétricos, a Volkswagen acaba de juntar ao hatchback ID.3 e aos crossovers ID.4 e ID.6, a muito aguardada ID.Buzz, a sucessora natural e zero emissões da icónica ‘Pão de Forma’. Sendo que a “corrida” não acaba aqui – a caminho está já o primeiro sedan zero emissões desta nova família ID, para já conhecido como Aero B.

Mostrado, pela primeira vez e então ainda como ID Vizzion Concept, durante o Salão Automóvel de Genebra de 2018, momento a que se seguiu o desvendar de uma variante tipo carrinha – ID. Space Vizzion – no Los Angeles Auto Show de 2019, o agora Aero B viu agora confirmada, durante a intervenção do CEO do Volkswagen Group, Herbert Diess, na Annual Media Conference 2022 que teve lugar esta terça-feira, dia 15 de março, a apresentação oficial para 2023.

O ID.Vizzion Concept é o estudo que deverá estar na base da versão de produção do Aero B
O ID.Vizzion Concept é o estudo que deverá estar na base da versão de produção do Aero B

Na ocasião, Diess terá voltado a referir-se ao Aero B como “a alternativa elétrica ao Passat”, ainda que, o possível desaparecimento deste último, continue a aguardar confirmação oficial. Pelo contrário, correm igualmente rumores que o Passat poderá continuar a existir apenas na variante carrinha, cuja produção terá lugar lado-a-lado com o Skoda Superb, na fábrica de Bratislava, Eslováquia.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen ID. Buzz. A lenda está de volta, mas elétrica

De resto, o próprio Aero B, poderá vir a contar, não só com uma versão de cinco portas, como com uma carrinha, baseada no já referido ID.Space Vizzion. Sendo que, em 2026, deverá ser a vez do lançamento do topo de gama Trinity, o primeiro modelo a ter por base a futura arquitectura SSP.

A mesma plataforma que, a longo prazo, deverá servir de base, naquelas que serão as suas variantes com as mais diferentes dimensões, aos futuros modelos do Volkswagen Group.